Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como planejar, criar e lançar um site em Wordpress

14/07/2017 às 12:00 WordPress

Como planejar, criar e lançar um site em Wordpress

Muitos são os projetos de websites em Wordpress que são iniciados, mas acabam parando no meio do caminho, seja por falta de tempo, orçamento ou planejamento. Nem sempre é fácil manter o andamento de um projeto do início ao fim, imprevistos com o cliente podem acontecer, o objetivo pode ser alterado e com isso volta-se à estaca zero, mas na maioria dos casos existem tarefas a serem criadas para que tudo entre em um cronograma e seu projeto comece e termine como deve, vemos reunir alguns requisitos que você não deve deixar para trás na hora de começar a sua lista de criação.

Além de começar a definir alguns detalhes mais básicos, como a hospedagem onde seu site ficará e ler nossas dicas de como escolher uma hospedagem de qualidade, criar o cronograma do desenvolvimento do seu projeto é um passo fundamental para a finalização dele,

Desenvolver sozinho ou não?

Dependendo do tamanho do projeto, você pode precisar de uma ajuda a mais, escolher bem quem fará parte do seu time é essencial para o andamento do projeto. Dê preferência a quem já tenha trabalhado com algo semelhante, procure pessoas que possam agregar habilidades que você ainda não tem para melhorar o projeto,

Quais os objetivos do projeto?

Grande parte dos clientes descrevem aspectos básicos do que querem ver em seu site após finalizado, mas acabam se esquecendo de olhar com mais detalhes e entender como tudo aquilo vai influenciar nas atividades de seus visitantes ao longo da jornada de acesso. Sendo um site empresarial, definir os objetivos é um ponto ainda mais importante, pois a geração de contato e conversão de vendas podem estar diretamente ligadas ao que o visitante acessa. Se você não define o que precisa, não saberá onde investir seu orçamento.

Qual o seu público alvo? O que buscam ao acessarem seu site? As interações para chegarem ao que precisam é rápida? Planeja outras formas de integração como redes sociais, anúncios ou parcerias?

Vale lembrar que o objetivo correto fará com que o investimento traga retorno tão breve quanto possível, definir essas metas iniciais ajuda a não perder tempo e dinheiro com criações que não atendem a sua necessidade.

Planeje e entenda o que planejou

Essa é uma dica que vala para cliente e desenvolvedor, algumas vezes o que acaba atrasando toda a entrega do projeto é o desentendimento no momento da ideia e a execução, quando você sugere uma função, tenha certeza de que o cliente está entendendo perfeitamente do que se trata, dessa forma você não terá que refazer alguma coisa e comprometer seu cronograma. Deixe claro o que é possível e o que não é, se atenha aos objetivos traçados no passo anterior e tente ser o mais claro possível a todo o momento.

Você pode inclusive dar uma olhada nas opções de personalização do wordpress para clientes, e um ponto importante para quem ainda está começando e não tem nada online, são os cuidados ao registrar um domínio, esses dois pontos podem ajudar também na hora do cliente administrar seu painel.

Começe o desenvolvimento

Depois de toda a parte conceitual, vem o começo do trabalho pesado, é nele que você deve pôr em prática suas habilidades e algumas dicas que já demos sobre otimização, performance e verificar toda a compatibilidade de segurança. Você já pode planejar tudo com um ambiente de testes para Wordpress, o que facilita trabalhos futuros e ajuda a manter o site sempre online e sem problemas para os visitantes. Com toda a parte técnica concluída, vale dar uma olhada em alguns ajustes que ajudam a deixar seu site sempre seguro.

Nunca esqueça da performance e otimização que farão a preciosa tarefa de agradar os motores de busca, já falamos de plugins como o Yoast SEO e plugins de minificação e carregamento de imagens, não deixe de ler sobre cada um deles e manter o tempo de carregamento o menor possível, isso trará resultados agradáveis para todos.

Planeje bem o conteúdo

Seguindo os dois primeiros tópicos de objetivos, trabalhe seu conteúdo para solucionar essas duas questões, aquém o conteúdo se destina e de que forma entrega o resultado que os visitantes esperam. Além do conteúdo principal do seu site, atualmente ter um blog faz parte de uma estratégia de captação de público muito importante, então escolher o melhor nicho para um blog é muito importante, com uma boa taxa de visitação você consegue coletar dados importantes para seus relatórios e entender se está no caminho certo, se tudo correr bem, lembre-se de 10 dicas gratuitas para aumentar o seu tráfego.

Já esta pronto para criar seu site em WordPress?

Se você é experiente, provavelmente já conhece algumas das coisas que falamos nesse artigo, se está começando e gosta de aprender algumas novidades pode conhecer novas estratégias para organizar seus trabalhos, sempre estamos publicando novos artigos que podem ajudar a entender melhor como trabalhar com esse mercado de gerenciadores de conteúdo, o Wordpress é hoje o mais popular de todos eles.

Gostou de nosso post? Compartilhe: