Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Home-office x coworking: qual escolher?

12/01/2018 às 11:30 WordPress

Home-office x coworking: qual escolher?

Se você começou a empreender, um dos primeiros pensamentos que vem à mente é: de onde eu vou trabalhar? Devo investir ou não e um espaço próprio? Sair ou não de casa? Atualmente, as duas opções de trabalho para o freelancer são o home office e o coworking. A primeira opção permite ao profissional que ele trabalhe dentro da própria casa e a segunda é um modelo de escritório compartilhado por outros freelancers e com custos reduzidos. Mas qual opção escolher? Leia esse artigo até o final e conheça alguns pontos que devem ser levados em consideração para não errar na escolha.

Disciplina  

O fato de trabalhar em casa pode parecer, em um primeiro instante, extremamente cômodo para o freelancer. Afinal de contas, não há perdas de tempo com trânsito, distrações com colegas de trabalho e nem exigências de última hora do chefe. Você tem autonomia total dos seus horários e pode resolver compromissos pessoais a hora que bem entender. O maior desafio de trabalhar em casa é a disciplina em manter o foco nas atividades que serão desenvolvidas no ambiente familiar.

Mesmo que você tenha montado seu escritório em algum cômodo de sua casa, é praticamente impossível de se evitar as distrações, comprometendo todo o trabalho diário. Valem lembrar que seu home office está localizado na sua casa e outras pessoas acabam fazendo parte dele também, inevitavelmente. Se o freelancer não tiver muita disciplina consigo mesmo, trabalhar em casa pode não ser a melhor opção, pois as pessoas nem sempre respeitam o seu horário de trabalho. Aproveite e leia nosso post sobre Hospedagem para WordPress

Custo benefício

A opção por locar um espaço para desenvolver suas atividades no coworking vai trazer um custo maior do que o home office. Além disso, você vai ter que se deslocar até o local de trabalho, perdendo precisos minutos do seu dia. Em contrapartida, as vantagens são enormes, pois você terá um espaço profissional para trabalhar e ainda poderá optar por um espaço que tenha localização estratégica para seus negócios.

Os coworkings oferecem uma moderna infraestrutura de um escritório convencional por um valor bem mais em conta. Outra vantagem do coworking é que o freelancer pode se beneficiar da estrutura oferecida e ampliar seus negócios, pois se precisar contratar alguém, só vai precisar aumentar os espaços locados. Esses locais são ideais para a realização do network, já que o freelancer vai conviver com outros profissionais de diversas áreas, permitindo que outras possibilidades de negócio sejam feitas. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem com WordPress

Não tenha mais problemas com 502 bad gateway! Aprenda comor resolver!

Networking

Se o freelancer tem uma extensa rede de contatos, ela pode render excelentes chances de se fazer negócios. Para que se crie uma boa rede, é necessário estar em contato constante com pessoas, algo que o coworking permite. Já o home office, o isolamento de praticamente tudo acaba sendo inevitável. Na verdade, um coworking é muito mais do que um espaço físico, ou seja, é um lugar para empreender. Você estará cercado de pessoas que podem tirar suas dúvidas ou trocar ideias sobre determinado assunto.

No coworking, as pessoas fazem negócios, buscam sinergia e entrosamento, além de trocar ideias e experiências diversas. O valor do coworking está muito mais ligado nas relações pessoais do que nos recursos. Esse ambiente de trabalho oferece o que os empreendedores com visão de futuro estão procurando: comunidade e colaboração. 

Privacidade

Isso pode ser bem relativo nos dois ambientes. Se você trabalha em casa, mas existem outros moradores, as chances de ter seu trabalho interrompido várias vezes ao dia são enormes. Uma boa dica é conversar com seus parentes e explicar a situação, deixando claro qual é o seu horário de trabalho e pedindo a colaboração de todos na casa. Se o freelancer mora sozinho, esse já não é mais um problema e você terá toda a privacidade que quiser.

Já no coworking, subentende-se que será um ambiente profissional e que todos os profissionais terão um comportamento adequado com o local de trabalho. Mas mesmo assim, você ainda pode ser interrompido por um colega de escritório ou até pelo barulho das pessoas a sua volta. A dica é entender qual ambiente é mais interessante para sua forma de trabalho. Se você é daqueles que se distrai facilmente com o que acontece ao seu redor, o home office é o mais indicado para seu caso. Leia também nosso post sobre Dicas de SEO para WordPress

Conforto

Se você é daqueles que preferem acordar pela manhã, tomar uma xícara de café e começar a trabalhar de pijama mesmo, o home office é uma excelente opção. Trabalhando em casa, você tem total liberdade de ficar do jeito que quiser, pois não vai precisar sair nem do seu quarto. Vale ressaltar que, mesmo trabalhando home office, seu ambiente de trabalho deve ser organizado e apropriado para trabalhar. Se essa for a sua opção de trabalho, prepare uma escrivaninha e uma cadeira confortável, já que você vai passar horas sentado nela. No modelo coworking, você terá todo o escritório preparado para seu dia a dia, mas não vai poder trabalhar como dormiu, certo?

Produtividade

Esse é fator determinante na escolha do seu local de trabalho. A regra é bem clara: quanto melhor o seu desempenho, maior a possibilidade de crescer financeiramente. Quem trabalha como freelancer sabe como o tempo é precioso. Se você prefere trabalhar em casa mas não consegue se concentrar em suas atividades, provavelmente vai precisar de algumas modificações para produzir mais. Existem alguns métodos de produtividade que podem te ajudar nesse quesito, que consiste em dividir o seu dia em pequenos intervalos. Organização e disciplina são fatores que influenciam diretamente a sua produtividade.

Ainda tem dúvidas sobre home office x coworking?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar e não medimos esforços para atende-lo da melhor forma possível. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: