Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como fazer uma proposta comercial para desenvolvimento de site?

20/02/2018 às 12:50 WordPress

Como fazer uma proposta comercial para desenvolvimento de site?

Desenvolver propostas comerciais nunca é fácil. É preciso entender que existem diversos modelos e que será necessário testar várias formas, antes de definir o modelo ideal para a sua profissão. No caso de webdesigners e programadores que oferecem o serviço de criação e desenvolvimento de sites, essas propostas devem ser bastante claras, já que é preciso passar para o cliente o que e como será desenvolvido o projeto. Ter uma proposta comercial eficiente é fundamental para que você consiga novos clientes no mercado e abra discussões com clientes sobre o planejamento, a execução e prazo de entrega do projeto. Apontar seus diferenciais é necessário para mostrar que você tem mais potencial que a concorrência.

Como estruturar uma proposta comercial?

O ideal é dividir a proposta em três partes, são elas: geral, escopo do projeto e valores e prazo para desenvolvimento. Em cada partes, você poderá dividir o tema em diversos pontos para destrinchar melhor o projeto, deixando mais claro para o entendimento de seus clientes.

Geral

De início, faça uma breve descrição e especifique os objetivos do projetos. É importante frisar que seu objetivo deve ser realista, é preciso que seu cliente entenda o que você pretende fazer. Nunca estipule objetivos que estejam fora da realidade comercial ou mesmo de sua capacidade e não prometa resultados que sejam impossíveis de serem cumpridos, independente do valor oferecido pelo serviço. Estes pontos podem destruir o seu trabalho e abalar a sua credibilidade no mercado. Deixe um espaço para citar as premissas para a realização do projeto. Nesse ponto, é preciso identificar tudo o que é necessário para executar o projeto com propriedade. Esclareça dúvidas, estipule prazos, enfim se certifique que tudo está claro entre você e seu cliente.

Além de definir a linguagem de programação também é preciso discutir com seus clientes com quais navegadores o site deve ser compatível. Quanto maior e mais complexo forem esses fatores, maior é a dificuldade de execução do projeto e por consequência os valores pelo serviço. Também é importante discutir as plataformas e os dispositivos onde o site funcionará perfeitamente. É necessária definir esse ponto para que o projeto possa atender as expectativas dos clientes.

Escopo

Nessa parte, o ideal é que você explique claramente, de forma detalhada, os pontos de execução para o desenvolvimento do site. Descreva todos os requisitos necessários na proposta, sendo minucioso. Geralmente, essa parte tem de duas a quatro páginas. O ideal para que a leitura não fique cansativa é a utilização de uma estrutura que divida o escopo em partes menores, por ordem de hierarquia. Na primeira parte, especifique os entregáveis do projeto, deixando claro o que será entregue.

Depois destaque quais são os itens que não estão inclusos no serviço, ou seja, que você não tem a obrigação de entregar ao cliente. Por exemplo, se você está desenvolvendo um site para um cliente que só fechou este serviço, deixe destacado que o serviço realizado não cobre futuras manutenções na aplicação, para que ele tenha uma noção e inclua o serviço no contrato, caso tenha vontade.

Deixe claro também sobre as mudanças que podem acontecer no escopo a pedido dos clientes. Isso vai desde alterações pedidas no projeto, a adição ou exclusão de alguma funcionalidade e como elas vão interferir nos prazos e no valor do projeto.

Valores e prazos do serviço

Para fazer uma proposta que seja interessante ao cliente, é preciso especificar os valores e os prazos de entrega. Essa parte é muito importante para atrair o interessante de potenciais clientes e fechar um novo serviço. A princípio, esclarecer as datas para a entrega do projeto, estipulando o prazo necessário após a aprovação da proposta. É importante frisar que para estipular um prazo de entrega do serviço é necessário considerar uma margem de segurança para garantir que você conseguirá entregar os serviços, em meios a algum problema que possa acontecer e a outros projetos que possam dividir a sua atenção.

Faça um pequeno cronograma e definir em quais datas cada parte do projeto será entregue. Depois é a hora de falar sobre os custos do serviço. É importante especificar os valores de cada serviço para dar mais embasamento ao valor final cobrado pelo projeto.

Por último, especifique a validade da proposta, isso porque muitos clientes podem esperar alguns meses para contratar o serviço. Porém, com o passar do tempo, os valores pelo serviço podem sofrer alterações, é preciso considerar os valores de sua hora de trabalho e softwares ou aplicativos que precisem ser contratados para o desenvolvimento do projeto. Por isso, diga por quanto tempo a proposta é válida.

Confira também dicas para se tornar um blogueiro.

O que destacar numa proposta comercial?

Faça uma análise material do modelo de proposta utilizado e ajuste sempre o que for necessário. É preciso contar com diversos templates, já que cada projeto demanda um certo tipo de proposta, mais clara e objetiva. Avalie as vantagens que sua proposta comercial oferece. Lembre-se que o modelo deve ser o mais atrativo possível para seus clientes. Para oferecer benefícios, pense nos diferenciais do seu trabalho. Sempre busque propor vantagens que seus concorrentes não oferecem. Use soluções criativas que possam resolver os problemas de seu cliente e especifique isto na proposta de forma clara, sem nada muito técnico, para que seu cliente possa compreender.

Na hora de falar de valores, não esqueça de demonstrar claramente o quanto o serviço custa. Liste todos os argumentos e claro, coloque todas as vantagens que o seu serviço irá proporcionar aos clientes. Ao contrário do que muitos pensam, é nessa hora que você tende a conquistar o cliente, passando uma proposta comercial, onde tudo se encaixe e faça sentido, desde valores, prazos a execução do trabalho.

Trate cada cliente de uma forma diferente, avalie e estrutura um projeto simples, tornando a leitura mais fácil e deixando claro onde estão especificados cada ponto importante da proposta comercial.

Gostou? Conheça o nosso serviço de Hospedagem WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: