Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

E-commerce: vendendo serviços pela internet

17/01/2022 às 11:06 Ajuda

E-commerce: vendendo serviços pela internet

Com a evolução e desenvolvimento de novas tecnologias, o modo de vender serviços também mudou. Ao mesmo tempo que o mundo digital vem crescendo, o e-commerce está ganhando cada vez mais força, facilitando a comunicação entre empresa e consumidor. Mas você sabe o que é e como funciona a prestação de serviço no e-commerce de serviços?

Hoje em dia encontramos sites na internet que vender todos os tipos de produtos, desde eletrônicos, brinquedos, roupas até sistema de controle de acesso, Trata-se de um empreendimento eletrônico em que todas as transações comerciais são realizadas de forma online, integralizando a venda e o atendimento ao cliente na estrutura digital, de forma muito mais dinâmica e rápida do que os meios mais usuais. É evidente que hoje o processo compreende muito mais do que a compra e venda, integralizando também o desenvolvimento, marketing, atendimento, pagamento, entre outros. O e-commerce não é só para venda de produtos, também serve como forma de anunciar a prestação de serviços e alcançar mais pessoas.

Podemos citar diversos benefícios do e-commerce, como a conveniência, a velocidade da transição e o baixo custo. Ou seja, o consumidor tem acesso o tempo todo ao serviço, de qualquer lugar do mundo, com comodidade. E para a empresa também há diversas vantagens, pois é mais fácil fazer promoções, monitorar o cadastro de clientes, acompanhar a eficiência de suas ações em tempo real, além dos custos para manter um negócio online serem mais baixos. Além de que, na internet, o que importa é a qualidade do serviço. A ideia de qualidade do serviço está associada às expectativas do consumidor, uma vez que se o serviço não atende as suas expectativas, sua qualidade passa a ser considerada como inaceitável ou, se confirmada, passa a ser satisfatória.

Fazer negociações pela internet deixou de ser apenas uma tendência e se tornou uma prática muito viável e rentável. Com o aumento constante de número de consumidores online e o avanço de novas tecnologia, os índices crescentes de faturamento contribuem positivamente para aumentar ainda mais os desempenhos e eficiência dos serviços digitais.

As mídias sociais são instrumentos poderosos de comunicação, relacionamento, venda e atendimento aos consumidores. O Instagram, por exemplo, tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo que mais de 500 milhões de pessoas acessam diariamente. Mas o público-alvo deve estar bem definido para decidir com assertividade quais serão os canais de comunicação usados pela empresa, devendo sempre dar prioridade aqueles que os clientes estiverem mais presentes. Dessa forma, os esforços para atrair novos clientes serão reduzidos, pois a preferência do público faz com que se torne mais fácil impactá-lo e tornar o negócio mais conhecido. 

Mas é importante que a prestadora de serviços, além de estar presente apenas nas mídias sociais, como Instagram, tenha um site, pois facilita ao cliente encontrar a empresa através de uma simples pesquisa no Google. Sem pessoas interessadas, o seu negócio não se sustenta. Ainda que as redes sociais sejam grandes aliadas no marketing, ter um site bem estruturado transmite profissionalismo e credibilidade, aumentando o tráfego qualificado, ou seja, o número de visitantes com potencial de compra alto.

Outra forma de ir além das plataformas de mídias sociais e melhorar o desempenho da empresa e visibilidade do site, é aproveitar ferramentas como o Google Meu Negócio, que facilita a forma de mostrar informações básicas aos clientes, como horários de funcionamento, localização e até mesmo fotos dos serviços que são prestados. 

Ganhando mais visibilidade, o relacionamento com o cliente flui melhor, pois ao visitar o site da empresa, se o usuário se deparar com um layout agradável, interativo, com informações claras e atualizado, ele sente confiança e exatidão na prestação do serviço, garantindo sua fidelização e aumento dos lucros.

Mas apesar dos canais eletrônicos terem se consolidado entre os vendedores de produtos, os prestadores de serviço ainda precisam enxergar melhor o meio digital como uma forma de expandir suas operações, analisando as diferenças na prática. Por exemplo, um e-commerce de serviços deve ser adaptado para destacar o perfil do prestador de serviço, especificando o tipo de serviço e mostrando os processos e os procedimentos que ocorrem durante a sua prestação, ou seja, deve pensar no serviço como um produto, que precisa ser vendido. Normalmente, o que ocorre é uma padronização dos serviços prestados, então o empreendedor pode focar suas vendas através de pacotes de serviços e então usar técnicas de marketing para oferecer isso no mercado.

O prestador de serviços que aliar um site bem estruturado com as redes sociais, garantirá sua presença no mundo digital, porque antes de contratar um serviço o cliente realiza uma pesquisa online. Então uma boa estratégia de marketing, campanhas de Social Ads, anúncios de search e realizar promoções de forma mais profissional podem trazer mais sucesso para esse tipo de mercado. Baseado em dados dos clientes que são captados pelo site e entender os seus comportamentos ajudará a tomar novas decisões e melhorar as estratégias, direcionando cada vez com mais qualidade ao seu público-alvo, aumentando a sua taxa de conversão.

O Sucesso dos E-commerces de Serviço

Com a demanda crescente de buscas na internet tanto por produtos, quanto por serviços, os e-commerces de serviços vem crescendo cada vez mais e temos uma ampla gama de serviços sendo oferecidos por meio desses serviços. 

O Cliente escolhe o serviço que deseja e então faz o compra utilizando o mesmo sistema de loja virtual, que é utilizado para venda de produtos. Dessa forma o cliente tem acesso a um serviço de forma ágil e prática e com a facilidade do pagamento online. 

Entre alguns exemplos, podemos citar sites que vendem serviços de Manutenção de Celulares, serviços de cupom de desconto e até e-commerce de serviços voltado para recursos de multa

Se você deseja implementar um modelo de e-commerce de serviços, um dos itens mais importantes que devem ser levados em consideração é a qualidade do seu serviço de hospedagem. Conte com nossos serviços e tenha o melhor plano de hospedagem para o seu negócio. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: