Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Whatsapp Marketing vale o investimento?

17/02/2021 às 18:52 Marketing

Whatsapp Marketing vale o investimento?

O WhatsApp Marketing com certeza é um ótimo investimento para seu negócio. Qual a razão disso? Esse app está se tornando mais famoso até mesmo que o próprio Facebook. Portanto, é um lugar onde você pode se comunicar com milhões — e até bilhões, se considerarmos fora do Brasil — de pessoas.

Embora essa informação seja chamativa, ele é uma ótima opção por um motivo ainda melhor: todas as suas funcionalidades são gratuitas. Então, seja na versão padrão ou na business, sua empresa não precisa arcar com custos extras.

Vamos aprender um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta de Marketing Digital!

O que o WhatsApp Marketing oferece?

Veja uma lista que resume tudo o que o WhatsApp pode oferecer:

  • ele é um aplicativo gratuito. Sua empresa só precisa de um celular e acesso à internet para usá-lo;
  • todos os nichos de atuação utilizam esse aplicativo, ou seja, é uma abordagem esperada pelos seus leads;
  • em alguns cliques, você envia mensagens para dezenas de pessoas ao mesmo tempo, ampliando seu alcance;
  • ao utilizar esse app, todas as mensagens são enviadas em tempo real, ou seja, de forma instantânea;
  • é uma ótima via de comunicação com seus clientes fidelizados, assim como seus novos leads;
  • se bem utilizado por sua empresa, pode se tornar um diferencial competitivo;
  • e aceita diversos formatos de conteúdo, como vídeos, fotos, áudios e muitos mais.

Com tantos benefícios, fica difícil encontrar um motivo para não usar, não é verdade? Posto isto, vamos apresentar algumas estratégias de WhatsApp Marketing.

Como usar o WhatsApp Marketing?

Existem várias formas de se utilizar o WhatsApp para o Marketing Digital. O ideal é analisar seu negócio e ver quais delas funcionam bem para você. Note que você pode aplicar mais de uma ao mesmo tempo!

Vamos aprender algumas estratégias usadas por agências profissionais de Marketing Digital, como a Planejador Web.

Comunicação em tempo real

A maior vantagem do WhatsApp perante outras redes sociais (sim, ele é, tecnicamente, uma rede social) é sua capacidade de comunicação em tempo real. Portanto, evite deixar mensagens acumuladas na conta da empresa, visando sempre a comunicação instantânea — em horário comercial, é claro.

Essa comunicação é muito importante pois mostra que a empresa tem competência e é profissional. Deixar seus clientes no “vácuo”, por outro lado, não é uma boa ideia.

Atrair e reter clientes

Você sabia que o WhatsApp Marketing também atrai clientes? Normalmente isso é feito através de publicações em grupos relacionados ao nicho do negócio, as quais chamam a atenção dos usuários de lá.

Além disso, ele é ótimo para reter clientes também. De fato, você pode criar um grupo do seu negócio e interagir com o pessoal de lá. Dessa forma, a chance de um cliente comprar de você novamente sobe bastante.

Viralizar áudios, imagens e vídeos

As redes sociais, de forma geral, são ótimos locais para viralização. Não sabe o que esse termo significa? Em resumo, um conteúdo viral é aquele que recebe diversos compartilhamentos, como é o caso de alguns memes.

Dessa forma, é possível chamar a atenção das pessoas por meio desses conteúdos; em seguida, basta focar esse tráfego para algum local de interesse, como um site ou landing page.

Canalizar tráfego

Conforme for trabalhando com WhatsApp Marketing, com certeza você vai lotar diversos grupos com leads, clientes e pessoas interessadas em seus serviços/produtos. Portanto, fica fácil direcionar todo esse tráfego para um local de interesse.

Isso é muito interessante principalmente para negócios que apresentam muitas novidades. De fato, quando um novo produto for lançado, o tráfego vindo dos grupos com certeza será qualificado, facilitando o sucesso do lançamento.

Impulsionar as vendas

Algumas empresas, principalmente as menores, usam o WhatsApp como vitrines virtuais. A razão disso é que, em geral, são pessoas que não dominam a tecnologia de e-commerce e marketplace, assim como não têm recursos para investir em um ponto físico.

Dessa forma, o stories do WhatsApp se torna um local para enviar novidades, e os grupos ajudam a aumentar o número de visualizações dos produtos.

Outro ponto importante diz respeito às compras realizadas direto no app. Embora ele não possua esse recurso, as partes entram em um acordo de pagamento e entrega, o que possibilita a venda. O PIX com certeza vai facilitar bastante essa atividade.

Distribuir mensagens para milhares de pessoas

Até o momento, não existe um equivalente de mídia paga no WhatsApp — e isso nem faz sentido, na verdade. Porém, ele ainda oferece um alcance muito interessante, apenas limitado aos números presentes em sua lista de “Contatos”, que são as mensagens simultâneas.

Humanizar sua marca

Por fim, usar o WhatsApp em suas estratégias de Marketing vai permitir uma marca mais humanizada e próxima ao seu público. Assim, o engajamento ocorre de forma natural, e a confiança é conquistada com facilidade. Para tanto, basta responder aos usuários no app, com a maior naturalidade possível.

Leia também:
Tecnologia e vendas: como humanizar o atendimento ao cliente

Gostou de nosso post? Compartilhe: