Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

SSL Grátis funciona?

25/01/2018 às 22:04 Hospedagem de Sites

SSL Grátis funciona?

Todas as pessoas que tem um negócio online, provavelmente se preocupam com a segurança de suas informações que trafegam na rede. Afinal de contas, no mundo digital, segurança de dados é algo tido como obrigação pelos donos de sites. O certificado SSL é o responsável por garantir a segurança de todas as informações trocadas entre um site e seus visitantes. O SSL passou a se tornar um detalhe fundamental, já que o Google passou a considerá-lo como fator de ranqueamento nos resultados de pesquisa. Você sabia que existe SSL gratuito na internet? Leia esse artigo até o final e saiba mais sobre esse assunto que está em alta.

O que é SSL?

SSL é uma sigla do idioma inglês que significa Secure Socket Layer, cuja tradução literal é camada de soquete segura. A principal função do certificado SSL é adicionar uma camada extra na comunicação entre o internauta e o site ao criptografar toda e qualquer informação trocada entre ambas as partes. Mesmo que alguém tente interceptar os dados, não terá êxito em decifrá-los, pois eles estarão criptografados. Somente o servidor e o navegador possuem a chave para descriptografar as informações confidenciais.

É muito fácil reconhecer um site que usa a criptografia SSL e basta você olhar o símbolo de um cadeado verde na barra de navegação, ao lado do endereço do site. Além disso, é possível reconhecer um site que utiliza SSL através de sua URL, pois nela consta o protocolo HTTPS, em que a letra S indica que as informações são criptografadas. O Google adicionou recentemente a palavra “seguro” ao lado do símbolo do cadeado, indicando que o site é seguro para se navegar e não oferece riscos aos usuários. Aproveite e leia nosso post sobre Diferenças entre os tipos de certificados SSL

Let´s Encrypt: o certificado SSL gratuito mais popular

Se sua loja virtual ainda não tem o certificado SSL por qualquer motivo, acabaram-se as desculpas para não ter mais. Totalmente gratuito e fácil de se instalar, o Let´s Encrypt vem conquistando um número de adeptos cada vez maior. Segundo pesquisas recentes, mais de 11 milhões de websites já possuem certificados SSL ativos gerados pelo Let`s Encrypt. Só em 2016, o Google registrou mais de 50% dos sites em sua plataforma e acessados na versão desktop, utilizando o protocolo HTTPS que tem a camada extra de segurança SSL.

O Let´s Encrypt foi criado pelo ISRG (Internet Security Reasearch Group), que é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão reduzir todas as barreiras tecnológicas, financeiras e educacionais para que haja uma comunicação segura na internet. Seguindo esse lema, o certificado Let`s Encrytp foi criado com o objetivo de democratizar todo o acesso aos certificados SSL e melhorar toda a segurança na internet em geral.

O que é o certificado Let´s Encrypt?

Trata-se de uma autoridade para emissão de certificados gratuitos e automáticos, que funciona para benefício público dos usuários. Essa ferramenta faz a emissão do certificado digital SSL necessário para que qualquer pessoa possa habilitar o protocolo HTTPS em seu website. A emissão do certificado gratuito Let´s Encrypt é feita de maneira simples e rápida, através de um processo automático. Várias empresas de hospedagem já estão integrando o Let`s Encrypt no painel de controle da hospedagem, permitindo que o certificado seja gerado e instalado com poucos cliques e de forma simples. Conheça agora todos os princípios desse certificado SSL gratuito:todas as pessoas que tem um domínio válido podem obter um certificado SSL de forma gratuita.

Automático: quando é instalado no servidor de hospedagem, toda a emissão, configuração e renovação são feitas de forma automática.

Seguro: o Let`s Encrypt serve com uma plataforma para as melhores práticas de segurança avançadas, tanto pelo lado do emissor do certificado SSL quanto pelos proprietários dos sites.

Transparência: todos os certificados publicados ou revogados pelos Let´s Encrypt ficam disponíveis para o público e podem ser verificados por qualquer pessoa.

Aberto: os protocolos de publicação e renovação são publicados com padrões abertos, que outros poderão adotar, caso queiram.

Cooperativo: esse certificado é um esforço conjunto que tem o objetivo de beneficiar toda a comunidade na internet e está acima do controle de qualquer empresa.

A adesão ao Let´s Encrypt vem crescendo em todo o mundo

Desde o seu lançamento, em 2015, até os dias atuais, o Let´s Encrypt vem crescendo de forma exponencial com a emissão de mais de 49 milhões de certificados. Isso representa um crescimento nunca visto antes para uma ferramenta recém lançada. Mas esse crescimento pode ser explicado pelo simples fato do Let`s Encrypt ser gratuito e muito eficaz e por grandes empresas, como o Google estarem adotando mudanças que estimulam a adoção de uma segurança online extra.

Muitos proprietários de websites não emitiam certificados de segurança porque era um processo caro e complicado, mesmo tendo ciência da sua importância para seu negócio online. Nesse sentido, o Let´s Encrypt chegou para ficar e democratizou o uso do protocolo HTTPS, uma vez que emite e renova certificados SSL de maneira completamente gratuita. Aproveite e leia nosso post sobre O que é Certificado SSL?

Conclusão

Você deve ter percebido a importância de todo site ter um certificado SSL no mundo virtual, pois além de aumentar a segurança na comunicação entre os internautas, é cada vez mais exigido pelo Google e WordPress. Felizmente, o Let´s Encrypt chegou para resolver isso e democratizar o uso protocolo HTTPS, deixando-o disponível para todos de forma gratuita. Essa ferramenta está se espalhando de uma maneira tão rápida que, muito em breve, não haverá nenhum site na internet que não tenha o símbolo do cadeado, informando que a conexão está segura. 

Hoje todas as nossas Hospedagem de Site conta com o certificado SSL em seu plano sem nenhum custo. Por isso contrate agora sua Hospedagem e proteja o seu Site!

Ainda tem dúvidas se o SSL grátis funciona? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar e não medimos esforços para atende-lo da melhor forma possível.

Gostou de nosso post? Compartilhe: