Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 maneiras de aplicar inteligência artificial no marketing da sua empresa

18/03/2019 às 16:30 Marketing

4 maneiras de aplicar inteligência artificial no marketing da sua empresa

Novas tecnologias estão entrando mais rápido do que o esperado no mercado digital, uma delas é a inteligência artificial.

Nessa onda de automação de marketing de digital, muitas empresas já estão utilizando soluções de Inteligência artificial para a execução de tarefas cotidianas.

Então, saber como aplicar a inteligência artificial no marketing da sua empresa pode ser a chave para potencializar conversões e vendas com menos dificuldades.

Além disso, o aumento da produtividade de seus colaboradores também tende a aumentar já que o foco estará em funções que realmente lhes são interessantes.

Confira também o nosso texto sobre hospedagem de site barata!

O que é inteligência artificial?

Quando pensamos em inteligência artificial, podemos ter imagens de robôs dominando o mundo. Mas não é bem assim, os robôs vêm para servir aos humanos, sendo grandes auxiliares na realização e otimização de tarefas.

A inteligência artificial é uma tecnologia que se utiliza de máquinas e insere nelas inteligências parecidas com as de nós, os humanos. Assim, através de um software e de dados padronizados, é possível automatizar tarefas, das mais simples as mais complexas.

Um bom exemplo são os atendentes virtuais das operadoras de telefonia. Quando ligamos para um call center, geralmente ouvimos uma gravação no início.

Esta gravação foi produzida através da inteligência artificial.

Como assim? A empresa montou um robô de pré atendimento de acordo com os dados que obteve sobre seus usuários.

Assim, o robô pôde ser programado para resolver problemas e tirar dúvidas banais e alocar com precisão os usuários para os setores que realmente podem solucionar seus problemas, quando estes são mais complexos.  

Esse é apenas um meio bastante comum do uso de inteligência artificial no marketing e no atendimento. Existem muitas outras formas de aplicar a tecnologia no seu negócio e falaremos sobre ela durante o texto.

Quais são as formas de aplicação da inteligência artificial no meu negócio?

O uso principal da inteligência artificial no marketing se dá através do machine learning, método que utiliza dados para a concepção de tarefas.

Como veremos abaixo, é possível aplicar inteligência artificial no auxílio de um leque variado de tarefas de marketing, confira:

Anúncios pagos

A inteligência artificial pode ser utilizada para a otimização de campanhas de mídia paga do seu negócio. Todos nós sabemos que para melhorar os resultados com anúncios é preciso realizar um excelente serviço de personalização.

Assim, sua campanha atingirá as pessoas certas e terá um bom CAC e um ROI, o sonho de qualquer marqueteiro.

Com ferramentas de machine learning, é possível cruzar dados e identificar os principais perfis de cliente que a sua empresa possui.

Hoje em dia, é possível acompanhar até quais páginas o usuário visita fora do seu site. Com certeza, você já percebeu que os anúncios do Google que aparecem em sites são sobre temas que você pesquisou recentemente, certo? Então, é por isso!

Esse cruzamento de dados é importantíssimo para a otimização de todos os elementos de um anúncio e para a definição assertiva de sua persona.

Dessa forma, o seu orçamento será melhor utilizado e seu anúncio chegará as pessoas que realmente tendem a se interessar por seus produtos.

Confira também: Dicas para atrair mais clientes para sua empresa no Google.

Recomendações

Essa é uma aplicação de inteligência artificial facilmente percebida nos principais streamings do mercado.

Você, com toda certeza, já recebeu da Netflix ou do Spotify, recomendações de filmes, músicas, playlists, não é mesmo? Então, isso é possível através da análise do seu histórico nestes streamings, analisados por ferramentas de machine learning.

Esses sistemas cruzam o seu histórico de navegação com o de outros usuários e montar perfis em comuns para preparar recomendações de materiais que tendem a interessar um tipo X de usuário.

Isso é possível analisando todo o conteúdo já visto, todas as compras já feitas e os demais hábitos do cliente na navegação no streaming.

E o uso da inteligência artificial para recomendar conteúdos não se restringe aos streamings. Se você tem um blog, por exemplo, pode utilizar deste sistema de machine learning para indicar conteúdos para os visitantes do seu site.

Assim, você tende a melhorar a experiência de navegação dos usuários e a garantir mais conversões para o seu negócio.

Chatbots

Esta aplicação de inteligência artificial é sobre o exemplo que demos lá em cima. Lembra quando falamos do uso de assistentes virtuais pelas operadoras de telefonia? Então, isso acontece pelo uso de chatbots.

Robôs programados para atender um leque de problemas e dúvidas, além de fazer o direcionamento correto do cliente, conforme a sua solicitação.

E o uso dos chatbots não acontece somente no call center. Atualmente, os assistentes virtuais se estendem para o atendimento em chats online e redes sociais.

Eles são uma maneira efetiva de garantir uma resposta rápida e efetiva para o cliente, o que nem sempre é possível no atendimento humano, principalmente em períodos de grande demanda.

Organização e geração de dados

Através de ferramentas de inteligência artificial também é possível melhorar a organização de dados.

Quando a coleta e a análise de dados é feita por humanos, as chances de falhas nos cálculo ou erros na avaliação é considerável, com a inteligência artificial isto praticamente some.

Por que? É simples! Como dissemos lá em cima, a inteligência artificial é uma tecnologia programado por humanos para automatizar tarefas.

Então, basta programar ferramentas e padronização a geração de relatórios e as métricas de análise da sua empresa.

Dessa forma, você pode ter dados mais assertivos e assim tomar decisões baseadas em fortes argumentos para alavancar o seu negócio no mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: