Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Desenvolvedor: como organizar a rotina e não perder prazos

23/04/2018 às 17:06 Ajuda

Desenvolvedor: como organizar a rotina e não perder prazos

Trabalhar com internet não é exatamente uma das maneiras mais fáceis de se ter tempo livre. Toda a flexibilidade e agilidade que a rede possui, é também refletida no trabalho das pessoas: Dos designers, dos redatores, dos editores e também, é claro, dos desenvolvedores.

Mas quando se trabalha com uma rotina tão apertada qual é a melhor forma de se organizar para não acabar se perdendo no meio de tanto trabalho?

Apesar de parecer difícil, existem soluções e dicas para que você consiga tirar o máximo de proveito do seu trabalho sem que o tempo seu inimigo. É por isso que hoje separamos para você, desenvolvedor, as principais dicas de como organizar a rotina e não perder prazos. Vamos lá?

Não deixe de ler também sobre 502 bad gateway.

Entenda o que mais te atrasa

Autoconhecimento é uma ferramenta importantíssima e que pode te ajudar em diversos aspectos da sua vida.

Na hora em que você tiver que parar para pensar qual é a melhor maneira de organizar a rotina e não perder prazos, pense no que mais te distrai, no que mais te toma tempo, no que você pode cortar, em são as vantagens em se desfazer desse ou daquele item, etc.

Para isso você tem que se conhecer, tem que saber onde perde e onde ganha com tudo isso. Não precisa se preocupar nem se desesperar, muitas vezes esse é um exercício de tentativa e erro até você realmente conseguir encontrar o que realmente te atrasa.

Crie uma Lista

Listas são maneiras fantásticas de se organizar. Seja em uma tabela do excel ou em um pedaço de papel, antes de começar o dia, crie uma lista detalhada de tudo o que você precisa fazer.

Dessa forma você não deixa apenas para a memória a tarefa de se lembrar e você tem uma coisa a menos para ocupar sua mente.

A verdade é que nós gastamos muita energia mental com todas as coisas que precisamos lembrar e muitas vezes essa energia poderia estar sendo usada para outras coisas, como o trabalho, por exemplo. Não desperdice o poder do cérebro tentando acompanhar tudo o que precisa ser feito no seu dia, apenas anote e nada vai escapar.

Você já conhece o nosso serviço de servidor dedicado? Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o que podemos te oferecer!

Deixe para você apenas o que precisa

Para um desenvolvedor aprender como organizar a rotina e não perder prazos, é essencial que não haja distrações. E para isso a melhor coisa é manter em vista apenas o que você precisa para o trabalho, nada mais e nada menos. E estamos falando tanto fisicamente quanto virtualmente.

Enquanto outros aparelhos como celulares podem desviar o seu foco, softwares, sites de notícias e redes sociais também são perigos que vivem em seu computador.

Deixar apenas o que você precisa é essencial para que você possa entrar de vez no trabalho e não perder a linha de raciocínio até o momento em que precisar de um descanso.

Crie um Ritual para o seu Dia

Organização não é sobre uma coisa só. Você deve acompanhar todo o fluxo de documentos, arquivos, projetos, além de se comunicar com clientes, funcionários, etc.

Quando terminar de trabalhar, dedique cerca de 15 minutos do seu dia para atualizar sua lista de tarefas, arquivar os projetos concluídos e substituir os itens em andamento no local adequado.

O resultado disso vai se sentido no início do trabalho do dia seguinte, quando você não vai precisar se preocupar com nenhuma dessas coisas antes de começar a trabalhar.

Aprenda a gerenciar o seu tempo

Todos os itens citados acima giram em torno de um elemento em especial: O tempo. Ele é o item mais precioso dessa lista e é com ele que você tem que ter a maior preocupação para aprender como organizar a rotina e não perder prazos.

Ter uma rotina equilibrada não significa ter o dia a dia de um robô, muitos menos que você vai ficar preso, pelo contrário, o gerenciamento de tempo, quando bem feito, tende a fazer com que você tenha mais horas livres no seu dia.

Elas podem ser usadas para você correr atrás de projetos que estão atrasados ou até mesmo para você poder aproveitar com outras coisas, como um merecido descanso. (Leia também: Por que contratar um servidor dedicado?).

Trabalhe duro

Como última dica para você aprender a como organizar a rotina e não perder prazos, falaremos sobre o esforço. É claro que esse não é o único fator que vai fazer com que você consiga se organizar melhor, mas isso não quer dizer que ele não é um fator importante.

Nos momentos em que for necessário, trabalhe com 100% de sua atenção e dê tudo o que você pode. Isso ajuda a melhorar não só a qualidade do seu trabalho, mas também pode te dar um tempo para respirar quando for preciso.

Para que todos os itens dessa lista tenham maior proveito, você precisa conseguir adaptá-los ao seu estilo de trabalhar, aos seus prazos e às suas preferências.

Isso não é uma fórmula que vai funcionar igualmente para todos, mas com certeza essas dicas, em maior ou menor grau, te ajudarão a organizar melhor sua rotina e fazer com que você tenha mais tempo. 

O trabalho com a internet é, sem dúvidas, muito prazeroso. Ver um site, um aplicativo ou um software criado por você é uma das experiências que apenas os desenvolvedores podem ter.

Mesmo que o tempo às vezes faça o papel de vilão nessa história, você pode aprender a utiliza-lo da melhor forma, aprendendo como organizar a sua rotina e não perder os prazos, e assim conseguir não só trabalhar com mais eficiência, mas também a conseguir organizar melhor a sua vida e ter mais tempo para fazer todas as suas coisas, sem deixar o trabalho de lado.

Em tempos onde o trabalho é feito de forma tão ágil e rápida, a organização pode ser uma grande aliada sua.

Gostou de nosso post? Compartilhe: