Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Servidor VPS é um servidor privado?

25/06/2017 às 09:00 Hospedagem de Sites

Servidor VPS é um servidor privado?

Para muitas pessoas o tipo de servidor que se usa para montar um negócio online é só mais uma escolha arbitrária e que não exige muito estudo.

É claro que não funciona assim, para escolher qual é o tipo de servidor perfeito para o seu site, você precisa entender como funciona cada um dos tipos diferente e para quem eles são indicados. Então, com base nas informações estudadas e no que você sabe sobre o seu próprio negócio, você escolher qual o tipo de servidor que se encaixa melhor para você.

Mas em meio a tantas pesquisas, muitas vezes nós nos deparamos com algumas dúvidas que nem sempre tem respostas simples e fáceis de encontrar.

Quando o assunto é servidor VPS, esse tipo de dúvida pode surgir. Dúvidas sobre o servidor VPS têm aparecido com cada vez mais frequência. Enfim, será que o servidor VPS é um servidor privado mesmo? Vamos tentar destrinchar cada um dos elementos aqui e explicar tudo o que você precisa para entender se o servido VPS é realmente um servidor privado ou não.

O que é um servidor VPS?

Antes de sabermos exatamente a reposta para essa pergunta, precisamos falar sobre o que é um servidor VPS e como ele funciona.  

E a reposta para a sua pergunta precisa aparecer logo aqui. VPS é a sigla para “Virtual Private Server”, que em português significa “Servidor Virtual Privado”, ou seja, é sim um servidor privado.

Apesar de estar em um local físico junto com outros servidores, a compartimentação faz com que o seu servidor VPS funcione de forma completa somente para você.

Mas a partir desse ponto, outras questões surgem para as pessoas. Como funciona o VPS? Para quem ele é mais indicado? Qual a diferença entre o servidor VPS e o servidor compartilhado ou dedicado? Bom, vamos tentar esclarecer todas as ramificações dessa primeira questão.

Como funciona o servidor VPS?

Existem alguns termos que resumem muito bem a funcionalidade de um VPS. Ela pode ser descrita usando quatro deles:

  • Compartimentação
  • Recursos dedicados
  • Acesso raiz
  • Ambiente de hospedagem isolado

Um servidor físico é divido entre diversos compartilhamentos virtuais, cada um com uma função diferente e com um VPS essa compartimentação acontece de forma semelhante. Uma parte desse servidor físico é o seu servidor privado.

Quando o software do servidor é configurado, cada compartimento virtual é atribuído uma cota específica para usar os recursos do servidor que chamamos de mestre.

Isso inclui uma porcentagem dedicada do espaço no disco do servidor, CPU e RAM. Assim, quando o seu site estiver hospedado neste novo compartimento, ele funcionará como se os recursos alocados constituíssem as especificações para o servidor. Isso, obviamente, significa que quanto mais compartimentação existe em um servidor mestre, mais potente o hardware precisa ser para suportar todos esses dados.

Dessa forma, você terá acesso completo ao servidor que, com o software instalado, vai se comportar da mesma maneira que um servidor dedicado e dessa forma você terá o acesso raiz ao seu servidor VPS. Cada servidor pode selecionar seu sistema operacional de forma individual, configurar componentes existentes e configurar novos, além de poder reiniciá-lo a qualquer momento sem que isso interfira em outros.

O ambiente isolado é o resultado dos outros três elementos citados aqui para o seu servidor VPS funcionar. Independentemente das mudanças que você faz ou das configurações que você realiza em seu VPS, nada vai afetar qualquer outro VPS que está no mesmo sistema.

O mesmo vale para todos os outros VPS hospedados no servidor mestre. Por isso, quaisquer ocorrências de malware ou ameaças ataques de hackers que outros VPS possam vir a sofrer não irão interferir em nada o desempenho do seu servidor.

>

Qual a diferença entre VPS, servidor dedicado e servidor compartilhado?

Além de se perguntarem se o servidor VPS é ou não um servidor privado, essa outra questão também é comum. A diferença entre ele e o primeiro é clara, com um servidor dedicado, você aluga um servidor físico inteiro. Isso é ideal para pessoas que têm tráfego muito alto em seus sites ou precisam configurar seu servidor de uma maneira muito específica. Um servidor dedicado é mais recomendado para negócios que já estão prosperando há algum tempo e que estão crescendo. Negócios que necessitam de recursos muito maiores, o que significa que também são mais caros.

É claro que um dia o seu negócio pode precisar de um servidor dedicado, mas se você está apenas começando, existem outras opções. Nem todos precisam ter um servidor totalmente dedicado.

Se o seu negócio online está apenas começando, você pode economizar um pouco de dinheiro se você alugar uma pequena porção do servidor. Hospedagem de site compartilhada é quando você compartilha uma parte do servidor de um mesmo serviço de hospedagens com outros usuários.

A grande diferença desse tipo de compartilhamento com o compartilhamento de um servidor VPS é que aqui o trafego pode ficar mais lento dependendo de quem está hospedado junto com você, além de ataques de hackers em outros sites também poderem afetar o desempenho do seu negócio online. Essa, aliás, é uma das grandes desvantagens de se usar um servidor compartilhado.

E aí, conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre se o servidor VPS é um servidor privado ou não? Às vezes a reposta para uma pergunta dessas pode ser muito mais complexo do que imaginamos.

Esse tipo de questão surge em diversos momentos e é muito mais comum do que se imagina, afinal, nem todos são experts no assunto, mas cada vez mais pessoas precisam saber como funciona o mundo dos servidores e dos planos de hospedagem de site para poderem prosperar. 

Esperamos que esse artigo ajude a entender melhor qual o melhor tipo de servidor para o seu negócio online. Não importa o nicho ou o tipo de negócio que você queira montar, ter conhecimento sobre a base de tudo e sobre como um site ou blog é montado, é importante para evitar problemas e para você entender melhor como o seu negócio pode prosperar ou o que não fazer também. 

Ainda tem dúvidas? Veja mais em revenda, vps ou servidor dedicado qual é a melhor opção?

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: