Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

E-mail marketing: como fazer campanha para o dia dos namorados?

07/06/2016 às 16:52 Email Marketing

E-mail marketing: como fazer campanha para o dia dos namorados?

Se você tem um produto ou serviço que se encaixa bem na data, já deve ter se perguntado: como fazer uma campanha de sucesso para o Dia Dos Namorados usando o e-mail marketing? A pergunta é muito popular entre os empreendedores.

Afinal, quem não quer usar datas comemorativas para aumentar o número de vendas e faturar mais?

Foi pensando nisso que nós preparamos um conteúdo especial que vai mostrar para você quais são as formas mais eficientes de se usar o e-mail marketing para uma campanha no dia dos namorados. Confira!

Avalie se o seu produto ou serviço se encaixa na data

Depois do Natal e Dia das Mães, o Dia dos Namorados é a data comemorativa mais importante para o varejo brasileiro.

Portanto, existem grandes oportunidades para quem tem criatividade e sabe aproveitar bem a ocasião!

Apesar disso, um cuidado é fundamental na hora de combinar e-mail marketing e Dia dos Namorados: se o seu produto não se relaciona com os temas da data, não force essa relação!

Não tente fazer ligações entre o amor e materiais esportivos, por exemplo.

Nesse caso, aproveite a data para construir uma relação transparente com o cliente e utilize o e-mail marketing para desejar a ele um ótimo feriado.

Utilize os dados a seu favor

Está chegando o dia de enviar os e-mails de venda e você não sabe muito bem para quem oferecer produtos masculinos ou femininos? Então utilize dados e métricas a seu favor!

Primeiro, mande alguns e-mails prévios, contendo call-to-actions diferentes, com presentes femininos e masculinos.

Dessa forma, quando for enviar os e-mails realmente importantes, saberá qual conteúdo trabalhar.

Além disso você também pode apelar ao óbvio para aumentar a eficácia da sua campanha de email marketing no Dia dos Namorados: analise as compras dos seus usuários nos feriados dos anos anteriores.

Dessa forma você conseguirá segmentar melhor o seu conteúdo!

Seja democrático

Segundo pesquisas levantadas pela Campagner, 60% das pessoas que fazem compras no Dia dos Namorados estão querendo presentear familiares!

Ou seja: pense também nos solteiros e não deixe esse público de fora das suas promoções e condições especiais do Dia dos Namorados.

Considere a estética

É claro que, na hora de preparar uma campanha de e-mail marketing para o Dia dos Namorados, seu foco deve ser o conteúdo.

Por outro lado, em datas como essa é que as pessoas são bombardeadas por artes e projetos audiovisuais fantásticos. E é importante que você não faça feio.

Pense em entregar um e-mail que seja, ao mesmo tempo, simples, efetivo e agradável aos olhos do seu cliente.

Deixe as principais ofertas em evidência e mostre que as mesmas já não serão mais válidas após o período comemorativo.

Além disso, lembre-se de deixar um bom espaço para divulgar os canais online da sua marca.

Escolha o momento certo

Veja bem, algumas pesquisas indicam que a maioria das compras do Dia dos Namorados acontecem durante a semana do feriado.... Ou até mesmo no fim de semana!

Porém, de acordo com o produto ou serviço que está oferecendo, você precisa estudar estratégias diferentes.

Por exemplo: se você vende viagens, precisa começar a enviar e-mails antecipadamente, de forma a dar mais tempo ao casal para pensar e se programar.

Considere o seu tipo de negócio

De maneira geral, existem algumas dicas para situações específicas:

  • E-commerce: Se você possui uma loja virtual, pode mandar e-mails personalizados vendendo os produtos que mais combinem com o Dia dos Namorados.
  • Serviços: Caso seja dono de um hotel ou restaurante, por exemplo, pode apostar no compartilhamento de bons momentos e mandar e-mails para lembrar o seu usuário sobre reservas e jantares nessa data tão especial para os casais.
  • Loja: Caso o seu negócio seja uma loja física, ofereça cupons de desconto que poderão ser impressos e levados até a loja!

Além disso, você pode apostar na criatividade e distribuir vantagens para quem cumprir determinados desafios (como ir às compras com o parceiro, por exemplo).

Não seja agressivo

Se tem uma coisa que os novos hábitos do consumidor vêm reafirmando, é que ser agressivo e autoritário já não causa mais nenhum impacto positivo sobre as suas vendas.

Por isso, troque os verbos no imperativo (como “compre agora”) por sugestões sutis e respeitosas (como “você pode conferir aqui! ”).

Fazendo isso, você transmite uma ideia de transparência e aproveita para ganhar alguma credibilidade com o público!

Leia também sobre o erro 502 bad gateway.

O conteúdo é rei? Então não pense somente na venda!

Você já deve ter ouvido falar que uma lista de e-mail é um dos seus ativos mais preciosos, certo? Portanto, em datas como essa, não faça um contato tendo a venda como única finalidade.

Em primeiro lugar, antes de fazer uma oferta, é de bom tom que você deseje o melhor feriado possível ao seu cliente.

Depois disso, que tal aproveitar a ocasião para entregar mais um pouco de conteúdo relevante? Dê algumas dicas sobre “como surpreender a sua namorada no momento de presenteá-la” ou sobre “5 maneiras que vão deixar o dia dela mais feliz”.

Agora que o público já se engajou com o conteúdo enviado pela sua marca, faça uma oferta e veja as suas probabilidades de venda multiplicarem-se!

Tenha estrutura para alcançar suas metas

Não adianta nada fazer uma super campanha de e-mail marketing se você não possui um bom site que possibilite boas experiências de compra, certo?

Por isso, antes de pensar em qual será a campanha ideal de e-mail marketing da sua marca, esteja certo de que possui a estrutura necessária para “aguentar” um grande número de consumidores acessando o seu site.

Além disso, faça testes e veja se botões e carrinho de compras estão funcionando.

Uma vez impossibilitado de acessar o seu site, o consumidor pode nunca mais retornar, pense nisso!

Gostou das nossas dicas sobre como desenvolver uma campanha de sucesso para o Dia Dos Namorados usando o e-mail marketing? Então saiba o que é e-mail marketing e como criar o seu agora!

Caso ainda não tenha um serviço como esse, acesse já o site da ISBrasil e confira os nossos planos de e-mail Marketing a partir de R$45 por mês.

Um ótimo Dia dos Namorados a todos!

Gostou de nosso post? Compartilhe: