Ahrefs: como analisar um site usando a plataforma

14/07/2020 às 15:48 SEO

Ahrefs: como analisar um site usando a plataforma

Se você tem uma página online, então precisa aprender como analisar site no Ahrefs. Afinal, hoje em dia, essa é a maior plataforma para o trabalho de otimização de posicionamento de páginas na Internet.

A otimização para motores de busca é essencial pois o Google é o maior motor de tráfego da Internet (são cerca de 87 mil buscas por segundo!). Assim, se a sua página não estiver otimizada, poderá perder oportunidades incríveis para se dar bem na Internet.

Portanto, é necessário aprender como analisar site no Ahrefs para poder atingir os melhores resultados possíveis. Quer aprender? Então siga a leitura abaixo!

O que é o Ahrefs?

Começando pelo básico, o Ahrefs é uma plataforma online que ajuda o dono de um site, profissional de marketing ou qualquer outra pessoa interessada na análise de otimização para motores de busca. Basicamente, o Ahrefs foi um software construído inicialmente para medir a Autoridade de Domínio e de Página de sites e artigos, com foco majoritário em link building. No entanto, com o tempo, a plataforma foi adicionando novas funções e crescendo, de modo que se tornou uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha com marketing digital.

Hoje em dia, o Ahrefs é útil dentro de toda um planejamento de marketing digital, desde a pesquisa de palavra-chave para a produção de um artigo ou sugestão de conteúdo a ser utilizado, até a análise de ranqueamento e muito mais.

Para se ter uma ideia do tamanho do Ahrefs, a página tem em seu banco de dados cerca de 172,2 milhões de domínios online, indexando 268 bilhões de páginas e 14,9 trilhões de links internos (além de 1,9 trilhões de links externos). Só no Brasil, a plataforma rastreia mais de 520 milhões de palavras-chave.

Ou seja: essa é uma plataforma que deve ser usada por todos os profissionais que desejam uma análise completa de SEO e como melhorar o ranqueamento de suas páginas no Google.

Como analisar site no Ahrefs?

Ok, agora que já entendemos qual é a plataforma, é hora de aprender como analisar site no Ahrefs. Isso é feito começando pelo relatório básico do Open Explorer. Para usá-lo, é importante adicionar a URL do seu site no campo indicado e esperar para que o aplicativo carregue a análise feita.

Em seguida, o apresentará um relatório com tudo que foi possível captar da sua página. Dentre os principais itens, estarão:

  • UR (URL Rank): é a autoridade da página. A nota é dada em uma escala de 0 a 100, sendo 100 o melhor e 0 o pior;
  • DR (Domain Rank): é a autoridade de domínio. A nota também é dada em uma escala de 0 a 100, sendo 0 o pior e 100 o melhor (essa informação é essencial se você participar de uma estratégia de posts convidados em plataformas como o site guestposts.com.br);
  • Quantidade de Backlinks: é o número de links que a sua página recebeu de outros domínios;
  • Referring Domains: a quantidade de domínios diferentes que faz links para você.

Além dessas métricas, você ainda poderá acessar três interfaces diferentes do relatório: o Backlink Profile, que mostra o perfil dos links externos recebidos, o Organic Search, que mostra um estudo do seu tráfego orgânico, e o Paid Search, que faz uma análise do seu tráfego pago.

O relatório mais interessante em um primeiro momento é o Backlink Profile, que ajudará a mostrar o perfil de links que você recebeu e como você pode agir para melhorá-lo.

Dentro do Backlink Profile, você pode notar quantas páginas linkaram o seu site com a tag Dofollow, que é importante para a cessão de autoridade para o seu site (o chamado Link Juice), bem como quais domínios que linkaram para você que contam com a maior autoridade (normalmente são os domínios governamentais (.gov), educacionais (.edu)).

Quais outras funções existem no Ahrefs?

Dentre as outras funções existentes no Ahrefs, é importante ressaltar a análise de palavra-chave e sugestão de conteúdos. Isso porque essas duas estratégias serão vitais para o seu ranqueamento online.

No Keyword Explorer, o Ahrefs entrega qual o volume de busca registrado para centenas de milhões de palavras-chave, além de fazer algo que poucas ferramentas fazem: entregam quais são outras palavras que uma mesma página ranqueia. Esse tipo de informação é essencial para quem quer produzir uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz.

Por exemplo, suponha que você vá produzir um conteúdo para a palavra-chave "Como escrever melhor". Na análise, você descobre que os artigos que ranqueiam para esse termo também ranqueiam bem para palavras como "Ortografia", "frases curtas" ou "o segredo para escrever bem". Nesse caso, você deveria inserir esses termos no seu artigo também.

Com essas dicas, ficará mais fácil explorar a ferramenta para aumentar o sucesso da sua estratégia digital. Afinal, agora você saberá como gerenciar seus links, descobrir páginas com bom domínio para fazer posts convidado e que tipo de conteúdo produzir para ranquear bem.

E aí, gostou de aprender como analisar site no Ahrefs? Comente abaixo com a sua opinião!

Gostou de nosso post? Compartilhe: