5 ferramentas de gestão que desenvolvedores precisam conhecer

16/07/2018 às 19:43 Ajuda

5 ferramentas de gestão que desenvolvedores precisam conhecer

Muitos empreendedores e desenvolvedores acabam enfrentando problemas com relação às demandas e o fluxo de trabalho das suas equipes.

Isso é muito comum, tendo em vista a grande quantidade de tarefas que precisam de sua atenção ao longo do dia.

Por isso as ferramentas de gestão ganharam força e se tornaram tão essenciais para o desenvolvimento de um negócio.

Muitos dessas ferramentas estão compiladas em aplicativos que podem ser acessados tanto de um computador quanto de um smartphone.

No texto de hoje vamos listar 5 ferramentas de gestão que desenvolvedores precisam conhecer e que funcionam para organizar e melhorar o desempenho das empresas modernas, independentemente do tamanho do seu negócio.

Já conhece nossos planos de Hospedagem de Sites? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Mas antes, você sabe o que são as ferramentas de gestão e porque elas são importantes?

As ferramentas de gestão nada mais são do que recursos que sua empresa pode e deve utilizar e que servem principalmente para organizar e controlar, da melhor maneira possível, as tarefas e processos de uma empresa, otimizando o tempo e custo, além do fluxo de trabalho de uma equipe, não importando se ela pequena ou grande.

Além disso, as ferramentas de gestão também servem para analisar e aumentar a qualidade do seu serviço.

Essas ferramentas, quando usadas corretamente, podem facilitar e ajudar em diversos aspectos como definir e executar estratégias, auxiliar no relacionamento com clientes e funcionários, além de monitorar o desempenho da sua equipe.

Confira abaixo a lista de 5 ferramentas que desenvolvedores precisam conhecer e como elas podem te ajudar.

  • Basecamp
  • Trello
  • Evernote
  • JIRA
  • Wrike

Basecamp

A Basecamp é uma ferramenta muito confiável e que já existe há mais de dez anos. É uma ótima opção para trabalhar com e grandes projetos.

Essa ferramenta funciona tanto na internet quanto em smartphones e reúne em um só lugar agenda, bate-papo, transferências de arquivos e tarefas.

Sua interface permite a redução do fluxo de e-mails já que reúne diversas funções em um único espaço. Você pode utilizar a versão gratuita ou a versão premium que funciona através de um plano mensal.

Trello

O Trello é uma das ferramentas mais populares do mercado e que acabou se tornando indispensável para a organização de tarefas dentro das empresas hoje em dia.

Com o Trello você divide e categoriza as suas tarefas, projetos ou o que desejar em cards que podem ser movidos com facilidade de acordo com o seu andamento.

Outra característica importante do Trello é que outras pessoas da equipe também podem ter acesso ao mesmo tempo o que permite o gerenciamento e discussões em tempo real.

Isso tudo sem perder a segurança, já que você é quem determina quem pode ver e gerenciar o seus cards.

Ideal para pequenas empresas, o Trello conta com um plano gratuito e também com um plano mensal que traz outras funcionalidades.

Conheça nosso serviço de Revenda de Hospedagem!

Evernote

O Evernote é uma ferramenta mais simples, porém muito útil na organização de tarefas e criação de notas.

Essa ferramenta deve ser usada como um complemento. Com ele você pode escrever e organizar ideias de projetos, criar listas de tarefas e notas que podem ser colaborativas e facilmente pesquisadas.

O mais interessante é que tudo isso não precisa necessariamente ser feito em texto, já que a ferramenta também aceita vídeos, áudios, fotos e arquivos em PDF.

Apesar de possuir funcionalidades semelhantes em outras ferramentas mais completas, o Evernote faz parte das ferramentas que os desenvolvedores precisam conhecer.

O Evernote também possui uma versão básica gratuita e outra mais completa paga.

Talvez você se interesse: Como criar um blog?

JIRA

O JIRA tem sido uma das ferramentas mais úteis e importantes para os empreendedores.

Dentre as suas funções, a mais interessante é a de organização das equipes e planejamento e distribuição de tarefas, tanto para um grupo quanto para uma única pessoa.

Essa ferramenta possui versão em nuvem, com atualizações automáticas ou a versão local para Windows e Linux.

Wrike

O Wrike também é uma ferramenta ideal tanto para as grandes quanto para a pequenas empresas. Ela ajuda na organização e segmentação de tarefas muito grandes.

Assim como em outras ferramentas citadas acima, o Wrike possui a opção de edição colaborativa e em tempo real, além do compartilhamento de arquivos.

Ele também permite, além da organização de tarefas, gerenciar a carga e o fluxo de trabalho, utilizar um cronograma interativo e também visualizar e organizar as tarefas priorizadas.

Outro ponto que merece destaque é a função de controle de tempo e orçamento de um projeto.

Isso ajuda a garantir que o tempo e o dinheiros sejam gastos de forma uniforme para que não haja prejuízos para sua empresa.

Antes de optar pelo Wrike você pode utilizar a versão de teste gratuita e assim analisar se essa ferramenta funciona para o seu negócio e ajuda a sua equipe a trabalhar de maneira mais eficiente, ou não.

Tudo vai depender de como você lida com cada ferramenta.

Leia também: Hospedagem de Site Gratuito

Como escolher a melhor ferramenta para o meu negócio?

É importante que o desenvolvedor analise cada uma das ferramentas disponíveis no mercado e estude como elas poderão ser úteis para a sua equipe e para a organização do trabalho no dia-a-dia.

Entender as necessidades da sua empresa é essencial na hora da escolha.

Também é importante levar em conta a dinâmica da ferramenta e quais funções ela oferece.

Utilizar as versões de teste gratuitas dessas ferramentas também pode ser uma ótima opção que ajude na hora da escolha.

E aí, gostou das nossas 5 ferramentas que desenvolvedores precisam conhecer? Agora que você já conheceu algumas das principais busque aplica-las.

Essas ferramentas podem ser a chave para alavancar com o seu negócio e trazer resultados cada vez mais positivos, tanto na qualidade do seu serviço quanto no relacionamento e formas de trabalho com a sua equipe.

Gostou de nosso post? Compartilhe: