Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Vale a pena investir na programação em Delphi?

30/03/2019 às 10:57 Ajuda

Vale a pena investir na programação em Delphi?

Você certamente já deve ter ouvido falar que na internet as coisas mudam e se transformam tão rapidamente que o que era novidade hoje, já se tornou obsoleto amanhã.

Deixando as hipérboles de lado, é verdade que estamos em constante mudança nos dias de hoje, especialmente quando falamos de internet.

Tendências fazem com que diversas empresas transformem seu modo de trabalhar, novas linguagem surgem, novos softwares ficam disponíveis a cada dia e você acaba se perdendo e não sabendo o que deve usar.

É por conta de todas essas mudanças que decidimos falar hoje se vale a pena investir em programação Delphi linguagem. Confira aqui todas as vantagens e desvantagens desse tipo de linguagem e decida se ela se encaixa em seu negócio.

O que é programação Delphi?

Explicando em termos básicos, a liguagem de programação Delphi pode ser considerada de alto nível e é usada para desenvolver aplicativos que vão desde soluções de banco de dados até aplicativos móveis.

Esse tipo de linguagem é bastante versátil e pode ser usado tanto no Windows quanto no Linux. Trata-se de um tipo de linguagem bastante complexo e que é baseado no Pascal, uma linguagem bastante popular entre programadores.

Esse tipo de linguagem tem suas origens em 1995, quando o Delhpi 1 foi lançado e era compatível apenas com o Windows.

Foi só no ano de 2001, graças aos diversos avanços tecnológicos, que o Deplhi também pôde ser usado em Linux, o que o tornou, consequentemente, muito mais famoso entre os programadores e permitiu seu uso em diversos tipos de servidor dedicado.

Qual seu tipo de negócio?

Essa é uma pergunta que você deve se fazer em diversos momentos de sua jornada como empreendedor.

Você deve estudar profundamente quais são seus objetivos a curto e a longo prazo, como você deseja alcança-los, até onde deseja expandir seu negócio, se deseja criar parcerias com empresas maiores ou não, além de todas as outras questões que têm a ver com qual é seu tipo de negócio e com o seu futuro.

Sabendo responder isso, você vai conseguir entender com mais clareza se, no seu caso, vale a pena investir em programação Delphi ou não.

Parece difícil, mas na verdade é um exercício bastante simples e que te proporciona um crescimento enorme.

Afinal, vale a pena investir em programação Delphi?

Agora que você já aprendeu o que é linguagem Delphi e já pensou no seu tipo de negócio, é hora de saber se realmente vale a pena investir em programação Delphi.

Para facilitarmos a explicação, separamos alguns tópicos que podem ser relevantes na sua decisão. Eles são:

  • ·Os custos
  • ·Os benefícios
  • ·A dificuldade

A união desses três tópicos, combinada com qual é o seu tipo de linguagem, é que vai fazer com que você possa tomar sua decisão com mais consciência.

Os custos

O Deplhi é um produto bastante caro, se comparado a outros do mesmo tipo. Talvez esse seja o maior ponto contra e o principal motivo pelo qual as pessoas acabam se afastando dele.

É claro que, junto com todo esse custo, também vem os benefícios, sobre os quais falaremos mais à frente.

Porém, o que você deve pensar agora é que se trata de um investimento alto e por isso só vale a pena investir em programação Delphi se você estiver disposto a gastar essa quantia.

Os benefícios

Se por um lado o Delphi possui altos custos, pode-se dizer que os benefícios aparecem na mesma proporção. Com ele, você pode utilizar qualquer tipo de plataforma.

Tanto as clássicas como Windows e Linux, que já citamos aqui, quanto plataformas mais novas como IOS e ANDROID, que são as mais requisitadas hoje em dia.

Além disso, a programação Delphi é bastante flexível, o que também é um de seus principais benefícios. Existem quem ache que essa grande flexibilidade acaba tornando toda a programação mais complexa (o que em parte é verdade), mas também temos que considerar que as possibilidades para criação de aplicativos, principalmente, faz com que essa seja uma opção bastante atrativa.

A dificuldade

Existe, porém, algo que vai além dos custos e dos benefícios que esse tipo de programação proporciona: A dificuldade.

Como já falamos anteriormente, programação Delphi é algo complexo e que exige muito estudo e prática.

Por isso, pensar se vale a pena investir em programação Delphi passa necessariamente pelo pensamento de um investimento educacional também, já que sem todo esse conhecimento, investir nesse tipo de programação seria inútil.

Ainda que muitas pessoas prefiram outros tipos de programação – seja por acharem mais fácil de lidar ou mais baratas -  a verdade é que o Delphi existe há muitos anos e já ajudou muitos desenvolvedores com inúmeros tipos de produtos, desde os softwares mais básicos aos aplicativos mais complexos que conhecemos hoje em dia.

Por isso, é importante pelo menos dar uma chance de conhecer o que é essa programação.

Conclusão

Entender se vale a pena investir em programação Delphi é apenas um começo.

Quando você finalmente estiver decidido que esse tipo de investimento é benéfico para o seu negócio, muitos outros passos deverão ser seguidos para que você tenha sucesso.

E apesar de ser algo que demanda muito trabalho, é sempre bom lembrar que todo esse trabalho costuma ser recompensado, ainda que esse retorno não seja imediato.

Por isso, se você decidir que investir em programação Delphi vale a pena, não tenha medo de seguir em frente mesmo com as dificuldades que aparecerem.

Elas farão com que as coisas no futuro sejam amis fáceis para que você consiga dominar por completo esse tipo de programação.

Gostou de nosso post? Compartilhe: