Como planejar, criar e lançar um site em Wordpress

Como planejar, criar e lançar um site em Wordpress

14/07/2017 às 12:00WordPress

Muitos são os projetos de websites em Wordpress que são iniciados, mas acabam parando no meio do caminho, seja por falta de tempo, orçamento ou planejamento. Nem sempre é fácil manter o andamento de um projeto do início ao fim, imprevistos com o cliente podem acontecer, o objetivo pode ser alterado e com isso volta-se à estaca zero, mas na maioria dos casos existem tarefas a serem criadas para que tudo entre em um cronograma e seu projeto comece e termine como deve, vemos reunir alguns requisitos que você não deve deixar para trás na hora de começar a sua lista de criação.

Além de começar a definir alguns detalhes mais básicos, como a hospedagem onde seu site ficará e ler nossas dicas de como escolher uma hospedagem de qualidade, criar o cronograma do desenvolvimento do seu projeto é um passo fundamental para a finalização dele,

Desenvolver sozinho ou não?

Dependendo do tamanho do projeto, você pode precisar de uma ajuda a mais, escolher bem quem fará parte do seu time é essencial para o andamento do projeto. Dê preferência a quem já tenha trabalhado com algo semelhante, procure pessoas que possam agregar habilidades que você ainda não tem para melhorar o projeto,

Quais os objetivos do projeto?

Grande parte dos clientes descrevem aspectos básicos do que querem ver em seu site após finalizado, mas acabam se esquecendo de olhar com mais detalhes e entender como tudo aquilo vai influenciar nas atividades de seus visitantes ao longo da jornada de acesso. Sendo um site empresarial, definir os objetivos é um ponto ainda mais importante, pois a geração de contato e conversão de vendas podem estar diretamente ligadas ao que o visitante acessa. Se você não define o que precisa, não saberá onde investir seu orçamento.

Qual o seu público alvo? O que buscam ao acessarem seu site? As interações para chegarem ao que precisam é rápida? Planeja outras formas de integração como redes sociais, anúncios ou parcerias?

Vale lembrar que o objetivo correto fará com que o investimento traga retorno tão breve quanto possível, definir essas metas iniciais ajuda a não perder tempo e dinheiro com criações que não atendem a sua necessidade.

Planeje e entenda o que planejou

Essa é uma dica que vala para cliente e desenvolvedor, algumas vezes o que acaba atrasando toda a entrega do projeto é o desentendimento no momento da ideia e a execução, quando você sugere uma função, tenha certeza de que o cliente está entendendo perfeitamente do que se trata, dessa forma você não terá que refazer alguma coisa e comprometer seu cronograma. Deixe claro o que é possível e o que não é, se atenha aos objetivos traçados no passo anterior e tente ser o mais claro possível a todo o momento.

Você pode inclusive dar uma olhada nas opções de personalização do wordpress para clientes, e um ponto importante para quem ainda está começando e não tem nada online, são os cuidados ao registrar um domínio, esses dois pontos podem ajudar também na hora do cliente administrar seu painel.

Começe o desenvolvimento

Depois de toda a parte conceitual, vem o começo do trabalho pesado, é nele que você deve pôr em prática suas habilidades e algumas dicas que já demos sobre otimização, performance e verificar toda a compatibilidade de segurança. Você já pode planejar tudo com um ambiente de testes para Wordpress, o que facilita trabalhos futuros e ajuda a manter o site sempre online e sem problemas para os visitantes. Com toda a parte técnica concluída, vale dar uma olhada em alguns ajustes que ajudam a deixar seu site sempre seguro.

Nunca esqueça da performance e otimização que farão a preciosa tarefa de agradar os motores de busca, já falamos de plugins como o Yoast SEO e plugins de minificação e carregamento de imagens, não deixe de ler sobre cada um deles e manter o tempo de carregamento o menor possível, isso trará resultados agradáveis para todos.

Planeje bem o conteúdo

Seguindo os dois primeiros tópicos de objetivos, trabalhe seu conteúdo para solucionar essas duas questões, aquém o conteúdo se destina e de que forma entrega o resultado que os visitantes esperam. Além do conteúdo principal do seu site, atualmente ter um blog faz parte de uma estratégia de captação de público muito importante, então escolher o melhor nicho para um blog é muito importante, com uma boa taxa de visitação você consegue coletar dados importantes para seus relatórios e entender se está no caminho certo, se tudo correr bem, lembre-se de 10 dicas gratuitas para aumentar o seu tráfego.

Conclusão

Se você é experiente, provavelmente já conhece algumas das coisas que falamos nesse artigo, se está começando e gosta de aprender algumas novidades pode conhecer novas estratégias para organizar seus trabalhos, sempre estamos publicando novos artigos que podem ajudar a entender melhor como trabalhar com esse mercado de gerenciadores de conteúdo, o Wordpress é hoje o mais popular de todos eles.

Gostou de nosso post? Compartilhe: