Como gerenciar leads? Veja 5 dicas para gerenciamento de leads

06/01/2020 às 08:19 Marketing

Como gerenciar leads? Veja 5 dicas para gerenciamento de leads

Uma das funções mais importantes dos setores de marketing e vendas é o gerenciamento de leads. Fechar novos negócios depende de uma boa estratégia, que leve o lead do topo para o fundo do funil.

Trabalhar essa qualificação é essencial para obter resultados.

A captação de leads é uma função muito importante e deve ser bem planejada. Para facilitar esse serviço, é preciso recorrer a serviços que garantam organização e resguardem os dados.

Abaixo, daremos dicas para que você consiga fazer uma gestão de leads eficientes, batendo metas e realizando ações que culminem em novos negócios.

Confira as nossas dicas abaixo:

Use uma ferramenta de CRM para facilitar a gestão do seu negócio

As plataformas de CRM (gestão de relacionamento com o cliente, em português) são essenciais para a geração de leads e a transformação deles em clientes.

Estes serviços conseguem armazenar um grande volume de dados sobre os leads, o que garante mais eficiência no atendimento.

Com isso, é possível ter todo o histórico em segundos, facilitando a indicação de ações, que levem o lead do topo para o fundo do funil.

Usar um CRM é fundamental, esses serviços são bem completos e facilitam a vida da sua equipe. Já pensou se você tivesse que caçar as informações sobre seu lead toda vez que ele entra em contato? Seria difícil!

No CRM já fica tudo organizado! Os dados ficam salvos e protegidos. E você pode usá-los para conseguir fazer um planejamento eficiente, garantindo a qualificação de leads e a geração de novas vendas para o seu negócio.

Mapeie a jornada de compra

Para gerar novos leads e fazer com que eles se tornem clientes da sua empresa, é preciso entender o comportamento destas pessoas.

O que faz o lead virar um cliente? Essa é a pergunta que você deve fazer para mapear a jornada de compra.

Esse mapeamento é importantíssimo para a efetividade da sua estratégia de gerenciamento de leads.

Assim, você consegue definir ações corretas para cada etapa do funil, permitindo que seu lead vá conhecendo o seu negócio e avançando dentro do funil de vendas.

Dessa forma, você formata o seu funil etapa por etapa. Fazendo uma boa estratégia para gerar novos leads, mantendo ações para qualificá-lo, e por fim, mostrando a ele que as suas soluções resolvessem as suas necessidades.

Confira também: Revenda de Hospedagem Linux – o que é?

Estabeleça metas

O gerenciamento de leads precisa ser o mais eficiente possível, é essencial ter em mente que o planejamento é um passo fundamental para o sucesso.

Por isso, o primeiro passo é pesquisar dados e o histórico dos leads e clientes do seu negócio.

Com isso, você consegue identificar os motivos que levaram a geração destes leads, como também entender as razões para que eles virassem clientes do seu negócio.

A partir disso, você pode medir a eficiência da sua estratégia, e posteriormente, traçar metas para otimizá-la e conseguir melhores resultados.

Esse trabalho é importante para trazer mais resultados e também para corrigir erros e fazer os ajustes necessários para o sucesso da sua estratégia.

Você pode ter uma visão mais ampla do seu público, e assim definir ações mais atraentes, apostar em argumentos que não eram usados para aumentar a porcentagem de geração e conversão de leads.

Use um SLA para qualificar a sua base de leads

Uma das principais dificuldades da gestão de leads é conseguir leads qualificados. Geralmente, os setores de marketing e vendas vivem em guerra, por conta de não ter uma definição real sobre leads qualificados.

A melhor maneira de resolver esse problema é buscar adotar um sistema para a classificação de leads, assim você pode definir o nível de cada lead pelo histórico com a sua empresa.

Esse sistema pode ser definido em comum acordo entre os setores, através da criação de um SLA (Acordo de Nível de Serviço, em português).

Com esse acordo, ficam definidas as funções de cada setor e como será feita a qualificação de leads. Dessa forma, o setor de marketing só poderá passará para vendas, leads que se encaixam no perfil qualificado.

E o setor de vendas tende a executar melhor o trabalho e não ter mais desculpas para não fechar negócios por conta de leads pouco qualificados.

Produza bastante conteúdo

Faça uma campanha atrás da outra! Isso é importantíssimo para garantir que o público lembre da sua empresa. Além disso, a geração de leads deve ser feita durante todo o ano, e não somente em algumas datas ou estações.

A “roda tem que girar” e fazer novas campanhas, produzir mais conteúdo é essencial para deixar a geração de leads aquecida.

Para crescer a sua base de leads e aumentar a taxa de fidelização de clientes, é preciso aliar a gestão de leads a ações de inbound marketing e marketing de conteúdo.

Esse é o segredo para continuar fomentando novos clientes, mesmo em períodos de baixa nas vendas.

O gerenciamento de leads é fundamental para qualquer negócio digital. Essa função possui enormes dificuldades em seu caminho, é preciso encontrar os caminhos que a tornam mais efetiva.

É fundamental para a sua empresa, manter a geração de leads em alta para aumentar a rentabilidade e o reconhecimento do negócio no mercado.

Com as nossas dicas, você conseguirá produzir mais resultados para o seu negócio.

Monte uma estratégia mais efetiva para a gestão de leads da sua empresa, bote em prática as nossas dicas, para entender melhor o comportamento do seu público e otimize a sua estratégia para gerar mais resultados.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: