Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como empreender do zero? Estratégias, dicas e mais!

14/06/2022 às 10:59 Ajuda

Como empreender do zero? Estratégias, dicas e mais!

Como empreender do zero? De acordo com um levantamento feito pelo governo federal, apenas em 2021 houve o surgimento de mais de 3.800.000 novas empresas, o que representou um aumento de 30% de empreendimentos desde 2018. E ainda, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), um dos setores que mais se destacam devido a crescente necessidade de digitalização das organizações ao longo da pandemia, foi o setor tecnológico. Assim, ao se deparar com tal cenário aquecido, a questão que surge é: por que as pessoas estão empreendendo tanto e mais, como conseguem começar um negócio do zero atualmente?

Vejamos então quais são as vantagens em empreender em 2022, e principalmente como começar o seu negócio do zero! Confira!

Vantagens em empreender em 2022

Quando o assunto é Empreender no Brasil em 2022, muitos desafios surgem como a instabilidade política e a crise econômica vivenciada atualmente. Entretanto, esta vem se apresentando ser a escolha mais assertiva para os profissionais que enfrentam dificuldades de (re)colocação no mercado de trabalho ou também para aqueles que buscam a sua independência financeira sem dependência das obrigações contratuais do regime CLT.

O empreendedorismo possibilita, portanto, que você estruture seu negócio próprio de forma muito rápida e obtenha provavelmente mais resultados financeiros do que obteria em um trabalho em regime CLT. Mas não é só sobre os ganhos, e sim também sobre a liberdade geográfica e laboral que este modelo de trabalho acarreta, uma vez que seja como MEI ou ME, a maioria dos empreendedores conseguem definir seus próprios regimes laborais, ou seja, de onde e quando trabalhar.  

Além disso, o constante crescimento e surgimento novas redes sociais e tecnologia, tem proporcionado grandes vantagens para quem deseja empreender, pois permitem o rápido contato com o público, facilitando a sua jornada do consumidor e sua conversão à se tornar um cliente de fato. Isso ocorre sem qualquer barreira geográfica ou temporal, uma vez que a internet está disponível 24/7. E as mídias digitais ainda possibilitam a diminuição de custos para o empreendedor - que normalmente um negócio físico exige -  como: gastos com aluguel, contas de luz, água e segurança.

Como empreender do zero? 7 Estratégias e dicas essenciais!

Nada começa bem, senão não for corretamente planejado. Com isso mente, separamos 7 passos para te ajudar a empreender do zero:

  1. Liste suas ideias de negócio ou aproveite uma tendência de mercado: separe 3 ideias que tenha tido sobre algum negócio - que sejam viáveis e tenham potencial lucrativo - ou então estude algumas tendências de mercado, como a abertura de  e-commerce ou desenvolvimento de infoprodutos.

  2. Comece pequeno: a ideia é ter um grande negócio rentável, certo? Mas para isso devemos primeiro começar de forma simples e objetiva. Utilize os recursos que estejam ao seu alcance, se dedique ao máximo mas não exija perfeição dos seus processos no início, pois há muito a aprender (e aprimorar) durante a sua própria jornada empreendedora.

  3. Invista em sua profissionalização: quem empreende precisa ter muito conhecimento técnico na sua área de atuação e até em outras para lidar com as burocracias e adversidades do seu negócio. Assim, torna-se necessário investir em formações para aprender a gerir corretamente a sua própria empresa e seus recursos, de forma a garantir o seu sucesso. Para isso, invista gradativamente em cursos nas mais diversas áreas (comercial, marketing digital, financeira, logística…) para que mesmo que não cuide diretamente de todos os departamentos da sua empresa, possa ter uma noção básica. 

  4. Busque ajuda: um dos grandes diferenciais de todo empreendedor é saber pedir ajuda, isso porque como já mencionado, todo o negócio exige conhecimentos em diversas áreas para solucionar desafios diários, o que pode ser assustador para uma pessoa que empreende sozinha.  Por isso, não tenha vergonha de procurar salas do empreendedor, consultorias e mentorias para tirar dúvidas específicas (financeiras, tributárias, logísticas…) ou mesmo gerais sobre sua empresa. 

  5. Faça networking: crie aos poucos uma rede de contatos profissionais para trocas informações, ideias e dicas sobre a vida empreendedora ou sobre especificamente o seu nicho de atuação. O importante é criar conexões que possam ajudar você durante o seu processo, e isso pode ser feito facilmente através de algumas redes sociais como o LinkedIn, Instagram e Telegram.

  6. Desenvolva um plano estratégico prático: defina metas e objetivos tangíveis, assim como prazos! Estruture as áreas fundamentais para abrir o seu negócio, por exemplo, no caso do e-commerce: fornecedores, logística de entregas, financeiro e marketing. Estabeleça quando de fato irá começar o seu negócio, separe os recursos que precisa, defina as tarefas de cada departamento e comece!

  7. Controle o seu negócio: a verdade é que você só saberá se está atingindo suas metas estabelecidas se realizar o correto controle do negócio. Para isso, separe pelo menos 1 dia no final do mês para cuidar de toda a parte financeira e contábil, peça ajuda a um profissional da área financeira e tributária se necessário. Não deixe acumular pendências burocráticas, pois isso poderá custar o sucesso do seu negócio a longo prazo, afinal sem lucro não há negócio saudável.   

Gostou do conteúdo? Para compreender mais sobre empreendedorismo, gestão empresarial e outros temas, acompanhe o Sebrae MS !

Gostou de nosso post? Compartilhe: