Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como funciona uma loja virtual?

09/06/2016 às 11:33 Loja Virtual

Como funciona uma loja virtual?

Ter uma loja virtual nos dias de hoje é algo muito importante para a empresa, pois mesmo com esta crise financeira o e-commerce ou comércio eletrônico parece não se abalar diante da crise e vem crescendo muito nos últimos anos, isso tem despertado o interesse de muitas pessoas em saber mais sobre como funciona uma loja virtual.

Basicamente uma loja virtual em sua essência é como se fosse uma loja física, porém esta"loja física" está na internet e, portanto, precisa de investimento e recursos para funcionar.

Esse investimento não é caro, os valores são a partir de R$39,90, o que permite começar uma loja virtual sem tantos custos.

Logicamente você pode ampliar e divulgar seus produtos através de ferramentas como Google Ads, Email Marketing e outros...

Conhecendo mais sobre o funcionamento de uma loja virtual, os primeiros passos para entender como funciona uma loja virtual e o que você precisa para iniciar:

Veja também nosso post sobre a w3c

Defina o que você vai vender:

Antes de qualquer coisa tenha em mente o que você vai vender, procure ler e entender o seu público, saber se ele compra o seu produto através da internet.

Assim você vai direcionar melhor o que fazer para alcançar ele na hora de divulgar e vai se tornar mais assertivo suas ações.

Registre um domínio:

O primeiro passo para iniciar é fazer o registro de domínio, ele custa em média R$ 45,00 por ano.

Após registrar o seu domínio, o mesmo é seu e basta renovar anualmente para garantir o seu nome;

Escolha a plataforma de Loja Virtual:

Contrate um software de Loja Virtual e inicie de imediato seu e-commerce.

O trabalho inicial pode ser um pouco cansativo, pois é uma plataforma nova para você, na verdade tudo o que é novo necessita de tempo e dedicação.

Estoque:

Controlar o estoque é fundamento básico em uma loja virtual, você deve vender o que tem disponível para entregar.

Um dos erros mais comum é a falta de controle de estoque gerando problemas com o seu futuro cliente.

Existe um mínimo para estoque? Não existe regra, se você tiver apenas um produto você vai vender apenas um produto;

Opcionais:

Seja claro com o cliente quanto as opções do seu produto, seja 110 ou 220, as cores disponíveis e qualquer outra opção, isso evita problemas futuros e traz credibilidade mostrando ao cliente que você tem exatamente o que ele quer.

Fotos:

Capriche nas fotos, mostre o seu produto com o máximo de ângulos possíveis, até (mesmo) que seja por um celular, o capricho é sentido pelo cliente com informações ricas e fotos que esclarecem melhor o seu produto, por que não criar um vídeo? Se você vende um produto fabricado por terceiros veja se eles não oferecem fotos e vídeos para nutrir sua loja virtual.

Tenha calma:

Não adianta convidar o seu público ou iniciar suas divulgações se não tiver com tudo pronto, um cliente decepcionado dificilmente vai voltar em sua loja virtual.

Seja legal:

Tudo o que se vende na internet precisa de nota fiscal, abrir uma empresa não é um bicho de 7 cabeças, hoje existem categorias como MEI (Microempreendedor Individual) que são fáceis e rápidas para abrir, converse com um contador de confiança.

Tenha disciplina:

Começar sua Loja Virtual não é difícil, mas tenha disciplina no dia a dia de trabalho, defina horários de atendimento e principalmente cumpra os horários.

Cliente é o REI:

Seja rápido e eficiente na comunicação, na postagem do produto com a transportadora, informe o código de rastreamento, se preocupe de verdade com toda experiência e satisfação do seu cliente

Divulgue:

Não adianta preparar tudo e esquecer de divulgar, seus possíveis clientes só vão tomar conhecimento de sua loja se você informar para eles, as formas não faltam, desde boca a boca, mídias sociais, grupos, e-mail marketing (se você tiver uma base prévia de clientes) anúncios patrocinados nas mídias sociais, Google AdWords, panfletos etc.

Crie promoções:

Nada como criar um bom motivo para seu cliente comprar o seu produto e um desses bom motivos é criar promoções, não engane o seu cliente aumentando o preço para dar um desconto depois, você perde credibilidade e clientes fazendo isso, seja transparente, crie promoções, crie combos para agregar mais valor, crie mecanismos com frete grátis após um valor alvo comprado, isso se chama Desconto Progressivo

Acompanhe também o nosso Blog que estaremos sempre com sugestões de campanhas, e adapte-as às suas necessidades ao seu dia a dia.

Fidelize:

Se o cliente é o Rei, mostre a ele a importância que ele tem para você, não apenas envie e-mail com promoções e forçando a barra para que ele compre, envie e-mails de aniversário, natal e outras datas importantes para o seu calendário conforme seus produtos, isso vai fazer com que você seja lembrado na hora da próxima compra do cliente

Analise:

Todo o investimento com a divulgação deve ser analisada, mensurar se os resultados estão de acordo com o retorno, entender quais canais de comunicação são os mais eficientes para direcionar melhor os seus resultados, para isso a loja possui fácil integração com o código do Google Analytics para loja virtual

Coloque no papel:

O que você gastaria investindo em uma loja presencial comparado ao que você gastaria com seu projeto virtual, os custos são infinitamente menores.

Tenha paciência:

Esteja certo que acertar o seu público-alvo não é uma tarefa fácil, conquistar os clientes, fazer com que comprem recursivamente, fazer com que sua divulgação chegue aos mesmos.

Apesar de baixo o investimento, faça com responsabilidade, esse passo é fundamental para que você mantenha uma saúde financeira em seu novo negócio digital.

Concluindo:

Para concluir, pode-se dizer que começar uma loja virtual não é uma tarefa difícil, os preços são acessíveis, e de forma rápida e prática você consegue startar o seu negócio digital, precisa de atenção e cuidados básicos para que ela realmente funcione com qualidade.

Conte conosco e teste 30 dias sem custo a nossa Loja Virtual.

Conheça nossa sessão e ajuda para loja virtual para conhecer o passo a passo de como realizar os seus procedimentos em nossa plataforma.

Gostou de nosso post? Compartilhe: