A importância de ser responsivo no trabalho de front freela

28/10/2019 às 18:14 Ajuda

A importância de ser responsivo no trabalho de front freela

Trabalhar como front freela tem suas vantagens, isso é impossível de negar. Você consegue organizar seus próprios horários, trabalhar praticamente de qualquer lugar do mundo e, em grande medida, pode até escolher os clientes para os quais quer trabalhar.

Mas para que haja tanto êxito, é necessário que o profissional saiba se atualizar e entender quais são as tendências do mercado no momento.

É por isso que hoje vamos falar sobre a importância de ser responsivo no trabalho de front freela. Confira aqui as principais dicas para se atualizar da maneira certa em sua profissão. Mas antes, é necessário definirmos o que é ser responsivo.

O que é ser responsivo, afinal?

Resumidamente, podemos dizer que ser responsivo é adotar uma filosofia de design e programação em que i sistema responde e se adapta dependendo do layout do dispositivo que está sendo usado.

Em outras palavras, significa saber criar páginas que possam ser executadas tanto em desktops quanto em smartphones ou tablets, fazendo com que todos os elementos se adaptem ao tamanho da tela.

O principal motivo de ser responsivo no trabalho de front freela ser tão importante, é que dessa forma você pode aumentar o alcance do seu aplicativo para uma base maior de usuários usando uma grande variedade de dispositivos.

Você já conhece o nosso serivço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Vantagens de ser responsivo no trabalho de front freela

Agora que você já entendeu o que é ser responsivo e por que é importante saber disso, vamos citar as principais vantagens de realizar um trabalho dessa forma.

Dessa forma, você pode entender com mais profundidade não só a importância, mas também como você pode aumentar o valor de seu trabalho com esse tipo de conhecimento. Essas vantagens são:

  • Maior tráfego para o site
  • Economia na programação e no design
  • Páginas mais rápidas
  • Melhorias no SEO

Vamos falar sobre cada uma delas de maneira separada para que você possa entender de maneira mais sólida nossas explicações.  

Maior tráfego para o site

Hoje em dia mais da metade do tráfego dos principais sites vem de dispositivos móveis. Esse número tem disparado desde 2015 e tende a crescer cada vez mais.

Portanto, é importante que as empresas tenham sites que funcionem corretamente em diferentes tipos de telas, para que os usuários não encontrem imagens distorcidas ou tenham uma experiência abaixo do ideal.

Embora algumas empresas ainda optem por ter uma versão separada de seu site para dispositivos móveis, o design responsivo está se tornando a norma, pois oferece maior versatilidade a custos mais baixos de desenvolvimento no geral.

Você também pode se interessar: Passo a passo para criar o seu blog

Economia na programação e no design

Como acabamos de citar, faz sentido que um site responsivo custe menos do que ter duas versões diferentes do mesmo site, até porque isso significa um trabalho muito parecido sendo realizado duas vezes.

E mesmo que o investimento inicial de um site responsivo acabe sendo mais caro do que criar dois sites separados, você acabará economizando a longo prazo devido aos custos de manutenção.

Páginas mais rápidas

Usuários de dispositivos móveis, no geral, costumam ser pouco pacientes. Estudos mostram que os visitantes móveis tendem a abandonar páginas da que levam mais de três segundos para concluir o carregamento, o que é um número que pode causar preocupação.

Se um site não for otimizado para diversos tamanhos de telas, levará mais tempo para carregar seus elementos, o que pode frustrar os clientes e fazê-los abandonar seu site.

Por isso, é importante utilizar técnicas modernas de desempenho, como cache e exibição responsiva de imagens, pois isso ajuda a melhorar a velocidade de carregamento e, consequentemente, a ter mais visitantes no site.

Melhorias no SEO

Ser responsivo hoje em dia já é um critério para o ranquemento no Google. E mais do que isso, já é um critério essencial e quase tão importante quanto ter um conteúdo de qualidade.

E por isso as melhorias no SEO são um dos principais benefícios de ser reponsivo no trabalho de fronto freela.

Recomendações e dicas finais

Entender o que é e quais são as vantagens de ser responsivo no trabalho de fronto freela é crucial para a sua carreira, mas também é necessário saber qual é o caminho mais adequado a ser seguido.

Por isso, decidirmos reunir algumas dicas que consideramos importantes para a carreira de qualquer profissional da área.

Nunca deixe de se atualizar

Há alguns anos atrás ser responsivo não era um requisito essencial para se trabalhar no desenvolvimento de sites. Hoje em dia, sem esse tipo de conhecimento, é quase impossível realizar qualquer tipo de projeto.

E como a tecnologia evolui cada vez com mais rapidez, é bem possível que surjam novas tendências e novos requisitos para que você possa participar de projetos. Por isso, nunca deixe de se atualizar e saber quais são as principais mudanças que ocorrem na sua área.

Os conhecimentos básicos são importantes

Apesar de ser necessário se atualizar o tempo todo, como acabamos de falar, você nunca vai conseguir aprender de fato se não tiver as bases que qualquer programador precisa ter.

Portanto, certifique-se de que você tem domínio completo de todos os fundamentos da programação e do design responsivo antes de se aventurar a aprender novas coisas, pois isso pode acabar prejudicando o seu aprendizado e, por consequência, seu trabalho.

Leia também: Hospedagem ilimitada existe?

Entendeu qual é a importância de ser responsivo no trabalho de front freela? Existem muitas profissões em que precisamos nos atualizar constantemente e, quando falamos de trabalhos pela internet, quase todas elas exigem esse tipo de esforço.

A parte boa é que você sempre é recompensado por esse esforço, seja com novos trabalhos para fazer ou mesmo podendo escolher quais os tipos de clientes que quer trabalhar sem medo de se arriscar na profissão que ama.

No fim das contas, é isso que todo profissional busca. Então não deixe de se atualizar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: