Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Cuidados ao registrar um domínio

Cuidados ao registrar um domínio

19/06/2017 às 09:00Hospedagem de Sites

Não é incomum surgir um monte de dúvidas na hora de registrar o seu site, afinal, é um investimento que você está fazendo. Muitos não imaginam o perigo que um registro errado pode proporcionar, enquanto outro tem medo demais de tudo e não confiam em nada. Mas afinal, quais são os cuidados que devem ser tomados ao registrar um domínio? Calma, fizemos uma lista do que você mais deve prestar atenção para que não caia em nenhuma cilada.

É o seu primeiro site?

É importante pensar se você já é conhecido ou não por determinado público. Uma pessoa que já tem um site e quer ter outro derivado dele está em uma situação bem diferente da pessoa que está registrando o primeiro site. Nomes conhecidos, nomes parecidos, nomes muito difíceis, entre outras coisas, são questões a serem pensadas na hora de registrar o seu domínio e falaremos mais profundamente disso nos próximos tópicos. O mais importante agora é pensar que, se não é o seu primeiro site, um nome que remeta a marca ou aos seus serviços anteriores pode ajudar na associação da nova marca ou nova empresa com o público. Pense nisso.

Pesquise

Pesquise tudo o que você puder sobre o site em que pretende registrar o seu domínio. Se possível, entre em outros sites que também fizeram o registro de domínio com esse serviço e verifique a qualidade de cada um. Pesquise também os sites que compartilham do mesmo nível de domínio para entender se você está na plataforma certa. Para quem está começando na área, é de extrema importância conhecer todos esses aspectos para não ter problemas ou se arrepender no futuro. A pesquisa é onde tudo começa, não pule essa etapa.

A importância do nome

É importante que o nome do seu site remeta ao produto que você quer vender ou ao serviço que você quer prestar. Alguns nomes podem parecer estranhos e remeter a coisas desagradáveis ou totalmente desconexas com o que você quer oferecer. Pense bem no nome que quer colocar em seu site e, se possível, também registre no plural para que não gere nenhum tipo de confusão quando as pessoas o acessarem. Nomes fáceis de escrever e sem abreviamentos também ajudam na hora do público acessar o seu site. Pense nessas dicas, dessa forma você consegue criar um vínculo entre a palavra e o produto ou serviço oferecido por você e evita confusões.

Tenha certeza de que seu nome é único

Mesmo com um site com nome igual em outro nível de domínio (como os sites .com, .org, .net, etc.), é altamente recomendável que o seu site seja o único com esse nome por uma simples razão: Você não quer gerar confusão e acabar perdendo tráfego por uma questão tão simples. Além disso, certos nomes comerciais são registrados em cartório e podem pedir a anulação do seu domínio se você tiver um site com o nome igual ao deles. Resumindo, ter um nome só seu é melhor em todos os sentidos e evita dores de cabeça.

Como você poderá renovar o seu domínio?

Um dos principais cuidados que você deve tomar ao registrar um domínio é entender a política do site em que você está registrando, quanto ao período em que seu nome pode ser usado. Normalmente, depois de escolher um site para registrar o seu, você registrará seu nome de domínio por um período de 1 a 5 anos com direito à renovação. Você deve se inscrever em qualquer serviço adicional com seu registrador (por exemplo, hospedagem na web, hospedagem de e-mail), verificar se você se comprometeu a renová-los ao mesmo tempo em que seu domínio ou os outros serviços podem ser alterados ou renovados, separadamente do nome do seu domínio propriamente dito.

Verifique o suporte do seu registrador

Descubra quais os tipos de suporte técnico e cliente que oferecem e quando esses serviços estão disponíveis. Por exemplo, alguns registradores oferecem suporte on-line 24 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto outros oferecem suporte por telefone somente durante o horário comercial. Essa não é a questão principal, você precisa levar em conta qual a qualidade desse suporte e com qual nível de eficiência ele pode resolver os seus problemas.

Outra dica valiosa é sempre ler as letras pequenas que aparecem nos contratos para saber se há algo escondido, se você pode perder alguma vantagem ou se o serviço não é tudo aquilo que parece ser de primeira impressão. Embora um registro de nome de domínio não seja como comprar uma casa ou um carro, você deve entender todo o contrato de compra antes de assiná-lo. Solicite termos e condições gerais e leia-os detalhadamente, sempre. Verifique se o seu nome de domínio será registrado especificamente para você em seu nome e não em nome do registrador ou de outro terceiro. Ao verificar todos esses pequenos detalhes que fazem a diferença, você com certeza dará um grande passo para escolher qual o site em que quer registrar seu domínio.

Considerações finais

Criatividade, questões burocráticas e muito empenho são coisas necessárias na hora de passar por essa etapa. Temos que conhecer todos os cuidados a serem tomados na hora de registrar um domínio para não cairmos em uma armadilha na qual podemos sair no prejuízo. Por essa razão, o planejamento é tão importante para que você não tenha qualquer problema.

Em um mercado que não é totalmente novo, mas que está se expandido cada vez mais, não é difícil vermos pessoas cheias de dúvidas e anseios sobre se seus negócios online irão funcionar ou não. Isso é uma questão que envolve diversos fatores, mas tomar certos cuidados ao registrar o seu domínio na internet ajuda muito para que você não tenha nenhum prejuízo e não sogra nenhum tipo de dano.

Agora que você já sabe quais são os cuidados que você deve tomar ao registrar um domínio, fica mais fácil de saber no que confiar ou não, não é mesmo? Quer saber onde é melhor registrar seu domínio. Preste atenção nessas dicas e sempre questione e tente encontrar fontes ou experiências de outros usuários para poder tocar o seu negócio online sem grandes problemas.

Gostou de nosso post? Compartilhe: