Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Seu site tem um layout responsivo? Saiba como melhorar

19/07/2019 às 11:17 Ajuda

Seu site tem um layout responsivo? Saiba como melhorar

O trabalho de quem possui um negócio online é modificado constantemente. As preocupações de alguns anos atrás já não são as mesmas de hoje em dia.

E daqui alguns anos elas com certeza irão mudar de novo. Site responsivo é um termo que quase não ouvíamos falar há pouco tempo, mas que é impossível de evitar hoje em dia.

Isso acontece por conta das diversas revoluções tecnológicas que afetaram muito o comportamento dos usuários da internet.

E você sabe se seu site tem layout responsivo? Se não, não tem problema. Aprenda aqui e saiba como melhorar a experiência de seus usuários!

O que é um layout responsivo?

Podemos definir um layout responsivo como aquele que foi projetado para responder ou se adaptar, com base na tecnologia e no tipo de dispositivo usado pelo visitante do site.

Basicamente, é um tipo de design que fica bem em qualquer tamanho e qualquer tela. Desde um grande monitor LCD de mesa até as menores telas que conhecemos, como smartphones e tablets.

O design responsivo garante que os visitantes do site tenham uma experiência semelhante, independentemente do tamanho do dispositivo usado para essa visita.

Conheça agora o nosso serviço de hospedagem com WP! O Serviço de Hospedagem com WordPress é apartir de R$29,90 mensais.

Apesar de parecer uma novidade para muitos, o primeiro site projetado para adaptar seu layout com base na largura da janela do navegador foi o Audi.com, no ano de 2001.

É claro que, naquele tempo, o termo responsivo tinha outras conotações e nem se sonhava com os dispositivos que hoje contamos. Mas é importante entendermos que essa é uma preocupação que existe há muito tempo. E se seu site tem layout responsivo hoje em dia, você está atualizado com seu negócio.

Como melhorar a experiência de seus usuários?

Agora que você já entendeu o que é um layout responsivo, podemos finalmente falar sobre como melhorar a experiência dos seus usuários a partir de um layout que se adapte a cada tipo de tela que está sendo usada para visualizar suas páginas.

Para isso, vamos mostrar alguns passos importantes de serem dados, que são:

  • Deixe as informações mais fáceis de serem encontradas
  • Entenda qual é a melhor tipografia
  • Atenção na escolha das cores

Deixe as informações mais fáceis de serem encontradas

Algumas pessoas que usam dispositivos móveis não se incomodam em pesquisar ou ler o conteúdo no mesmo ritmo que usariam em um computador, mas outras desejam encontrar as informações de que precisam da maneira mais rápida e fácil possível.

E essas estão se tornando a maioria. Pense nas informações que as pessoas em smartphones provavelmente estarão procurando quando acessarem seu site.

Sabe qual é? Pois então coloque isso em algum lugar óbvio e fácil de encontrar na página inicial para dispositivos móveis. Os efeitos são sentidos rapidamente.

Leia também: Dicas de SEO para Wordpress

Entenda qual é a melhor tipografia

A tipografia personalizada é uma maneira fantástica de expressar a personalidade da empresa em um site. E há várias fontes para escolher, mas é necessário saber qual é a certa.

Para uma empresa mais tradicional, fontes com serifa (aquelas com tracinhos em cima e embaixo) são as mais adequadas, enquanto uma sensação moderna e contemporânea pode ser obtida selecionando uma fonte sem serifa, que é mais simples.

O público infantil vai gostar de fontes divertidas em estilo um estilo mais cartunesco. E isso varia de acordo com cada público. Como muitas outras coisas que envolvem a criação de sites, há exceções a essa regra, então preste muita atenção ao que seus olhos estão lhe dizendo quando visualizam seu site.

Escolha cores apropriadas

A cor pode influenciar o humor, as emoções das pessoas e até mesmo seu comportamento. Portanto, pense com cuidado no que vai usar no seu site.

Você precisa ter uma boa ideia do tipo de cores que atrairá os usuários e, principalmente, o que irá os manter por lá. Uma boa sugestão é começar identificando duas cores principais para trabalhar.

Isso tornará mais fácil para seus clientes reconhecer e lembrar sua marca, e tornará a vida mais simples quando você precisar fazer uma escolha de cor.

Vantagens de ter um layout responsivo

Entender como melhorar a experiência dos seus usuários é, sem dúvidas, o passo mais importante, mas por quê? Bom, listamos aqui algumas das principais vantagens que você obtém quando seu site tem layout responsivo.

Vamos falar de cada uma delas e mostrar como os resultados podem aparecer.

Mais tráfego móvel

Essa é a primeira e também a mais óbvia das vantagens. Quando seu site é responsivo para todo tipo de dispositivo, isso significa que as visitas que chegam de dispositivos móveis tendem a crescer, já que eles terão mais facilidade em consumir seu conteúdo.

Podemos concluir então, que é cada vez mais importante que as empresas tenham sites que processam adequadamente em telas menores para que os usuários não encontrem imagens distorcidas.

Pouca manutenção

A manutenção de um site para celular separado do site para desktops requer testes e suporte adicionais. Por outro lado, o processo de design responsivo usa metodologias de testes padronizadas para garantir o layout ideal em todas as telas.

Ter sites separados para computadores e dispositivos móveis também exige duas estratégias de conteúdo, duas interfaces administrativas e, potencialmente, duas equipes de design.

A abordagem de tamanho único de design responsivo significa menos dor de cabeça para os desenvolvedores e para qualquer um que tenha um site. Além disso, gastar menos tempo em manutenção também libera tempo para se concentrar em coisas mais importantes, como marketing e criação de conteúdo.

Você também pode se interessar: Como criar um blog?

E aí, entendeu como fazer seu site ter um layout responsivo? Esse termo pode até ser desconhecido para alguns, mas é de extrema importância que você aprenda esse conceito e que, principalmente, saiba como aplica-lo em seu site.

É uma ótima forma de fazer com que seus visitantes se sintam bem onde estão trabalhando. Isso acaba aumentando o seu número de visitantes e, consequentemente, das suas vendas também.

Então não perca tempo e torne o layout do seu site responsivo o mais rápido possível. É assim que seu negócio online pode crescer muito.

Gostou de nosso post? Compartilhe: