Equilibre sua equipe de trabalho com a metodologia DISC

28/02/2019 às 09:21 Ajuda

Equilibre sua equipe de trabalho com a metodologia DISC

A integração de pessoas no trabalho em equipe faz toda a diferença para a produtividade de uma empresa.

E além das capacidades técnicas que cada profissional deve ter para exercer sua função, também é preciso buscar o equilíbrio de perfis comportamentais para potencializar as chances de sucesso.

E para isso, que nós abordaremos ao longo do texto a metodologia DISC que formula teses que visam o equilíbrio em equipes de trabalhos.

A intenção do conceito é mostrar aos gestores das empresas como eles podem escolherem profissionais que se complementem e que possam ser essenciais no desenvolvimento de projetos.

Isso tem a ver com a cultura que a empresa promove no mercado e com as ideias propagadas pelo próprio mercado.

É possível notar em algumas empresas, a produtividade é muito maior do que em outras e que geralmente quando isso acontece, os profissionais têm perfis diferentes e colaboram entre si.

O que é a metodologia DISC?

A metologia DISC define quatro perfis complementares, são eles: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

Cada um dos perfis são complementares uns aos outros e estão presentes em menor ou maior porcentagem no comportamento dos mais variados tipos de profissionais do mercado.

Confira também: O mito da hospedagem ilimitada – por que isso é impossível?

A ideia do DISC é justamente fazer um mapeamento destes perfis mais comuns e formar padrões que ajudar na hora de processos seletivos ou remanejamento de funcionários dentro de uma empresa.

E com isso, os gestores conseguem lidar com os mais variados perfis e tirar seus pontos positivos para otimizar a produtividade dentro de suas equipes de trabalho.

Confira quais são as características dos quatro perfis da metodologia DISC:

Dominância

Esse é perfil dos grandes líderes. Uma pessoa com perfil dominante está sempre disposta a alcançar os resultados, independente das dificuldades.

É aquele profissional que faz as coisas acontecerem, está sempre focado na resolução de problemas e é extremamente prático. Essas são excelentes características para cargos de gestão e supervisão.

Influência

Esse perfil está relacionado as pessoas mais comunicativas. As pessoas influentes são aquelas que se adaptam a qualquer situação, mantendo o bom convívio social.

Entre as características, podemos dizer que são profissionais extrovertidos, bons ouvintes e que conseguem convencer facilmente os demais usuários. Este é um excelente perfil para cargos de vendas e também de gestão em alguns casos.

Estabilidade

Esse perfil está relacionado aos profissionais que planejam todas as suas ações. As pessoas estáveis conseguem montar excelentes planejamentos, prevendo riscos e também boas oportunidades de negócio para uma empresa.

As características do perfil de estabilidade são a organização, a atenção a pequenos de detalhes e analítico.

Estes profissionais sempre estão dispostos a sentar e analisar os pontos fracos e fortes de um negócio e apresentar soluções para o problema. É essencial ter uma pessoa com esse perfil em sua equipe.

Conformidade

Esse perfil também está ligado a pessoas que prezam pela organização. Então, um profissional com perfil de conformidade sempre segue e estipula padrões e processos dentro de uma empresa.

Ele prefere sempre seguir a lógica e as regras de uma empresa para obter os resultados necessários.

Como vimos acima, estes perfis se completam e nós precisamos de todos eles em nossas equipes para desenvolver melhor os nossos projetos.

Porém, é preciso saber que ninguém é 100% dominante ou influente, etc. Muitas pessoas possuem características, inclusive, dos quatro perfis que citamos acima.

O ideal é que você busque realizar dinâmicas onde fique perceptível qual é o perfil predominante do pessoal. As dinâmicas de grupo em processos seletivos, por exemplo, são essenciais para traçar os perfis dos profissionais.

Montar uma equipe de trabalho com profissionais que mesclem esses perfis é o ideal para que a produtividade seja alta e os resultados sejam gerados em curto, médio e longo prazo.

Então, preste atenção na hora de escolher profissionais para o seu time!

Quais são as vantagens de cada perfil para uma equipe de trabalho mais produtiva?

Falamos acima das características de um dos perfis traçados pela metodologia DISC. Agora, vamos abordar mais a fundo quais são as principais vantagens de cada perfil para uma equipe de trabalho altamente produtiva.

É preciso salientar que estes perfis traçam pontos predominantes do comportamento de um profissional. O que isso quer dizer? Está ligado as habilidades emocionais e não as técnicas.

As habilidades técnicas são comprovadas por certificados e diplomas e essenciais requisitos para contratar profissionais.

O principal problema do mercado na maioria dos setores não é a qualificação profissional, até por que hoje em dia com a internet, muitos cursos são gratuitos e é mais fácil entrar numa faculdade no Brasil.

O problema real é que são poucos os profissionais que realmente conseguem se adaptar a um trabalho em equipe.

E muitas vezes isso acontece por que as pessoas que fazem parte do time, possuem características semelhantes e isso acaba fazendo com que elas compitam entre si. É por isso motivo, que a metodologia DISC defende a mescla de perfis na formação de uma equipe de trabalho.

Falando das vantagens de cada perfil

Podemos dizer que o perfil de dominância se caracteriza por pessoas muito objetivos e focadas, isso é essencial para dar o tranco necessário no seu time para alcançar as metas e objetivos da sua empresa.

Já o perfil de influência, possui características argumentativas e empáticas, que pode unir uma equipe e convencer clientes a fecharem negócios.

Esse perfil de profissional é essencial para motivar uma equipe de trabalho.

O perfil de estabilidade é formado por profissionais estratégicos que são essenciais para uma empresa desenvolver projetos bem planejados, minimizar riscos e zerar danos.

Por fim, o perfil de conformidade também é importante por que estes profissionais mantém as coisas no eixo, respeitando as decisões da empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: