Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Armazenamento ou backup em nuvem? Entenda os dois termos

28/10/2017 às 15:21 Ajuda

Armazenamento ou backup em nuvem? Entenda os dois termos

No mundo dos negócios online é muito fácil se confundir pela diversidade de termos que precisamos utilizar todos os dias. Ainda mais levando em conta que estamos falando de uma área onde novidades surgem literalmente todos os dias. Saber se adaptar com os termos corretos e saber a diferença entre todos ele é uma das características que qualquer um que trabalhe com negócios online, seja em casa ou seja com sua própria empresa, precisa.

E uma das grandes novidades do mundo da tecnologia dos últimos anos é o serviço de cloud ou nuvem, que é nada mais nada menos do que um servidor virtual, onde você pode armazenar dados e utilizar como se fosse um servidor físico. Sabemos que esse serviço é muito famoso por permitir a entrega rápida de arquivos de uma pessoa para a outra, mas quando se trata de empresas, os serviços de nuvem representam um papel ainda maior para que possamos armazenar e fazer bakcup, por exemplo. E é exatamente nesses casos que a maioria das dúvidas surge: Qual é a diferença entre armazenamento e backup em nuvem? Se você faz parte daqueles que também não entendem, confira aqui a nossa explicação.

O que é armazenamento em nuvem?

Podemos definir o armazenamento em nuvem como uma das funções que a computação em nuvem nos oferece. Nela, os dados são armazenados em servidores remotos acessados ​​pela internet ou nuvem, como chamamos. Todo esse serviço é mantido, operado e gerenciado por um provedor de serviços de armazenamento na nuvem em servidores de armazenamento baseados em técnicas de virtualização.

Está em dúvida sobre os tipos de hospedagem e qual é o que mais pode te oferecer vantagens? Leio o nosso artigo Revenda ou Cloud? Qual é o Melhor? para entender melhor sobre o assunto.

Em outras palavras, podemos dizer que esse serviço basicamente armazena seus dados em arquivos, com a quantidade e tamanho conforme o pacote que você tem do seu provedor. Como se trata de um servidor virtual e remoto, você pode acessa-lo de diferentes dispositivos e não precisa se preocupar com os problemas que geralmente vem com os servidores comuns, como os de hardware, por exemplo. É claro que com essa nova tecnologia, também surgem outros tipos de problemas, como os de segurança, mas ainda assim a novidade vem ganhando cada vez mais adeptos por sua funcionalidade e por seu preço que também está cada vez mais acessível.

O que é backup em nuvem?

Para entendermos o que significa backup em nuvem, precisamos primeiro dar uma rápida definição de backup, até para que as coisas fiquem mais claras no momento da explicação. O backup é basicamente o ato de copiar arquivos ou bancos de dados físicos ou virtuais para um site secundário para preservação em caso de falha no equipamento, ataque de hackers ou qualquer outro problema. Ao entender o que o termo significa, fica mais fácil imaginar o que é o backup em nuvem e a diferença entre ele e o armazenamento em nuvem.

Quando falamos em backup em nuvem, falamos de uma estratégia para fazer backup de dados que envolve o envio de uma cópia dos dados através de uma rede para um servidor fora do local. Em outras palavras, é como se a nuvem fosse usada como mídia física para armazenar os dados do seu backup.

Você já conhece o nosso servidor de Cloud Gerenciado? Confira os planos do Cloud Privado com preços a partir de R$250,00.  Confira todos os diferenciais desses planos como o monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso. Não perca!

Qual é a grande diferença, afinal?

Existem algumas diferenças essências entre armazenamento e backup em nuvem. Por exemplo, a recuperação de dados. A característica mais importante para pensar é como é fácil retirar seus dados de todos esses serviços. Com a sincronização e compartilhamento de serviços, recuperar muitos dados, especialmente se você estiver em um nível alto de dados, pode ser complicado e levar algum tempo.

Talvez essa seja a grande diferença dos dois serviços que falamos aqui. Enquanto no armazenamento você insere dados conforme sua necessidade, no backup em nuvem você normalmente faz uma cópia de todo o seu sistema, seja seu site, os dados do seu blog, loja virtual ou que mais possa ser. Logo, a recuperação deles se dará de forma mais lenta, porém de uma única vez. Já no armazenamento em nuvem, você também pode recuperar um arquivo de cada vez, mas se decidir recuperar muitos ou um tamanho muito grande de arquivos, provavelmente tomará mais tempo do que o backup em nuvem.

O que é melhor para usar?

Depois de aprender melhor sobre cada um dos dois termos, você deve estar se perguntando qual será o melhor serviço para aumentar a capacidade ou realizar alguma tarefa que o seu negócio precisa. Mas a resposta para isso normalmente é: O melhor é o que encaixa melhor em suas necessidades, o que encaixa melhor em seu negócio. (Leia mais sobre as Vantagens do Cloud Privado).

Isso significa que você só vai saber a resposta para essa pergunta, depois de estudar e analisar cada um dos dois serviços, além de entender como eles podem ajudar em cada aspecto de seu negócio online. Depois de tudo isso, você vai saber se a melhor opção para você é o armazenamento em nuvem ou o backup em nuvem. Pense que tudo tem suas vantagens e desvantagens, mas o melhor para você é aquele serviço no qual as vantagens se encaixam melhor com as suas necessidades do momento.

E aí, conseguiu compreender melhor os termos armazenamento e backup em nuvem? Entender os termos e como eles são utilizados é essencial para qualquer um que deseje prosperar com o seu negócio online. Mesmo com as rápidas mudanças que esse mundo nos oferece, é necessário saber como ele funciona e, sempre que possível, acompanhar todas essas mudanças. É dessa forma que fazemos com que o nosso negócio também acompanhe e possa evoluir junto com o público. Pode parecer algo muito difícil no início, mas cada novo conhecimento é um passo para essa evolução que tanto falamos hoje. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: