Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Ubersuggest: Como fazer uma pesquisa de palavra-chave

20/01/2019 às 22:47 SEO

Ubersuggest: Como fazer uma pesquisa de palavra-chave

Um dos primeiros passos na hora de criar uma estratégia de marketing de conteúdo é a definição de palavras-chave. Isso permitirá produzir conteúdos otimizados e aproveitar todas as vantagens de criar um blog.

E para isso, é preciso utilizar ferramentas que possibilitam uma pesquisa profunda dos termos. E neste texto, vamos lhe indicar uma das melhores: o Ubersuggest.

O primeiro ponto relevante da ferramenta é que ela é totalmente gratuita. E se isso para você significa que a ferramenta é limitada, bom neste caso você está errado.

Ubersuggest

O Ubersuggest é um serviço disponibilizado pelo Neil Patel, um dos principais gurus do marketing no mundo atualmente.

E em 2018, a ferramenta teve um upgrade significativo. E com isso, de vez o Ubersuggest virou uma das principais plataformas para pesquisa de palavras-chave.

A versão 2.0 da ferramenta trouxe novos recursos que aumentaram o nível de eficiência do serviço e o principal: se manteve gratuita.

A mudança foi completa! Desde a identidade visual e a plataforma intuitiva do serviço. Ao entrar no Ubersuggest, o usuário já encontra a barra de pesquisa e basta digitar uma palavra-chave para realizar uma pesquisa.

Porém, a reformulação visual e funcional do aplicativo não é nada, perto das mudanças internas que turbinaram as pesquisas dentro da plataforma.

Basicamente, recursos que já eram sucesso em outras ferramentas passaram a fazer parte também do Ubersuggest.

Quais são as principais novidades do Ubersuggest 2.0?

Com a atualização, o Ubersuggest virou um planejador de palavras-chave bastante completo assim como outros serviços populares na web como o SEMrush e o Google Keyword Planner.

Agora, é possível fazer uma análise profunda e conseguir extrair insights valiosas das pesquisas de palavras-chave no Ubersuggest.

No primeiro panorama, o serviço lhe dá uma visão geral sobre a palavra-chave buscada. Isso inclui informações concretas do volume de buscas mensais, interesse pelo termo durante os últimos 12 meses e o custo médio dela em anúncios pagos.

Nessa parte também entram sugestões que o Ubersuggest lhe mostra de palavras-chave relacionadas ao termo buscado, levando em conta a relevância e a semelhança dos termos. A ferramenta também mostra o nível de dificuldade de cada palavra-chave.

Com essa informação, o usuário tem uma ideia em relação a concorrência, ou seja é possível saber se é relativamente fácil ou se é bastante difícil ranquear bem no Google e concorrer em pé de igualdade com os concorrentes em anúncios pagos.

E como adendo, o Ubersuggest oferece ao usuário uma análise de SERP (página de resultados de busca) da palavra-chave buscada.

Isso pode destrinchar para os marqueteiros como é possível ranquear bem para o termo, já que a análise oferece informações sobre os acertos e erros dos principais links.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

Como posso fazer uma pesquisa de palavras-chave no Ubersuggest?

Bom, depois de falarmos um pouco sobre as novidades da ferramenta, é hora de lhe mostrar como é possível fazer uma pesquisa de palavras-chave no Ubersuggest, então vamos lá! Como o serviço é bem simples e intuitivo é bem fácil de aprender e gerar pesquisas e poder criar conteúdo que gere resultados.

Bom, o primeiro passo é acessar o site do Ubersuggest e escolher o idioma português do Brasil, ou então o idioma da palavra-chave que você preferir.

Se o seu negócio vende para americanos ou ingleses, por exemplo, é possível pesquisar palavras-chave em inglês.

Depois disso, clique na barra de pesquisa e digite a palavra-chave que deseja analisar e clique em buscar. E é isso! Bem fácil né? Agora vamos aprender a fazer uma análise de palavras-chave dentro do Ubersuggest.

O site fará uma busca sobre o termo buscado e lhe dará uma visão geral do termo. É possível ter informações básicas e notar pontos importantes para seu conteúdo como: A palavra-chave tem um bom volume de buscas? A procura cresce no período da sua busca? A concorrência é alta, regular ou baixa?

Após é possível acessar a página de palavras-chave relacionadas. Os termos são postos em lista e a primeira da lista é a palavra-chave pesquisada.

Isso é bem legal para quem deseja comparar o termo buscado com outros semelhantes.

Na lista, é possível ver as mesmas informações básicas da visão geral e uma classificação em cores. A cor vermelha é ruim, a cor amarela é regular e a cor verde é boa. Mas calma, é preciso entender melhor isto.

Dificuldade da palavra chave

Quanto a palavra-chave tem um alto nível de dificuldade, a classificação dela é vermelha por que a ferramenta lhe indica que ranquear bem no termo é mais difícil do que em outros relacionados.

O amarelo mostra uma palavra-chave que tem um bom volume de buscas e uma concorrência menor.

Já o verde, mostra geralmente palavras-chave mais específicas, que tem um menor volume de buscas, mas em compensação pouquíssima concorrência, ou seja, é mais fácil de ranquear no topo do Google.

É possível exportar os dados para uma planilha de Excel no formato .csv, e também é possível melhorar este relatório.

O usuário pode melhorar a comparação entre palavras-chave, no Ubersuggest você pode selecionar o nível mínimo de volume de busca, de nível de dificuldade e das demais informações.

Também é possível selecionar algumas palavras-chave que o interessam e realizar uma comparação entre elas.

Por fim, é possível analisar a SERP do termo buscado e ter acesso a informações como: número de visitas estimadas, número de compartilhamento em redes sociais, relevância do domínio, etc.

Conclusão

Para concluir, é possível notar o poder que essa ferramenta gratuita pode trazer ao seu negócio. Realizar uma pesquisa de palavras-chave no Ubersuggest é uma das maneiras mais eficientes de descobrir novas palavras-chave para criar conteúdo.

Gostou de nosso post? Compartilhe: