Será que você está certo em sua estratégia de Marketing Digital?

Será que você está certo em sua estratégia de Marketing Digital?

16/11/2016 às 14:25Marketing

Será que você está certo em sua estratégia de marketing digital?

 

Quem é desenvolvedor e gerenciador de um site, loja virtual ou qualquer negócio online, sabe que somente o básico não rende bons frutos na rede, visto a enorme concorrência e estratégias que mudam sempre na busca por mais espaço, visibilidade e acessos nesse meio de informações cada vez mais rápidas. 

Tanto por isso, o marketing digital tornou-se um método essencial para sobreviver na web, oferecendo muitas maneiras de melhorar o trabalho, otimizar processos e conseguir ter sucesso. Não é uma tarefa fácil, obviamente, mas que pode alcançar bons níveis desde que o trabalho seja bem executado. 

Veja também o nosso post: Passo a Passo para Criar um Blog   

É nesse contexto que muitas pessoas começam a refletir e pensar: será que as estratégias de marketing digital estão dando certo? Por que determinada campanha não chamou tanta atenção? Por que minha página nas redes sociais está com baixa interação com os internautas? Por que a taxa de rejeição no e-mail marketing aumentou? Pois é, isso não é difícil acontecer. Toda página está propensa a passar por problemas. É nessa hora, porém, que é necessário avaliar os pontos críticos e começar a colocar a casa em ordem. 

O primeiro passo é não se desesperar frente ao primeiro obstáculo. É comum, sobretudo para quem é iniciante, pensar que tudo acabou só porque não há crescimento e tudo parece estagnado. Mas, se logo em uma dificuldade inicial você já der tudo como perdido, então não vale a pena continuar com algo ‘’empurrando com barriga’’. É preciso reconhecer o valor do projeto e buscar analisar criteriosamente o que dá certo e o que dá errado. 

O marketing digital oferece diversas ferramentas incríveis quando se trata em melhorar o posicionamento de seu site ou aumentar o número de visitas (e vendas!) em sua loja virtual. São estudos e pesquisas de especialistas junto a situações reais que mostram o quando é importante se atentar a novas formas de divulgação de conteúdo/página para os clientes e internautas. 

 

Mas, então, como avaliar se a estratégia de marketing digital está dando certo? 

Muitos profissionais relatam que alguns erros que parecem irrelevantes afetam diretamente o plano. Sempre há atenção para um ‘’todo’’ e, nisso, muitos detalhes são deixados de lado, quando poderiam render resultados interessantes e que realmente fazem diferença no trabalho. Assim, aos poucos você começa a perceber que o gerenciamento deve ser feito em todos os âmbitos e que cada passo importa para ter sucesso na internet. Para essa avaliação, vale analisar algumas hipóteses:

 

Você está atento às redes sociais?

Suas páginas têm um bom alcance e relacionamento com os seguidores ou está ‘’parada no tempo’’, com poucas curtidas? Lembre-se que os internautas estão presentes integralmente nessas plataformas e buscam surpresas, informações e formas de conhecer novos serviços, produtos ou páginas interessantes. Qualquer site ou loja virtual que não se atenta às mídias sociais e não usa esse poder a seu favor, precisa se atualizar e buscar inserção nesse meio tão primordial. 

 

Sua campanha de e-mail marketing é direcionada a determinado público?

Já está provado que a taxa de cliques e conversão aumentam consideravelmente quando se começa a segmentar os e-mails. Todo plano precisa de um direcionamento e de um aperfeiçoamento, já que soa muito genérico e até amador disparar diversas ofertas para milhares de pessoas com comportamento diferente. Ninguém gosta de spam ou de promoções que não agradem, é por isso que muitas empresas têm se atentado a novas estratégias de e-mail marketing, além do convencional.

O conteúdo é bom, relevante e original?

É péssimo quem usa de conteúdos de terceiros para se promover, sem dar um toque original e que realmente mostre o valor de seu site/marca. Um bom conteúdo, bem como sua divulgação coerente mostram que o plano de marketing está dando certo, com bom senso e relevância para os leitores, mais do que algo para apenas gerar curtidas, acessos e repercussão. Isso pode parecer bom no início, mas, com o tempo, sua página vai perdendo toda a credibilidade.

Saiba mais em nosso post: Dicas de como criar um conteúdo viral

 

Seu site é responsivo e está disponível em todas as plataformas?

Sempre vamos deixar claro por aqui o poder do mobile atualmente. É só observar o comportamento das pessoas a seu redor, usando cada vez mais os smartphones para realizar todas as tarefas online – e isso vai crescer! Então, não dá para esperar e deixar de lado esse fenômeno. Site responsivo e próprio para cada plataforma é essencial se você deseja manter seu negócio competitivo. 

 

Você usa serviços de marketing digital de acordo com as necessidades de seu negócio online?

Na ânsia por ações que tragam resultados rápidos, muita gente atira para todos os lados e não faz um estudo prévio do que é realmente importante para aquela hora. É claro que as estratégias estão aí para serem usadas e se você pode investir em muitos recursos, ótimo. Mas também não custa fazer um planejamento para avaliar qual a melhor ferramenta para usar em determinada situação. Hoje, você pode estar com dificuldades na divulgação do conteúdo, amanhã, no posicionamento dos conteúdos nos buscadores. Logo, vale fazer um acompanhamento frequente para saber quais as melhores opções no momento. Muitas empresas de tecnologia e gerenciamento podem ajudar. A ISBrasil, por exemplo, tem planos para todos os níveis de marketing digital, do básico ao avançado, totalmente versáteis e indicados para todos.


Você está dando o peso necessário para o trabalho?

Não adianta pensar que tudo está errado se não há a dedicação necessária para que as coisas aconteçam e tragam resultados relevantes. Se você encara seu site como um hobby e não se preocupa com o gerenciamento de marketing digital, fica difícil pensar que ele crescerá ‘’do nada’’. Tudo é fruto de trabalho: criar, analisar, executar, acompanhar… Não é à toa que todo negócio online, sobretudo a longo prazo, precisa ser desenvolvido por uma equipe e com cada vez mais profissionalismo. Por isso, é preciso saber qual é realmente seu objetivo para estabelecer metas a serem cumpridas. Só assim você consegue pensar com clareza se está certo em sua estratégia de marketing digital.

Desde que haja um planejamento com expectativas reais e busca por resultados, é possível estabelecer uma boa e eficiente estratégia de marketing digital. Pense nisso! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário.

Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: