Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Certificado SSL?

01/07/2016 às 17:10 Hospedagem de Sites

O que é Certificado SSL?

Certificado SSL, já ouviu falar disso? Para manter um site ou uma loja virtual é necessário um bom suporte, gerenciamento e, sobretudo, segurança.

São muitas ameaças que podem prejudicar o trabalho, tanto ataques quanto spam que podem levar seus planos por água abaixo.

Para quem usa a internet para fazer vendas, é fundamental investir em um sistema que garanta total estabilidade para que os clientes possam realizar suas compras sem problemas.

Hoje em dia, ainda há muita gente que não confia em muitos sites, justamente porque eles não oferecem protocolos que deixem o usuário seguro para usar um cartão de crédito, fazer uma operação via débito e até gerar um boleto.

Como há muitos perigos na rede e diversos casos de roubos de dados, é primordial investir no certificado SSL para deixar sua página totalmente livre de prejuízos.

Mas você sabe como ele funciona na prática?

Recomendado para você: hospedagem de site barata.

Certificado SSL: como funciona?

O Secure Socket Layer é um protocolo desenvolvido em 1994 pela Netscape, considerado um padrão global de segurança de dados e informação.

Embora possa ser implantado em qualquer página web, é fundamental para os sites que fazem vendas online.

Por meio de criptografia, esse certificado funciona por meio da validação do domínio pela empresa que vende/disponibiliza o serviço, com o objetivo de checar se o site que o internauta está acessando é o ‘original’, ele mesmo, se não se trata de cópia ou algum tipo de golpe.

Na internet tudo é possível, por isso não é difícil encontrar páginas falsas que se passam por publicações originais.

arte criptografia de dados certificado ssl

Segurança nas Redes sociais

Nas redes sociais, por exemplo, você já deve ter visto alguma notícia com domínio similar à de um portal grande e conhecido para atrair visitantes e disseminar spam e vírus. É basicamente assim que agem os ladrões nas lojas virtuais, porém, com o intuito de roubar dados dos clientes.

A autenticação tanto do servidor quanto do site cliente é totalmente necessária para que o tráfego de dados e demais transações sejam feitas sem problemas, garantindo tanto a veracidade quanto a integridade do conteúdo que é transmitido.

Sempre quando você entra em um site, há o envio de dados pelo navegador para o servidor, bem como o certificado ssl para saber se a página é ou não segura.

Com o SSL, acontece a validação e depois a confirmação para gerar uma chave de segurança, permitindo que as mensagens trocadas sejam todas criptografadas e que não possam ser decifradas.

É muito fácil reconhecer quando um site ou uma loja virtual possui um certificado SSL. O servidor web irá sempre usar uma URL no navegador que começa em ‘’https://endereço do site’’. Esse ‘’s’’ a mais refere-se ao ‘’secure’’ do certificado.

Além disso, aparece também um cadeado dourado, símbolo do protocolo e garantia de acesso a um ambiente confiável.

E o EV SSL?

EV SSL é uma variação mais avançada desse certificado, que evita fraudes na internet de modo ainda mais eficaz que o tradicional.

EV significa extended validation, ou seja, validação estendida, um método que permite a navegadores de última versão mostrar a barra de endereços na cor verde, para identificação da proteção de forma mais rápida pelo internauta.

Com certeza você já deve ter percebido essa mudança em muitos sites que acessa. O próprio Google usa esse esquema, tal como sites de grandes lojas e e-commerces do Brasil e do exterior.

De uma certa forma, uma empresa que já é conhecida provavelmente já terá esse sistema.

Você precisa se atentar se o certificado SSL é usado em sites que não parecem muito confiáveis, que vendem produtos com preços abaixo da média e prometem muita coisa fácil.

Por isso, é primordial se atentar ao cadeado, ao ‘’s’’ e à cor do endereço no navegador.

Vale deixar claro que o EV SSL só é emitido para empresas com mais de 3 anos de mercado e está disponível para clientes que acessam à internet a partir do Firefox 3, Internet Explorer 7, Opera 9.5. Google Chrome, Safari 3.2 e suas versões superiores.

arte proteção certificado ssl

Certificado SSL é grátis? Como comprar?

Embora existam alguns tutoriais na web que dizem que é possível obter um código SSL grátis por manipulação direta no código do servidor, essa prática não é muito confiável e não deve ser levada a sério.

A melhor forma de adquirir um certificado SSL para seu site é assinando um plano por meio de uma empresa de tecnologia e hospedagem. Os valores são em conta e cada tipo tem seus benefícios conforme o preço.

A ISBrasil oferece 4 tipos de planos de certificado SSL: Positive, Instant, Wild Card e Comodo EV SSL. Todos possuem criptografia, validação de domínio ou empresa, selo e alguns até capacidade para múltiplos subdomínios.

Com apenas 99,90 por ano você já pode contratar o serviço e deixar seu site ou loja virtual mais seguros e sem ameaças da rede.

Geralmente, é preciso responder algumas questões sobre a identidade do site, como URL e domínio, informações da empresa/grupo (como Razão Social e endereço), entre outras perguntas básicas.

Depois disso, há a criação de duas chaves, a privada e a pública, que só serão emitidas caso os dados forem confirmados e validados.

A partir daí o certificado digital está pronto, com o servidor se comunicando com sua página e o navegador do cliente de modo seguro, confiável e sem problemas.

Pronto: você já pode vender pela sua loja virtual e proporcionar aos consumidores uma ótima experiência.

Por que preciso de um certificado SSL?

As principais vantagens do certificado SSL são:

  • Segurança, algo primordial para qualquer loja virtual em transações financeiras.
  • Baixo custo, já que o plano da IS Brasil oferece uma ótima condição de cobrança anual.
  • Credibilidade, pois seu site ficará mais competitivo e deixará o cliente certo de que está apostando em um ambiente seguro.

Viu como é fácil conseguir um certificado SSL para seu site ou para sua loja virtual? Vale a pena apostar nesse recurso para ganhar dinheiro na internet, ficar seguro e conseguir cada vez mais clientes.

Para saber tudo sobre os planos e outros serviços da ISBrasil, deixe um comentário ou entre em contato!

Gostou de nosso post? Compartilhe: