Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dicas para escolher o melhor IDE de programação

25/03/2019 às 10:41 Ajuda

Dicas para escolher o melhor IDE de programação

Quando você decide ser um programador, tem que ter em mente que vai estar em um processo de aprendizado constante, onde suas certezas são mutáveis e o que você considera melhor, amanhã será superado por outra coisa que você deverá aprender.

E ainda que as bases para o trabalho sejam sempre as mesmas, essa constante mudança exige que você seja um profissional versátil e que tenha um bom poder de decisão.

Hoje vamos dar dicas para você escolher o melhor IDE de programação. Quer saber como fazer isso? Leia o texto e confira! Mas antes, você sabe o que isso quer dizer exatamente?  

O que é um IDE de programação?

Antes de falarmos das dicas para escolher o melhor IDE de programação, é necessário sabermos exatamente do que se trata esse termo e por que ele é tão importante na vida de um programador.

IDE é a sigla para Integrated Development Environment, do inglês o que é chamado de Ambiente de Desenvolvimento Integrado em português.

Basicamente, um IDE é um conjunto de software que consolida as ferramentas básicas necessárias para escrever e testar outro software.

Programadores usam inúmeras ferramentas durante a criação e teste de código de um software. Ferramentas de desenvolvimento geralmente incluem editores de texto, bibliotecas de código, compiladores, plataformas de teste, entre outras coisas.

Sem um IDE, um programador tem um trabalho grande, já que ele deve selecionar, implantar, integrar e gerenciar todas essas ferramentas de forma separada.

Por isso, a grande vantagem de ter um IDE é porque ele reúne muitas dessas ferramentas relacionadas ao desenvolvimento em um único software.

O conjunto de ferramentas integrado foi projetado para simplificar o desenvolvimento de software e pode identificar e minimizar erros de codificação, além erros de digitação também.

Vale ressltar que alguns IDEs são open source (código aberto e que pode ser modificado por qualquer um), enquanto outros são ofertas comerciais. Um IDE pode ser um aplicativo independente ou pode fazer parte de um pacote maior de outros softwares.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Sites? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Como escolher o melhor IDE de programação

Ok, agora você já sabe exatamente o que é um IDE e por que ele é tão importante.

Mas como escolher o correto para a sua carreira? Bom, não a melhor maneira de fazer isso senão apresentar algumas das melhores opções que o mercado oferece hoje em dia. Eles são:

  • ·Microsoft Visual Studio
  • ·NetBeans
  • ·PyCharm
  • · IntelliJ IDEA
  • · Eclipse

Vamos falar separadamente sobre cada um deles para você entender por que falar sobre esses softwares é a melhor maneira de dar dicas para escolher o melhor IDE de programação.

Microsoft Visual Studio

O Microsoft Visual Studio é um IDE que pode ter um custo muito alto, chegando a custar até US$ 2.900, dependendo da edição e do licenciamento que você escolher.

Então aqui já podemos dar a primeira dica para escolher o melhor IDE de programação: Saiba o quanto você pode gastar em cada um.

O Visual Studio é uma ferramenta poderosa, mas se você ainda está começando, ele não vai compensar financeiramente para você.

O Visual Studio possui várias ferramentas para testes de compatibilidade para que você possa ver como seus aplicativos são executados em mais de 300 tipos de dispositivos e navegadores.

Graças à sua flexibilidade, o Visual Studio acaba sendo uma ótima ferramenta para estudantes e profissionais.

Leia: Hospedagem ilimitada existe?

NetBeans

O NetBeans é um IDE gratuito e de código aberto. Ele é ideal para editar projetos existentes ou começar do zero, pois possui uma interface simples de arrastar e soltar que vem com uma infinidade de modelos de projetos para você se basear.

Ele é usado principalmente para desenvolver aplicativos Java, mas você pode baixar pacotes para utilizar outras linguagens como C, C ++, HTML5, Java, PHP e muitas outras.

PyCharm

Outra dica importante para escolher o melhor IDE de programação é saber qual é o que melhor para o tipo de linguagem que você utiliza.

O Pycharm, nesse caso, é o melhor IDE para programadores que utilizam Python, não importa qual seja o nível de habilidade.

Apesar de ter essa especialidade, o PyCharm também suporta outras linguagens como TypeScript, JavaScript e CSS e trabalha em múltiplas plataformas, então praticamente qualquer um pode usá-lo.

IntelliJ IDEA

Este é um dos mais poderosos IDEs que aparecem nessa lista e até por isso também pode ser um dos mais caros, com o preço dependendo dos recursos.

O IntelliJ IDEA, que suporta Java 8 e Java EE 7, vem com ferramentas para desenvolver aplicativos móveis para diferentes plataformas.

Algumas de suas principais vantagens são os suportes a um número realmente grande de softwares e a excelente interface de testes.

Porém, uma das principais desvantagens do IntelliJ IDEA é que ele pode não ser o melhor para iniciantes.

Existem realmente muitos atalhos para lembrar, e alguns usuários reclamam da interface do usuário desajeitada, que demanda certo tempo para que você se acostume.

Eclipse

Uma ótima dica para escolher o melhor IDE é saber qual é o melhor para o seu níveo e o Eclipse é uma ótima opção para quem está começando.

Trata-se de um editor de código aberto gratuito e flexível. Originalmente desenvolvido em Java, o Eclipse hoje em dia conta com uma ampla gama de recursos graças a um grande número de plugins e extensões criadas por diversos usuários.

Algumas de suas funções incluem ferramentas para criação de gráficos, modelagem, geração de relatórios e, é claro, testes.

Esse IDE também pode ser usado com diversas linguagens como C, C ++, Java, Perl, PHP, entre muitas outras.

Leia também: Melhor hospedagem de site

Conclusão

E aí, gostou das nossas dicas para escolher o melhor IDE de programação? A vida de um programador não é sempre das mais fáceis, já que algo tão complexo como essa escolha é só apenas uma pequena parte de todo o seu trabalho.

Por outro lado, é necessário ressaltar que sempre há boas recompensas para aqueles que levam o trabalho a sério e realmente desejam ir fundo mesmo nessas escolhas que podem parecer pequenas para alguns, mas que fazem toda a diferença no trabalho e até mesmo na carreira de um programador.

Gostou de nosso post? Compartilhe: