Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Vale a pena trabalhar em um Coworking?

04/12/2018 às 13:07 Novidades Ajuda

Vale a pena trabalhar em um Coworking?

Entre as atividades inovadoras e criativas que permeiam as novas maneiras de se empreender atualmente, o coworking é uma das vias para que os projetos cresçam de uma forma colaborativa.

O que é espaço de coworking?

Embora haja diferentes modalidades e formas de se criar um coworking, ele é sempre uma movimentação entre pessoas, empresas e/ou comunidades que trabalham e desenvolvem seus negócios e atividades conjuntamente, a fim de que seu crescimento e êxito também se dê de maneira mais rápida e efetiva.

Suas iniciativas são diversas, de modo que um espaço de coworking é um local que contém uma estrutura parecida a de uma empresa tradicional e física, que é necessária para que outras comunidades se ajuntem e, com ele, façam seu negócio crescer mais.

Seus fins podem ser comerciais ou não e sempre são compartilhados por todos os envolvidos naquele espaço.

A proposta é preferida pelos profissionais independentes, pois, seu perfil é mais voltado para métodos alternativos, criativos e interativos, levando em consideração a troca de experiências que é própria da rede de contatos que se estabelece em coworking.

Quem opta pelo espaço de coworking?

Os freelancers são bons usuários de coworking, pois, às vezes se cansam da rotina solitária ou das distrações domésticas, e recorrem ao ambiente mais corporativo e focado do coworking.

De modo que o tempo de execução das tarefas é mais prático e, consequentemente, seus resultados e entregas.

As empresas maiores também veem no coworking uma alternativa, especialmente, na hora das reuniões em equipe ou com seus clientes, em que salas para esses encontros são necessárias.

Mas o coworking é também bastante útil para os empreendedores que precisam eventualmente fazer reuniões com clientes e necessitam de um espaço corporativo e com salas para esses encontros.

A questão é que essa prática se destaca por abrir as portas para outras possibilidades e negócios.

O Serviço de Loja Virtual custa a partir de R$39,00 mensal com 40 produtos (cada plano tem sua quantidade de produto limite). Adquira já o seu!

Quais as vantagens de um coworking?

Na prática, se você tem uma loja online, por exemplo, você pode utilizar um espaço de coworking como se fosse seu escritório físico.

É possível que se contrate um plano embasado em horas de utilização ou até mesmo um plano fixo mensal.

Nesse espaço você encontra tudo o que é oferecido por um escritório formal, como boa localização, profissionais à disposição e baixo custo de manutenção.

Não se trata necessariamente de um escritório online, pois, as empresas estão totalmente interligadas, o que é exatamente o oposto da proposta dos escritórios virtuais.

Coworking não gera um custo extra, mas deve ser pensado como um investimento para o crescimento de sua empresa, pois, com ela, uma estrutura melhor para se receber os clientes assim como a disseminação de sua rede de contatos serão seus pontos essenciais, dando eficiência a sua forma de oferecer os produtos e serviços de sua marca.

O retorno adquirido pelo tempo trabalhado e o esforço empenhado naquela tarefa é muito maior.

Aspectos do coworking:

Antes de qualquer coisa, o coworking é uma iniciativa global de cultura do qual não se precisa frequentar diariamente e constantemente para se fazer parte.

A possibilidade de compartilhar conhecimento para o desenvolvimento de um projeto é a essência do coworking.

O espaço de coworking é um mediador, um facilitador para a discussão e expansão desses conhecimentos.

Há cerca de dez anos, o coworking tem crescido. Pesquisas apontam que há mais de dez mil deles pelo mundo.

Para se ter um coworking, é preciso pesquisas um espaço adequado perto do seu negócio; marcar um encontro e visitar o local e fazer um teste por alguns dias, pois muitos desses espaços oferecem avaliações grátis.

Não é difícil, portanto, encontrar esses espaços no Brasil, especialmente nas cidades maiores, a preços acessíveis.

O coworking tem regras

São regras de convivência estabelecidas entre os envolvidos que explicitam horários de funcionamento, regras de:

  • Comportamento
  • Vestimenta
  • Uso adequado dos celulares e dos computadores
  • Manutenção de um ambiente agradável e adequado de trabalho
  • Vigília para que seja sempre um espaço limpo e organizando.

Ainda tem duvidas sobre trabalhar em um Coworking? Leia o nosso post Home-office x coworking: qual escolher? e Descubra mais

Conclusão

Pequenas empresas têm encontrado no coworking uma alternativa interessante, independentemente do segmento de sua marca.

O espaço de coworking é uma instalação completa e com serviços operacionais de TI.

É possível que o profissional tenha à sua disposição todas as ferramentas de que precisa para prestar os seus serviços nesse espaço de trabalho.

Muitos desses espaços oferecem também serviços extras de secretária, assessora ou recepcionista, motoboy, entregador e faxineira, por exemplo, com o propósito de auxiliar o dia a dia dos empresários.

Gostou de nosso post? Compartilhe: