Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

De que forma a automação pode aumentar a eficiência do funil de vendas

17/02/2021 às 15:47 Marketing

De que forma a automação pode aumentar a eficiência do funil de vendas

A automação é um tema bastante importante em vários segmentos da economia. Nas indústrias, por exemplo, ela permite que a produção expanda, assim como a velocidade e precisão de cada processo.

Já no Marketing, a automação tem diversas aplicações, indo desde nutrir leads até estratégias de e-mail marketing complexas. Aliás, automatizar o funil de vendas significa, em resumo, unir essas duas categorias — com alguns incrementos, é claro.

Quando o negócio é pequeno, e a quantidade de leads não é muito volumosa, é possível cuidar de cada um deles de maneira individual. Porém, quando o negócio cresce, a base de leads fica enorme e muito dinâmica, e o tratamento manual individual se torna impossível.

Além disso, empresas que esperam o crescimento para aplicar técnicas de automatização de funil podem sofrer muito, pois, em suma, não é algo simples de ser feito. O recomendado, portanto, é começar o quanto antes com essa prática.

Vamos aprender um pouco mais sobre esse tema!

A automação otimiza relacionamentos com leads

Como foi dito no início do texto, quanto maior a empresa, mais leads ela possui, e menos atenção pode dar a cada um deles de forma manual. No entanto, o processo de automatizar o funil vem, justamente, suprir essa necessidade vital de todas as empresas: a otimização dos relacionamentos.

Cada lead, em essência, demanda cuidados especiais. Afinal de contas, cada um deles está em um momento diferente no funil de vendas e, portanto, precisa de conteúdos de acordo com seu momento.

Uma boa estratégia de automação permite entregar as informações certas no momento certo, o que acarreta no avanço de cada lead no funil. Dessa forma, a chance de perder leads interessantes ao longo do funil diminui, e você ainda consegue qualificá-lo melhor para a equipe de vendas.

Lida melhor com leads incertos

Sabe aquele lead que sinaliza de todas as formas que deseja fechar uma compra, mas nunca realiza, de fato, essa ação? Aliás, é comum que situações como essa estressem bastante a equipe de vendas, pois o lead não está no momento certo para comprar.

Os leads que fazem isso são chamados de “incertos” porque não sabemos o que eles vão fazer em seguida; um lead assim pode comprar seu produto, abandonar a causa de vez ou continuar assim por mais algum tempo.

Nessas situações, a automação é uma excelente aliada da equipe de vendas. Ao invés de tentar vender a todo o custo, um fluxo de nutrição inteligente vai preparar o lead para o momento de compra, deixando-o ainda mais qualificado.

Em alguns casos, esse comportamento acontece por causa dos superiores do lead, orçamento apertado ou outro motivo de força maior. Então, o melhor a ser feito é continuar com a nutrição, ficando o mais próximo possível dele.

Afinal de contas, uma hora os ventos sopram a nosso favor, não é verdade?

A equipe de marketing fica livre para tarefas complexas

A equipe de marketing é um dos pilares para fazer a expansão da empresa. São esses colaboradores que realizam projetos sobre aumento de autoridade, divulgação de marca e assim por diante. Dessa forma, quanto menos se preocuparem com nutrição, mas estarão focados em assuntos de alto impacto.

Para tornar essa informação mais palpável, vamos pensar em uma equipe de marketing focada em nutrição de leads. A rotina básica será elaboração e envio de conteúdo, não é verdade? Assim, as horas de trabalho ficam ocupadas com “trabalho de máquina” uma boa parte do tempo.

Por outro lado, quando há um sistema de automação na empresa, a equipe terá mais tempo para tratar de assuntos de inteligência, como em qual momento iniciar tal padrão de disparos, quando o lead precisa saber tais informações, ou então como aumentar a qualificação de leads.

Isso significa que sua empresa terá mais condições para se expandir.

A equipe de vendas também sai beneficiada

É comum que a maioria dos leads que vão para a equipe de vendas não fechem negócio. Aqui no Brasil há uma falta de harmonia entre o departamento de marketing e o de vendas. Porém, a automatização auxilia na diminuição desse problema.

Quando o fluxo de nutrição é inteligente e otimizado, o lead entende melhor sua situação e o que deve fazer para mudá-la. Dessa forma, ele vê no produto oferecido uma maneira de conseguir solucionar um problema que ele tem.

Assim que o lead chega nesse estágio, a equipe de vendas só serve para tirar algumas dúvidas sobre o produto. A venda já está garantida!

Diminui o custo de aquisição de cliente

O custo de aquisição do cliente é uma das métricas mais importantes para averiguar o sucesso de uma estratégia. No caso da automação, o CAC diminui bastante quando os parâmetros corretos são empregados.

O motivo disso é que, em uma mesma campanha, pode-se qualificar muito mais leads. Ou seja, não há necessidade de investimentos extras para fechar mais vendas — você só precisa otimizar o fluxo de nutrição de sua base.

Quer implementar algumas técnicas de automação em sua empresa, mas não sabe como fazer isso? Entre em contato com os especialistas da Planejador Web. Com certeza podemos te ajudar com isso!

Gostou de nosso post? Compartilhe: