Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Guia completo para analisar os KPIs de sua campanha

31/01/2017 às 15:29 Email Marketing

Guia completo para analisar os KPIs de sua campanha

Guia completo para analisar os KPIs de sua campanha

Ah, o e-mail marketing! Há muito o que dizer sobre essa ferramenta clássica e que ajuda muitos desenvolvedores em seus sites e lojas virtuais. Montar uma campanha perfeita usando essa plataforma é um método tradicional e, verificar os resultados (e colher os frutos) desse trabalho é bom e primordial. O gerenciamento deve sempre ser feito para ver o que deu certo e otimizar os pontos críticos. É por isso que analisar os KPIs de sua campanha deve estar em sua lista de tarefas frequentes. 

Veja também nosso post: Passo a Passo para Criar um Blog   

Mas, o que é esse tal de KPI?

Essa linguagem de marketing digital parece confusa, mas o KPI significa Key Performance Indicator, na tradução, ‘’indicador-chave de desempenho’’. Ele representa os resultados principais de cada ação, tudo aquilo que você precisa considerar depois que lançar uma campanha usando tanto o e-mail marketing quanto outra ferramenta de divulgação.

Na análise do KPI (no caso, dos KPIs, já que abrange mais de um), você precisa se atentar ao que funciona e o que deve ser melhorado. Para isso, precisa saber o que integra esse indicador e que está mais alinhado aos objetivos de seu negócio online. Ou seja, não há um padrão geral, alguns métodos podem mudar de acordo com as metas de um projeto, porém, sempre se busca bons resultados, ainda mais quando se trata de conversão de clientes. 

Por isso, antes de criar sua próxima campanha, é preciso avaliar: Qual é o objetivo do meu e-mail marketing? É para aumentar o meu banco de dados de assinantes? Gerar mais leads? Para converter mais leads existentes em clientes? O que quer que você decida que seu objetivo é (e você pode ter mais de um), a próxima coisa que você precisa fazer é descobrir quais métricas você precisará rastrear, a fim de determinar como você está progredindo em direção a esse objetivo.

Algumas métricas são essenciais e as mais comuns em diversos sites e lojas virtuais. Listamos os principais KPI’s para você analisar em uma campanha de e-mail marketing e ficar sempre ligado em todas as informações. Confira o guia completo!

Principais KPI’s para avaliar em sua campanha de e-mail marketing

Veja também nosso post: O que são métricas KPI’s   

Taxa de cliques

O que é: a porcentagem de destinatários de e-mail que clicaram em um ou mais links contidos em um determinado e-mail.

Como calcular: (Cliques totais OU cliques exclusivos ÷ Número de e-mails enviados) * 100
Exemplo: 500 cliques totais ÷ 10.000 e-mails entregues * 100 = taxa de cliques de 5%.

Taxa de cliques (CTR) é provavelmente a primeira resposta que você receberá quando você perguntar a um desenvolvedor de sites quais são as principais métricas eles acompanham. É uma métrica muito importante para todos para acompanhamento, pois dá aquele ‘’insight’’ direto de quantas pessoas em sua lista estão envolvidas com o seu conteúdo e interessados em aprender mais sobre sua marca ou sua oferta. 

Taxa de Conversão

O que é: a porcentagem de destinatários que clicaram em um link dentro de um e-mail e concluíram uma ação desejada, como preencher um formulário de geração de leads ou comprar um produto.

Como calcular: (Número de pessoas que completaram a ação desejada ÷ Número total de e-mails entregues) * 100
Exemplo: 400 pessoas que completaram a ação desejada ÷ 10.000 e-mail total entregue * 100 = taxa de conversão de 4%.

Depois que um destinatário de e-mail clicou em seu e-mail, o próximo objetivo é, normalmente, levá-los a converter em sua oferta - em outras palavras, para tomar a ação que seu e-mail lhes pediu para tomar. Então, se você está enviando um e-mail para oferecer ao seu público a chance de baixar, digamos, um e-book gratuito, você consideraria alguém que realmente downloads que e-book para ser uma conversão.

Como sua definição de conversão está diretamente vinculada à chamada de ação em seu e-mail e sua chamada à ação deve estar diretamente vinculada ao objetivo geral de seu marketing por e-mail, a taxa de conversão é uma das métricas mais importantes para determinar em que medida você está atingindo seus objetivos. A fim de medir a taxa de conversão em seus e-mails, você precisará integrar a sua plataforma de e-mail e sua análise da web. Você pode fazer isso criando URLs de acompanhamento exclusivas para seus links de e-mail que identificam a origem do clique como proveniente de uma campanha de e-mail específica.

Taxa de rejeição

O que é: a porcentagem de seus e-mails totais enviados que não puderam ser entregues com êxito na caixa de entrada do destinatário.

Como calcular: (Número total de e-mails devolvidos ÷ Número de e-mails enviados) * 100
Exemplo: 75 emails devolvidos ÷ 10.000 e-mails totais enviados * 100 = taxa de rejeição de 0,75%

A taxa de rejeição é resultado de um endereço de e-mail inválido, fechado ou inexistente, e esses e-mails nunca serão entregues com êxito. Você deve remover imediatamente os endereços de retorno de sua lista de e-mails, porque os provedores de serviços de internet (ISPs) usam taxas de rejeição como um dos fatores-chave para determinar a reputação de um remetente de e-mail. Ter muitos rebotes difíceis pode fazer sua empresa parecer um spammer aos olhos de um ISP. 

Taxa de Crescimento da Lista

O que é: A taxa em que sua lista de e-mail está crescendo.

Como calcular: ([(Número de novos assinantes) menos (Número de cancelamentos de inscrição + reclamações por e-mail / spam)] ÷ Número total de endereços de e-mail na sua lista) * 100

Exemplo: (500 novos assinantes - 100 ‘’desinscrições’’ e reclamações por e-mail / spam) ÷ 10.000 endereços de e-mail na lista * 100 = taxa de crescimento da lista de 4%

Além das métricas de taxas de conversão, você também vai querer manter as abas em sua lista de perda e crescimento de clientes. Naturalmente, seu objetivo é crescer sua lista a fim estender seu alcance, expandir sua audiência, e posicionar-se como um líder em seu nicho. Mas acredite ou não, há uma decadência natural de sua lista do e-mail marketing que expira por aproximadamente 22.5% cada ano. Logo, esses KPI's também devem ser avaliados.

Taxa de compartilhamento / encaminhamento de e-mail

O que é: a porcentagem de destinatários de e-mail que clicaram em no botão "compartilhar" para enviar o conteúdo de e-mail para uma rede social ou para um amigo.
Como calcular: (Número de cliques em um compartilhamento e / ou botão para frente ÷ Número total de e-mails entregues) * 100

Exemplo: 100 cliques em um botão de compartilhamento / encaminhar ÷ 10.000 e-mails entregues em total * 100 = 1% de compartilhamento de e-mail / taxa de encaminhamento

A taxa na qual os destinatários de e-mail encaminham ou compartilham a mensagem com outras pessoas pode não parecer tão significativa, mas é sem dúvida uma das métricas mais importantes que você deve seguir. É assim que você gera novos contatos. Incentive seus leitores a transmitir seu e-mail a um amigo ou colega se encontrarem o conteúdo útil e iniciar o rastreamento de quantas pessoas novas você pode adicionar ao seu banco de dados desta forma. 

Essas são os principais KPIs que devem ser analisados em sua campanha de e-mail marketing, segundo informações do HubSpot. Tente seguir o tutorial para fazer uma avaliação completa de seu projeto e verificar os pontos a serem otimizados e mantidos. Faça o teste e não deixe de pensar sempre em ótimas estratégias de marketing digital que levam seu site às alturas!

Gostou de nosso post? Compartilhe: