Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Personalizando a administração do Wordpress para seus clientes

21/06/2017 às 10:08 WordPress

Personalizando a administração do Wordpress para seus clientes

Em diversos projetos você provavelmente teve alterações para fazer para algum cliente que se repetiu em diversos outros, então porque não fazer disso uma personalização padrão e ainda mais, criar uma identidade para seu painel e seu projeto.

O Wordpress é extremamente personalizável e com isso se torna muito fácil criar projetos adaptados as suas necessidades e a de seus cientes, preparamos nesse artigo algumas dicas bem úteis para fazer do seu painel administrativo um atrativo a mais para seus clientes.

Planeje e prepare sua instalação e arquivos

É óbvio que você vai ter plugins que vão te entregar tudo pronto, mas o importante é fazer dele a sua identidade, então escolha os plugins corretos e comece a personalizar de acordo com o que vai ser útil para seus clientes. Inclua páginas de ajuda, prepare textos bem claros e que fácil entendimento para leigos, se necessário inclua uma área de tutoriais e vídeo, é um procedimento que pode te dar algum trabalho, mas pensando a longo prazo pode te fazer ganhar algumas horas livres já eu não vai ter de parar para explicar cada função aos seus clientes, afinal, eles podem aprender tudo em seu novo painel administrativo.

Vale lembrar que já mostramos Como aumentar a velocidade de carregamento de seu site e Como minificar seus arquivos e obter mais performance para o front-end e SEO, então use essas dicas para fazer seus ajustes e não prejudicar o carregamento dos blogs.

Você pode traduzir os plugins que oferecem multi-idioma, sugerimos o POEdit, nele você tem uma interface própria para o controle da sua tradução e compilação dos arquivos de idioma em poucos cliques.

Quais plugins usar?

Para personalizar os menus e oferecer novos painéis com ajuda recomendamos o ClientDash, com ele você pode criar novos menus, alterar a posição de outros, criar widgets interativos e oferecer uma experiência personalizada para cada grupo de usuários.

Não deixe de ler também o post sobre mariadb!

Para controlar o que cada grupo de usuários poderá acessar recomendamos o Adminimize, com ele você edita todos os acessos das contas e define o que cada uma poderá acessar através do menu principal do Wordpress. É muito útil porque além de controlar o que o seu cliente poderá acessar (assim evita exibir coisas desnecessárias ou muito técnicas), você pode configurar acessos para multi-autores, assim não expões para redatores configurações que não são necessárias as suas funções.

Se seu projeto vai trabalhar com várias pessoas editando o conteúdo e você precisa controlar o que cada uma delas está mexendo ou até mesmo saber o que foi modificado após algum erro, vale a pena testar o Simple History, com ele você tem uma página inteiramente dedicada ao histórico de modificações de todos os usuários cadastrados em seu Wordpress, você pode consultar edições de páginas, artigos, galeria, plugins, acessos, além de ter uma grande opção de filtros, assim você não sofre com edições erradas sem saber o responsável.

Para edições mais avançadas você pode usar o WP Config File Editor, com ele você faz alterações diretamente do seu painel em seu arquivo wp-config.php, é útil quando você não tem acesso ao seu FTP e arquivos do desenvolvimento mas ainda sim precisa realizar alguma correção ou modificação nesse arquivo. Com ele você pode definir o uso de memória, cache, atualizações automáticas, opções de debug, chaves de segurança, e com algumas modificações pode até mesmo criar seus próprios snippets para suas edições preferenciais, tornando a instalação ainda mais segura.

Ainda visando os ajustes mais técnicos temos o Error Log Monitor, um plugin que mantém você alerta quanto a erros no processamento do Wordpress, você pode ser notificado por e-mail periodicamente e assim planejar as correções sem que isso afete o seu cliente primeiro.

Personalizando o front-end

Como falamos bem no início do artigo, você pode oferecer uma experiência completamente personalizada dentro do Wordpress aos seus clientes, pensando nisso você pode conhecer o Slate Admin Theme, com ele você altera completamente seu painel administrativo e pode oferecer novas combinações de cores, novos ícones, um editor de texto mais limpo e amigável, ainda que seja apenas um ajuste visual contribui para estabelecer seu trabalho com um diferencial de praticidade e marcante para quem o usa. Você pode inclusive alterar o painel de login, trazendo sua marca ou a de seu cliente para um branding ainda mais completo.

Bônus

Por último, mas não menos importante temos um plugin gratuito em sua versão lite mas que oferece também recursos Premium, todos os anteriores citados no artigo são completamente gratuitos e editáveis para as suas necessidades, mas ainda que o nosso bônus seja fremium vale muito a pena ser lembrado. Estamos falando do WP User Frontend, com ele você pode oferecer uma experiência ainda mais simplificada aos editores dos blogs criando formulários e publicação e edição de artigos diretamente no site, sem a necessidade de acesso ao painel administrativo. Além desse ótimo recurso você pode criar formulários para tipos de publicação diferentes, como os guest posts, formulário de login e registro, edição do perfil, tudo direto no site, além de diversas opções de personalização.

Conclusão

Vimos alguns plugins que podem te ajudar a criar uma identidade para o seu projeto e oferecer aos seus clientes uma experiência personalizada e muito agradável com o Wordpress, você pode agregar diferenciais aos recursos padrões da plataforma trazendo mais proximidade e recursos úteis para manter seu cliente sempre satisfeito. Com algumas modificações você pode até mesmo adaptar cada um desses plugins as suas necessidades mais específicas e tornar o uso completamente diferenciado, ganhando tempo e tendo menos problemas para gerenciar diversos projetos. Se você está procurando uma hospedagem de site otimizada para suas intalações Wordpress não deixe de conferir nossos planos, temos certeza de que não vai se arrepender!

Gostou de nosso post? Compartilhe: