Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Freelancer: saiba por que você deve investir em projetos pessoais

17/04/2018 às 14:56 Ajuda

Freelancer: saiba por que você deve investir em projetos pessoais

Você investe tempo e esforço em projetos pessoais? Não estamos nos referindo à sua marca pessoal nem seus cartões de visita. Isso é imprescindível se quiser sobreviver perante a concorrência. Criar coisas novas para você como se fosse para seus clientes.

Ilustrações, designs, vídeos, fotografias ou campanhas. Se você é daqueles que sempre experimenta, imagina e pratica, você está no caminho certo. Esse artigo vai te mostrar porque o freelancer deve investir em projetos pessoais. Leia até o final e saiba mais.

Prazo e tempo

Diferentemente dos trabalhos que você presta para seus clientes reais, você pode criar no seu tempo, sem pressão de ninguém. Mas é importante você ter um deadline estabelecido, para também cumprir com sua meta, pois jamais acabará seu trabalho.

Mas só não vale fazer os trabalhos com correria. Prazo apertado é só para os clientes. Leia nosso post sobre Como criar um blog

Praticar

Sempre bate aquela vontade de criar algo que seu cliente não aprovou. Isso é natural para quem é freelancer, pois, às vezes, ele quer criar algo com alguma linguagem, tipografia, efeitos ou estilo e nem sempre é possível. Então, a sugestão é criar por conta própria.

Dependendo do resultado, você pode até guardar para colocar em seu portfólio para mostrar aos futuros clientes. Tentativa e erro, sempre!

Portfólio

Trabalhos pessoais são importantes também para quem está começando. Dessa forma é possível mostrar para seus futuros clientes sua capacidade, técnicas e estilo de trabalho.

Além disso, eles podem se tornar virais e fazer um tremendo sucesso, pois tudo vai depender de sua criatividade e uma pitada de sorte. Aprimore seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog  

Comece da forma mais correta possível

Pode até parecer pura utopia afirmar isso, mas tente iniciar os seus projetos independentes e da forma mais correta possível. Não estamos nos referindo a enormes estruturas corporativas nem equipes gigantes. 

A forma correta é aquela que é ideal para o momento e isso inclui estruturas, equipes e todos os outros aparatos que envolvem um negócio, desde que tudo seja condizente com a realidade do momento.

Se você não possui os equipamentos de última geração, o melhor maquinário, não detém as melhores técnicas ou ainda não pode contratar especialistas renomados, comece com as condições mínimas e busque melhorar ao longo do tempo.

Outro ponto importante é o aspecto legal do trabalho, pois existem muitas áreas de negócios onde a legalidade deve ser priorizada. Tanto o freelancer como o cliente estarão agindo de forma lícita e sem problemas com as leis vigentes. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Legalize-se e faça um contrato

Mesmo que você seja um freelancer que atua exclusivamente na internet, procure regularizar a sua atividade para não enfrentar problemas futuros.

Se você trabalha estilo home office, provavelmente terá que ter algum alvará ou licença apropriada para comprovar a legalidade da sua atividade e assim evitar empecilhos com os órgãos competentes.

Não se esqueça de elaborar um contrato para se proteger em suas negociações e projetos. Muitos freelancers negligenciam esse aspecto e por causa disso acabam tendo prejuízos por inadimplência, por retrabalhos ou por distratos não-amigáveis.

Deixe claro no contrato todo o serviço que será feito, os prazos que serão cumpridos, os valores que serão cobrados e os demais aspectos que são pertinentes para o bom andamento do trabalho.

Fique de olho nas tendências

Para ter sucesso seja como freelancer ou em qualquer outra modalidade de trabalho também é preciso pensar um pouco à frente e analisar quais as tendências estão surgindo na sua área de atuação.

O freelancer que atua na internet consegue perceber quais são essas mudanças mais rapidamente, graças à facilidade que o meio proporciona.

Quando se fala em tendências, você precisa pensar nas práticas de mercado e analisar se essas práticas realmente são ou serão relevantes para o seu negócio. As tendências em geral podem se tornar novas práticas laborais e, dependendo da área, podem apenas ficar no campo do modismo.

Tenha conhecimentos de outras áreas

Você não precisa ser um profissional que faz de tudo na sua área. Mas conhecer outras áreas e saber como alguns processos funcionam é importante para facilitar o fluxo e o entendimento dos projetos que possam surgir.

Esses novos conhecimentos podem possibilitar novas demandas para os freelancers, tendo em vista que o processo de adaptação ficará mais fácil para quem já possui algum conhecimento específico. Em suma, o conhecimento sempre poderá abrir novas portas e isso é extremamente importante para quem é freelancer.

Não acumule nem se perca nos projetos

Esse é um dos erros de freelancers que estão começando e ainda não se adaptaram com a própria rotina de trabalho. Absorver quantidade maior de trabalho que se pode atender é um grande problema e até mesmo um erro estratégico que pode comprometer a imagem do profissional.

Na ansiedade de atender vários clientes ou de lucrar num curto período, o profissional pode se perder nos prazos e acabar não cumprindo o trabalho de maneira satisfatória.

Portanto, tenha controle dos seus prazos e limite o seu trabalho com a sua capacidade real de entrega. Seja sincero com o seu cliente e, caso necessário, recuse trabalhos para não comprometer outros já em andamento.

Tenha parceiros estratégicos

Em alguns momentos você vai precisar de forcinha para atender determinada demanda ou concluir algum projeto, pois sabemos que ninguém é bom ou totalmente expert em tudo. Dessa forma, estabelecer parcerias estratégicas é uma das soluções mais viáveis para quem procura entregar qualidade aos seus clientes.

Nesses casos, dependendo do tamanho ou complexidade do projeto, o freelancer acaba se tornando um novo empregador, gerando assim mais oportunidades de trabalho para outros freelancers. Para quem atua na internet, isso é muito comum e em alguns casos essas parcerias podem evoluir para um negócio mais sólido ou até mesmo uma nova empresa.

Conclusão

Investir na carreira freelancer exige muita disciplina e constante aperfeiçoamento profissional e pessoal. As questões legais do seu trabalho, a apresentação e a atualização do seu portfólio, a preocupação com a gestão financeira e o desenvolvimento pessoal são fatores que fazem toda a diferença para todo o freelancer que atua na internet.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: