Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

UX design: conheça a tendência que está mudando o mercado

23/03/2021 às 17:18 Novidades

UX design: conheça a tendência que está mudando o mercado

O User Experience Design (UX Design) tem se tornado uma das áreas do design de maior sucesso com o avanço recorrente da tecnologia. Com o aumento do uso de sistemas cada vez mais sofisticados, aumentaram também as dificuldades de entender o funcionamento delas.

Essa profissão tem como preocupação o contato entre produtos ou serviços, com as pessoas que estão utilizando. O produto ou serviço, pode variar entre um website, aplicativo, máquina, dispositivo móvel, e outros meios que possuem um ambiente de comunicação e interação.

A experiência dos usuários é muito importante, pois nada adiantaria utilizar ferramentas que dão frustrações na hora de serem usados. Ajudar no uso e melhor a experiência pode ser algo complicado, exigindo muito esforço e conhecimento em algumas áreas. Vamos entender um pouco mais sobre essa área Profissional, como ela funciona e como é o mercado de trabalho atualmente.

O que é UX Design:

Experiência do Usuário – UX Design – é o profissional responsável por criar meios para uma melhor experiência de uso, fidelizando e conquistando os clientes. Eles estudam sobre o comportamento humano, e também precisam conhecer o produto ou serviço que eles oferecem. Por meio desses conhecimentos ele poderá ter ações para melhorar a experiência e a satisfação dos consumidores do produto/serviço.

Por meio de uma pesquisa com os consumidores e usuários, esse designer utiliza maneiras de resolver qualquer problema através de design visual e fluxos de uso até atingir um ponto de qualidade e satisfação.

Para melhorar a experiência dos clientes, os designers podem seguir três fases da UX:

  • A utilidade: Entender como o produto/serviço é útil para o cliente, o que ele pode fazer através do que você ofereceu;
  • Facilidade: Entender a facilidade e rapidez que o item pode ser usado, resolver o que for necessário no dia a dia do cliente;
  • Recompensador: Mostrar o quão interessante é usar aquele serviço ou produto, sendo recompensador e divertido.

O profissional da UX tem como foco o uso do serviço, possibilitando um estudo completamente detalhado das possíveis interações, podendo adicionar detalhes ampliando uma construção melhor da facilidade do uso. As aplicações desses conhecimentos podem acontecer com novos serviços, e para manutenção no curto, médio e a longo prazo.

Benefícios necessários para o designer:

Agora que já entendemos sobre essa profissão e como ela é aplicada, vamos conhecer alguns benefícios para conseguir o melhor dela para os clientes.

Ter empatia:

Trabalhar essa habilidade é conseguir sentir o que outra pessoa também sente. E para o designer a empatia é usada nos momentos de pesquisa, e na comunicação com os usuários. Nesse momento usamos técnicas para entender quais são os objetivos, quais são as motivações e os sentimentos do usuário. Com esses dados coletados, podemos levá-los em consideração a cada decisão de design.

Ter empatia nos ajuda a focar nos clientes, tendo mais chances de sucesso na fidelização dele. Essa habilidade faz uma conexão com todos os outros benefícios.

Clientes mais satisfeitos:

Ao levarmos em consideração tudo o que o cliente pensa, nos ajuda a ter mais chances de ter a satisfação sobre o produto e a experiência de uso.

Nesse sentido podemos oferecer meios para solucionar os problemas que ele está tentando resolver, utilizando o que oferecemos para ele. Quando ele conseguir, teremos um cliente fidelizado e satisfeito com o produto ou serviço.

Confiança e credibilidade:

Quando proporcionamos um serviço ou produto que é fácil de ser usado, nos proporciona o ganho de uma aderência maior. Toda a facilidade e o comprometimento em fornecer o melhor para o cliente de forma acessível, acaba gerando mais confiança e credibilidade para a empresa, produto e para o profissional.

Melhoria nos gastos:

Reduzir os gastos sempre proporciona uma melhoria do processo de experiência, podemos utilizar uma etapa chamada de Prototipação. Ela é importante pois podemos gastar menos e economizar tempo, bastando observar os resultados de maneira mais rápida.

Ferramentas para UX Design:

O profissional UX Design pode utilizar algumas ferramentas durante o dia de trabalho, complementando com os processos corretos de UX.

Usar Post-its:

Eles são ótimos em muitas situações, podemos usar como aliado para mapear projetos que vamos seguir, criar personas, definir informações, e outras colaborações interessantes.

Mapas mentais e quadro online:

Para quem gosta ou quer iniciar trabalhos com mapas mentais, recomendamos o uso do Midmeister e o Coggle. Neles você pode criar ótimos mapas para serem produtivos. Os mapas mentais são meios para que o profissional tenha uma visão macro e clara sobre o projeto.

Para criar um quadro online podemos utilizar a ferramenta Real Time Board, uma ótima opção colaborativa que nos permite adicionar post-its, mapas mentais, fluxos, e outros itens complementares.

Ferramentas para fazer anotações:

Para fazer anotações ou rabiscos, podemos utilizar cadernos e papéis soltos. O uso desse material torna o trabalho mais ágil e nos estimula a criatividade maior. Depois de montar as anotações no papel, você pode passar tudo para um dispositivo móvel ou computador. Podendo utilizar o google docs, Word ou o programa Evernote.

Utilizando essas ferramentas você pode organizar as anotações de forma mais clara e limpa, e depois se precisar pode compartilhar online com outros profissionais ou empresas.

Ferramentas para Design visual:

Podemos utilizar a ferramenta zeplin, muito útil para quem gosta de pixels perfeitos. Podendo editar cada detalhe de espaço, cores, alinhamentos e outros. Também podemos usar o software Axure podemos usar para prototipação, utilizar as ferramentas de saltos lógicos e outros benefícios.

Conclusão:

Como sabemos, a tecnologia está em constante evolução e como resultados temos o aumento da necessidade desse profissional. Eles precisam se manter atualizados sobre cada mudança no mundo da tecnologia, sempre pesquisando e investindo na área.

Atualmente a necessidade de um UX Design está sendo praticamente obrigatória nas grandes empresas, adaptando os usuários a ferramentas mais intuitivas.  Portanto, ingressar nessa área é um caminho muito útil pela alta procura das empresas.

Elas precisam aumentar suas receitas, atingir uma experiência satisfatória do produto ou serviço, manter a reputação, e ganhar a fidelização de novos clientes e usuários. É aqui que o UX designer entra otimizando o site da empresa! Para manter o site eficiente e rápido, opte sempre por uma boa hospedagem de sites!

Gostou de nosso post? Compartilhe: