Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Controle de Estoque: por que é tão importante para seu e-commerce?

Controle de Estoque: por que é tão importante para seu e-commerce?

12/02/2017 às 10:14Loja Virtual

Controle de Estoque: por que é tão importante para seu e-commerce?

Você sabia que, assim em uma loja física, o controle de estoque é essencial também para um e-commerce? Pois é. A diferença de uma para a outra está apenas na estrutura de venda e atendimento, mas a organização dos produtos anunciados é praticamente a mesma. Imagine se a pessoa faz uma compra em sua loja virtual, você vai verificar e não encontra nenhum acessório disponível? É uma situação chata e inadmissível! Portanto, é primordial se atentar a esse ponto para garantir os melhores serviços e experiência aos consumidores.

Veja também nosso post: Como ganhar dinheiro com uma Loja Virtual?

Por que o controle de estoque é prioridade em uma loja virtual?

O gerenciamento de estoque é fundamental para seu comércio eletrônico. Quem abre mão desse recurso e não se atenta a ele, acaba prejudicando todo o processo de vendas, levando a diferentes tipos de problemas – e um caos em curto e longo prazo para qualquer empreendedor. 

Primeiramente, quando se tem muita coisa em estoque, você pode estar perdendo dinheiro, já que poderia ter investido em peças com maior saída e mais novas. Ninguém merece aquelas coisas que vão ‘’envelhecendo’’ na prateleira, não é? Do contrário, não precisamos nem dizer que também é péssimo, pois significa vendas perdidas. Imagine o cliente procurar tal produto e não encontrar? Com certeza ele ficará desanimado e partirá para a concorrência. 

Sendo assim, não dá para deixar o armazenamento de lado. É preciso entender como ele funciona e como otimizá-lo para não sofrer com problemas básicos, como a falta de produtos. Por isso, muitos especialistas indicam fazer o gerenciamento de estoque para sanar eventuais falhas que, por mais que aconteçam, não devem atrapalhar seu trabalho.

Benefícios do gerenciamento de estoque no e-commerce

O controle de estoque pode beneficiar sua loja virtual de várias maneiras. Selecionamos as principais vantagens para você não abrir mão desse ponto essencial e deixar seu e-commerce com funcionamento otimizado, com uma complementação exata e eficiente de compra e venda! Conheça os benefícios do gerenciamento de estoque:

Rastreamento e monitoramento

Quando o estoque não é rastreado, ele pode levar a você a uma lista incorreta e desatualizada disponível em seu sistema, mostrando que há tal produto sendo que o mesmo já foi vendido. Nada é pior do que dizer a um cliente que você não pode enviar um item que comprou porque você realmente não tê-lo.

Fornece uma melhor experiência do cliente

O gerenciamento ideal mostra aos clientes todos os níveis de seu estoque, para que saibam a disponibilidade exata de qualquer acessório que desejam adquirir. A contagem otimizada garante que, se ele comprou 10 unidades, todas estejam a pronta entrega. Do contrário, ele pode ser avisado que há menos que isso, para que decida se faz ou não a compra. Lembre-se que é preciso ser transparente e nunca tentar enrolar ou enganar os consumidores. 

Acompanhamento total das ações

Você pode acompanhar e prever as vendas de acordo com a saída de produtos. Assim, estima um número padrão de compra para que dificilmente falte ou sobre. É claro que esse processo não segue uma receita correta, mas dá para aperfeiçoá-lo a fim de evitar erros e garantir que o cliente tenha seu produto de desejo sempre no site. 

Atualizações em tempo real

A vantagem de ter um sistema otimizado e integrado ao e-commerce permite verificar o status do estoque com atualizações em tempo real, na medida em que os clientes fazem compras. Assim, você começa a perceber o que vende mais e o que precisa ser trabalhado, seja por meio de uma oferta, brinde, entre outros casos. 

Com o gerenciamento total do estoque, também é possível saber as quantidades exatas de produtos para comprar durante um determinado período de tempo, usando o virtual para garantir que o físico esteja em dia. Ah, mas não se esqueça que o setor de compras precisa ser otimizado para garantir que essa operação seja eficaz, integrando todos os meios. 

Organização, claro!

Estoque bem controlado é estoque organizado. É essencial para qualquer empresa contar com um ambiente assim, seja física ou online. Manter as coisas todas jogadas e sem saber o que se tem à disposição ou é necessidade repor é péssimo e prejudica seu e-commerce em vários níveis. Justamente para dar jeito nisso, existem uma série de sistemas interessantes que podem ser utilizados pelos funcionários, com fácil manipulação e atualização. Assim, você aprender a repor, vender e deixar tudo em padrão seguro para que não haja falta de nenhum produto.

Fim de processos burocráticos

Se o seu estoque está em dia, você pode otimizar processos burocráticos que dizem respeito à logística, contato com fornecedores e meios fiscais. Muitas aplicações que integram diversas lojas virtuais são prontos para isso, com campos além do comercial, integrando todos os setores. Isso é importante para informatizar todo o processo e evitar que muitas tarefas sejam feitas à mão.

Equilíbrio entre compra e venda 

O desejo de todo empreendedor que está no meio comercial em geral é saber o feeling do equilíbrio entre compra e venda. O que acontece muitas vezes, sobretudo devido a datas sazonais ou eventos inesperados, é um ou mais produtos saírem com grande quantidade e deixar o estoque zerado. Por outro lado, é ruim achar que tal coisa terá uma ótima venda e, do nada, ficar estagnado no estoque. Essas situações são comuns e desafiadoras, mas, com uma gestão eficiente, pode ser cessada aos poucos. Assim, é possível fazer boas campanhas e dar um jeito de movimentar o estoque e evitar que fique parado e obsoleto. 

Redução de custos

Essa é a melhor parte. Um dos grandes benefícios do controle de estoque é a redução de gastos devido ao controle de todos os produtos e gastos necessários de acordo com as transações. Assim, você otimiza os custos e pode ter ótimos lucros com seu e-commerce.

Entenda que o estoque é primordial para qualquer loja virtual. Então, não deixe essa parte de lado e tenha em mente que é sempre possível aperfeiçoá-la. Comece já e garanta todos os benefícios ao seu negócio. Se tiver dúvidas, entre em contato com a ISBrasil. Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: