Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Ruby: vale a pena investir nessa linguagem de programação?

12/08/2018 às 13:59 Ajuda

Ruby: vale a pena investir nessa linguagem de programação?

Muitos desenvolvedores ainda desconhecem ou não usam tanto o quanto deveriam a linguagem Ruby, que já tem bastante tempo no mercado, tendo surgido ainda no século passado, em 1995.

Esta é uma linguagem bem simples de aprender e pode otimizar bastante seus projetos de desenvolvimento web.

A Ruby é multiplataforma e por isso pode ser utilizada em diversos sistemas operacionais como Windows e Linux, por exemplos.

Existem diversas bibliotecas dessa linguagem, mais conhecidas como Ruby Gems que são gratuitas, o que facilita e muito a vida dos desenvolvedores web, sendo bastante dinâmica e bem didática.

Bom, acho que depois de citarmos essas vantagens acima você já está curioso em saber se deve ou não investir nessa linguagem de programação, não é?

Leia esse texto até o final e veja os principais motivos para aprender e investir em Ruby.

Confira abaixo:

É linguagem simples e intuitiva, o que a faz bastante funcional e atraente

Quem conhece a Ruby, sabe que essa linguagem é bem dinâmica e, de certa forma, é bem cativante para se trabalhar, não sendo maçante e possuindo diversas funcionalidades que otimizam a vida de qualquer desenvolvedor web.

Quem usa a linguagem Ruby em seus projetos geralmente é apaixonado por ela, o que vai muito além de apenas trabalhar em cima de um projeto.

Os profissionais geralmente gostam de utilizar essa linguagem para desenvolver vários tipos de aplicações web.

Resumindo, a linguagem Ruby tem o que todo programador sonha: é simples, direta e interativa.

Este é o trio perfeito para criar qualquer projeto de desenvolvimento web e TI.

Bibliotecas gratuitas (Gems)

As bibliotecas de Ruby estão disponíveis gratuitamente na internet, o que por si só atrai a atenção de muitos desenvolvedores web, principalmente aqueles que são engajados com iniciativas open source.

 Além de serem de graça e possuírem inúmeros elementos importantes para a construção de projetos, as Ruby Gems se encontram em um único local e não precisam serem instaladas num computador.

Através do RubyGems.org, é possível consultar toda uma vasta biblioteca com facilidade, economizando tempo e achando o que se precisa.

O framework Ruby on Rails é excelente!

Como todas as linguagens de programação, a Ruby possui frameworks que se destacam.

Neste caso, é o Ruby on Rails. Explicando resumidamente, esse recurso é um conjunto de bibliotecas Ruby que permitem aos desenvolvedores criarem aplicações web com rapidez e eficiência.

Além disso, aprender a usar o Ruby on Rails é uma maneira de otimizar o aprendizado em Ruby, conseguindo entender toda a arquitetura dessa linguagem ainda mais rápido.

Dessa forma, é possível aprender tanto na teoria como na prática e aplicar de imediato ao seu trabalho como desenvolvedor web.

O Ruby on Rails é de código aberto e por isso atrai uma grande parcela de desenvolvedores web.

Basicamente, é graças a este framework que a linguagem Ruby passou a ser mais conhecida no mercado.

Uma das principais características desse framework é que ele é adepto ao código limpo e as boas práticas do desenvolvimento web, o que dá segurança e credibilidade ao seu uso em projetos de aplicações web.

E como já falamos acima sobre a linguagem Ruby, assim como ela, o Ruby on Rails é bastante funcional e simplifica ainda mais ações que já não são complicadas, o que otimiza o trabalho de um desenvolvedor web, fazendo com que o profissional obtenha bons resultados sem grandes esforços.

Confira também como o passo a passo completo para criar um blog.

A Ruby possui uma comunidade ativa e bastante receptiva a novos membros

A linguagem Ruby conta com uma das comunidades mais ativas mundialmente no ramo de desenvolvimento web.

Existem muitos fóruns e conferências que são alimentados diariamente com informações sobre a linguagem.

E por conta disso, os desenvolvedores web atuantes da linguagem Ruby costumam ser bastante agradáveis e receptivos com profissionais iniciantes na linguagem, o que é muito importante para o aprendizado.

Por isso, dificilmente você encontrará dificuldade em colher informações e aprender a como utilizar essa linguagem de maneira avançada, conseguindo aprender muito sobre ela em pouco tempo.

Em pouco tempo, você dominará a Ruby!

Por ser bastante simples e funcional, geralmente os desenvolvedores web não demoram mais do que alguns meses de estudo para dominarem a ferramenta.

É lógico, que se tornar um especialista em Ruby pode levar um pouco mais de tempo, mas se você começar agora, conseguirá chegar a esse nível antes do fim deste ano.

Além de conseguir aprender Ruby bem rápido, você também se surpreenderá em como ter uma noção sobre essa linguagem fará você se tornar um desenvolvedor web muito melhor do que você era.

A linguagem Ruby se baseia em boas práticas de desenvolvimento

Essa linguagem possui algumas regras de atuação, o que garante que os profissionais que a usam se comprometam com as boas práticas de desenvolvimento web.

Isso é bastante importante, principalmente para que leva os estudos em programação a sério e quer ter uma carreira de sucesso na área.

Sites famosos utilizam a linguagem Ruby para se manterem no ar!

Sim! Apesar de não ser a linguagem preferida dos desenvolvedores web, a Ruby é utilizada em diversos sites famosos.

Empresas como o GitHub, o Shopify, a Zendesk, o Hulu, o Scribd e o Groupon utilizam a linguagem em suas aplicações web.

E aí vai investir na linguagem Ruby?

Bom, espero que depois de levantar todos estes motivos, você tem entendido o por que investir em Ruby é importante para otimizar o seu trabalho como desenvolvedor web.

Então, é hora de aprender e aproveitar toda as possibilidades que essa ferramenta pode lhe trazer no desenvolvimento de suas próximas aplicações web.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: