Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dia do Profissional de Marketing!

08/05/2018 às 14:42 Novidades

Dia do Profissional de Marketing!

Dia 8 de maio é comemorado o Dia do Profissional de Marketing. Mais do que nunca, seu trabalho é de grande importante para todos os meios, afinal, a publicidade está presente variavelmente nos mais diversos cantos: marketing pessoal, digital, cultural, entre muitos outros. Com certeza você já ouviu falar e lida com isso em seu dia a dia, ainda mais se possui um negócio.

Então, nada melhor que aproveitar o dia do marketing para aprender mais sobre essa área.

Independente da área, esses profissionais precisam sempre ficar ligados nas tendências para transmitir o melhor conhecimento e estratégias aos clientes.

São inerentes tanto às empresas quanto pessoas e organizações em si, ou seja, em qualquer lugar é necessário o trabalho de um marqueteiro.

Seja para vender mais, divulgar sua marca, gerar resultados, promover uma campanha, dar ênfase a um projeto e, com isso tudo, ter mais lucro, é fundamental contar tanto com um quanto uma equipe especializada em marketing. São tarefas árduas e que não devem ser realizadas por qualquer pessoa. O estudo e o aperfeiçoamento são essenciais, por isso tornou-se primordial criar também uma data para homenagear esses trabalhadores.

Muita gente acha que marketing é uma área simples e que qualquer um pode se aventurar. É aí que vem o equívoco: assim como direito, administração e qualquer outro ramo é preciso se dedicar muito e capacitar sempre tanto para prestar bons serviços quanto para ser um profissional reconhecido.

A graduação torna-se um passo necessário, assim como a realização de cursos e a experiência diária, ficando frente aos desafios e acabando com todos os obstáculos. É difícil, mas também muito proveitoso e inspirador, pode ter certeza.

O que faz um profissional de marketing?

Segundo o Guia do Estudante, um profissional de marketing é responsável por várias funções e tem um mercado de trabalho bem amplo, versátil e animador. Dentre as principais atividades, estão:

  1. Comunicação corporativa: O profissional é responsável por realizar ações e produzir material de comunicação voltados para o público interno da empresa, ainda mais em grandes corporações.
  2. Consultoria: Prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.
  3. Desenvolvimento de produto: Identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam. Renovar um produto já existente no mercado.
  4. Gerência de produto: Planejar as estratégias de venda de um produto desde que é lançado até sua chegada ao mercado.
  5. Merchandising: Planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação.
  6. Pesquisa: Obter dados, como renda, escolaridade e hábitos de consumo, que possibilitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto. Avaliar o impacto da chegada desse produto ao consumidor.
  7. Planejamento estratégico: Coletar, analisar e interpretar dados do mercado para que possam ser estabelecidas estratégias (plano de marketing).

Entendeu porque é necessário uma equipe completa de marketing em muitas empresas? São procedimentos que precisam de muita atenção, estratégias e serviços realmente excelentes para que tragam ótimos resultados. É por isso que esse profissional deve sempre ser respeitado e merece uma data em homenagem a todos os trabalhos que realiza.

A ISBrasil parabeniza todos os marqueteiros e se mantém sempre disposta a auxiliar no que for preciso, tanto com o marketing digital quanto com demais processos similares. Obrigado pelo trabalho e que ele cresça e seja cada vez mais valorizado em todos os campos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: