Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

4 itens que o seu menu precisa ter para agradar os visitantes

4 itens que o seu menu precisa ter para agradar os visitantes

04/09/2017 às 09:00WordPress

Se você acompanha nossos artigos sabe que sempre estamos preparando muitas dicas para aumentar o seu tráfego, realizar melhorias para captar mais assinantes para suas campanhas de marketing, preparamos inclusive 6 motivos para você migrar de outro cms para o WordPress, assim você aproveita ainda mais essa plataforma de gerenciamento de conteúdo e pode tirar proveito de uma hospedagem otimizada para WordPress.

Pense na seguinte situação, uma visita chega ao seu blog após pesquisar no Google um assunto que é do seu domínio, ao chegar ao seu blog ela lê o seu artigo, mas e agora? Você sabia que a navegação do seu site é um fator decisivo para a permanência das visitas e no aumento do tempo de navegação? Já falamos como manter seus visitantes mais tempo no seu blog, mas não é tão simples quanto parece, não é uma mágica que vai te dar centenas de visitas diárias e você precisa estar preparado para realizar todos os ajustes necessários para bater suas metas.

Como um menu ruim incluencia suas visitas?

Você provavelmente já acessou algum site que te deixou completamente perdido ao tentar navegar por ele? Qual foi a sua primeira reação? A maioria das pessoas simplesmente sairia do site e procuraria o que está precisando em outro site, situações como essa acabam aumentando uma de suas estatísticas, a taxa de rejeição, e você não vai querer que esses números sejam os mais altos do seu relatório não é?

Um menu "ruim" acaba com a oportunidade de seus visitantes encontrarem mais conteúdos que sejam interessantes para eles, então, se a maneira mais simples de encontrar uma informação se torna a mais difícil, suas visitas acabam deixando seu site para procurar uma forma mais fácil de conseguirem um bom conteúdo.

Pontos importantes que você precisa saber:

A navegação afeta o seu tráfego - Como já deixamos bem claro, quando o menu do seu site passa a ser desafio na hora de encontrar com facilidade o que se procura, você perde visitas. Quanto mais simples for chegar a um novo conteúdo, maiores são as chances de um visitante ficar um bom tempo lendo seus artigos.

A navegação afeta a sua conversão - Se você usa seu site para fechar negócios, saiba que pode estar perdendo dinheiro com uma navegação ruim, quando a visita não encontra a informação que procura para fechar um negócio, você acaba perdendo essa oportunidade e acaba causando uma péssima experiência.

Com alguns ajustes você pode mudar drasticamente a forma como seus visitantes navegam por seu site, trazer a cada um deles uma experiência confortável de navegação não é tão complicado e pode fazer toda a diferença na retenção de tráfego, vamos listar os 4 itens que não podem faltar no menu do seu site ou blog.

1 - Tenha boas descrições

Você precisa ser bem objetivo na hora de preparar a sua navegação, tente não ser tão genérico quando você tem produtos bem definidos, se você tem "Produtos" ou "Serviços" bem específicos, dê preferência por criar descrições bem definidas para cada um deles, isso te ajuda a fazer as ferramentas de busca entenderem o que você está otimizando. O segundo ponto é que isso ajuda seus visitantes a se localizarem com mais facilidade dentro do seu site.

Dê preferência as suas palavras-chave, você pode ler 9 dicas para encontrar as melhores palavras-chave para o seu negócio, o Google dará preferência para elas e não a palavras genéricas como "Produtos" ou "Serviços".

2 - Menus dropdown são ótimos, use-os

Para um assunto muito amplo, menus com camadas extras são ótimos para ampliar a visualização do seu conteúdo. A melhor forma de trabalhar com esse modelo de menu é através dos "mega menus", eles são uma versão completa do seu conteúdo.

3 - Liste os conteúdos mais importantes primeiro

O topo da sua lista nos menus são os itens mais fáceis de serem lembrados, crie uma ordem de importância para o seu menu, pode parecer um detalhe pequeno, mas um posicionamento estratégico irá influenciar no comportamento dos seus visitantes. Você pode usar o Analytics para melhorar cada vez mais os seus resultados.

4 - Planeje seu menu responsivo

Uma dica de ouro é trabalhar a navegação mobile, hoje a grande maioria dos acessos são feitos a partir de dispositivos móveis, por esse ser um público tão importante, planejar com todos os detalhes como será a navegação também é uma tarefa essencial. Uma navegação bem planejada em qualquer dispositivo é um diferencial que você precisa ter se quiser ganhar mais a atenção de seus visitantes e fazer com que pensem em voltar se tiverem uma boa experiência de navegação em seu site ou blog.

Conclusão

Não é muito difícil realizar algumas melhorias na navegação do seu site ou blog, você agora já sabe porque um item tão comum para qualquer visitante pode ser um ponto de partida para o aumento das suas visitas e conversões, entender como seu público está reagindo a sua navegação atual e usar esses dados para realizar as melhorias precisa fazer parte do seu cronograma.

Não esqueça que uma hospedagem otimizada para WordPress fará toda a diferença quando você estiver com todas as dicas postas em prática, leva um tempo até que você possa analisar todas as informações necessárias para montar seu menu ideal, mas se começar ainda hoje terá todo material necessário para acertar cada vez mais no seu projeto.

Gostou de nosso post? Compartilhe: