Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Feliz dia do Trabalhador!

01/05/2017 às 00:00 Novidades

Feliz dia do Trabalhador!

Feliz dia do Trabalhador!

1º de maio: Dia do Trabalho no Brasil e em muitos países no mundo. Uma data que leva a diversas reflexões acerca das condições, direitos e tudo que se refere a essa prática essencial para a sobrevivência humana. Mais do que trabalhar, é preciso ter prazer naquilo que faz e, claro, garantir um sustento em meio a uma vida tão atribulada e com tantos desafios.

É preciso, mais do que nunca, pensar que o dia do trabalho é mais que um mero feriado. Claro que existem muitos motivos para se comemorar sempre, porém sempre há o espaço para a livre manifestação e melhorias para muitas classes, começando pelos salários e jornadas. No país, embora existam ações elogiadas, ainda sofremos com alguns problemas que poderiam ser sanados. O surgimento dessa data se deve, definitivamente, a isso.

A história do Dia do Trabalho

Segundo historiadores, a origem é de 1886, quando operários realizaram uma grande greve geral na cidade de Chicago, Estados Unidos, fato que chamou atenção do mundo inteiro. Entre as reivindicações, estava a diminuição da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias, como acontece hoje em dia em muitos lugares.

A passeata dos estadunidenses, claro, não foi pacífica. Ocorreram confrontos e muitos morreram, entre trabalhadores e policiais. Logo, para prestar uma homenagem às vítimas dessa data fatídica, em 1889 a Segunda Internacional Socialista, ocorrida em Paris, na França, instaurou dia 1 de maio como o Dia do Trabalho. No Brasil, porém, a data foi oficializada apenas em 1925, pelo então presidente Artur Bernardes.

Desde então, muitos governantes aproveitaram o 1º de maio para lançar projetos que mudaram definitivamente muitos termos no país. Um dos preliminares foi feito por Getúlio Vargas, em 1940, com a instituição do salário mínimo para todos os trabalhadores, responsável por sanar todas suas necessidades básicas de sobrevivência.

Já em 1941 surgiu a Justiça do Trabalho, um órgão direcionado e criado para auxiliar trabalhadores e empregadores, bem como as relações de trabalho em si. Mais tarde, no ano de 1943, é instaurada a Consolidação das Leis Trabalhistas, a famosa CLT, unificando toda a legislação existente no Brasil nessa área e regulamentando todos os direitos e deveres trabalhistas do indivíduo e do coletivo.

Desde então, com o passar do tempo e novas correções na Constituição Federal, o trabalho no Brasil foi passando por modificações, embora ainda tenha muita coisa a ser feita. É fato afirmar que estamos longe de uma excelência e, mesmo com leis e decretos que parecem incríveis, muitos ainda precisam ser colocados em prática.

Em meio a uma nova reforma trabalhista, há sempre muitos debates de todos os lados. Mas, independente da visão de cada um, o que todos devem buscar são condições excelentes e dignas de trabalho sempre e de modo democrático.

A ISBrasil parabeniza todos os trabalhadores brasileiros, reconhece e se solidariza com as lutas e dificuldades de muitas pessoas. Esperamos que a realidade possa sempre mudar para melhor e evoluir com o tempo, pois nosso país tem alto potencial em variadas áreas e tem tudo para se tornar plenamente desenvolvido. Parabéns a todos!

Gostou de nosso post? Compartilhe: