Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba como fazer a análise de SEO do seu site

29/07/2017 às 08:25 Marketing

Saiba como fazer a análise de SEO do seu site

Conheça 5 poderosas ferramentas que permitem uma grande visibilidade do seu site na internet, o que pode aumentar suas vendas online.
Se sua empresa ou loja virtual tem um site ou blog bem indexado, com certeza, vai gerar tráfego. Existem duas maneiras de aumentar a visibilidade de um website na internet: o método pago com os links patrocinados ou o famoso modo gratuito com SEO. É claro que você quer que o ranqueamento do site de sua loja virtual esteja sempre nas primeiras posições no Google. Dependendo do ranqueamento, as chances de um considerável aumento nas vendas são enormes. Através desse artigo, você vai conhecer 5 ferramentas de análise de SEO que vão otimizar o ranking de um website nos resultados de busca e como essas ferramentas, se usadas da maneira correta, podem ajudar a alavancar as suas vendas online.

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

O que é SEO?

Na verdade, é um conjunto de técnicas que visa melhorar a visibilidade de determinado website e sua classificação nos mecanismos de busca. É uma sigla originária da língua inglesa (Search Engine Optimization = Otimização para Motores de Busca). Esse motor de busca é a relação entre a oferta de um site e o interesse dos usuários, ou seja, ele faz toda a tradução do conteúdo de um website e identifica as palavras mais importantes, também chamadas de palavras-chave, que coincidam com a pesquisa do usuário. Vale lembrar que os títulos, palavras-chave, qualidade do texto, imagens e links, podem contribuir para o SEO de um site.

Você deve estar se perguntando qual a importância do SEO, certo? Cerca de 80% dos usuários que procuram algum produto ou serviço na internet, usam algum mecanismo de busca e geralmente param na primeira página dos resultados. Dificilmente os usuários procuram algo na internet digitando o endereço de um site ou de outra forma, principalmente se eles não têm muita referência sobre o assunto que procuram. O Google é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo e um SEO bem feito é de suma importância para qualquer website.

Porque e como usar ferramentas de análise de SEO?

Se sua loja virtual tem um site, as ferramentas de análise de SEO podem responder algumas questões. Elas vão verificar, com total precisão, se todos os elementos que constituem o seu website, estão de acordo com as pesquisas feitas pelos usuários e se estão gerando tráfego através dos motores de busca. Uma análise minuciosa das palavras-chave usadas pelos internautas, podem determinar o ranqueamento do seu site no Google. A grande vantagem do SEO é sua gratuidade, bem como a maioria das ferramentas para sua otimização. Quanto maior a visibilidade do site, maior o aumento do tráfego e das taxas de conversão. Sua loja online sé tem a ganhar.
As ferramentas de análise de SEO também podem detectar eventuais pontos fracos de um site. Dependendo dos critérios de análise, as técnicas de SEO podem ser aplicadas ou não. As ferramentas podem mostrar resultados que necessitam de determinadas modificações no conteúdo do site como uso de alguns termos mais frequentes, uso de frases curtas mais impactantes usadas de maneira simples e uso de palavras-chave que são essenciais durante a pesquisa. Tudo isso tem um único motivo: melhorar o ranqueamento do seu website e facilitar a vida do internauta que quer praticidade na hora da procura. Aliás, você não quer o site de sua loja virtual no último lugar na terceira página de opções do Google, certo?

Leia também nosso post sobre PORQUE VERIFICAR A COMPATIBILIDADE DO SEU PROJETO PHP?

Ferramentas de análise de SEO

Se bem usadas podem melhorar e muito a posição do site da sua empresa no Google, e como consequência, um maior número de visitações, além de um aumento expressivo nas vendas.

Google Analytics

Essa poderosa ferramenta permite a origem de tráfego de um website. Por exemplo, se o site é direto, se tem referência, se é orgânico (via Google), social, ou por pesquisa paga. Essa ferramenta pode fazer a adaptação de todo o conteúdo de um site em função dos resultados encontrados. É uma das ferramentas mais usadas pelos profissionais.

Google Trends

Faz uma análise de todas as tendências de pesquisa dos usuários da internet, ou seja, o uso constante de algumas palavras-chave e sua evolução ao longo dos anos. Se você está sem ideais para as palavras-chave relacionadas com o assunto do seu site, essa ferramenta é ideal para você. Além disso, o Google Trends também detecta a sazonalidade de determinada palavra-chave, o que pode ser extremamente útil. Saiba mais: O que fazer no SEO?

SiteChecker

É uma ferramenta completa para Análise SEO, que verifica  desde as informações básicas até as avançadas com relatórios relevantes.

 

Majestic

Trata-se de um extenso banco de dados de índice de links. O Majestic faz uma minuciosa análise do URL do nome do domínio de um website e uma contagem do número de links entrando e saindo. Os números indicadores como credibilidade, contagem de citações ou autoridade são cruciais para determinar a relevância e a qualidade de um website.

Keyword tool

Essa é uma ferramenta de análise de SEO que determina todas as palavras-chave relacionadas a algum assunto específico. Depois da filtragem, basta aperfeiçoar, criar ou ajustar o conteúdo do site em função do interesse dos usuários em torno do tema escolhido. Pode ser bastante útil se seu site não estiver usando as palavras-chave ideais e seu ranqueamento não está satisfatório. Você poderá maximizar as chances de encontrar as palavras-chave ideais para o assunto de seu website.

Alyze

Essa ferramenta faz uma análise de determinada página na web da mesma forma que o Google. Ela mostra as palavras-chave mais usadas em um site e sua relevância para o mesmo. Com essa ferramenta, você pode ter a noção se está na hora de mudar as palavras-chave ou ajustá-las de tal forma que possa melhorar o ranqueamento no Google.
Ainda tem dúvidas sobre como fazer a análise de SEO do seu site? Sem problemas. Você pode ficar por dentro de outras dicas bacanas em critério para SEO?

Queremos saber sobre qual das ferramentas você teve mais sucesso e se suas vendas aumentaram. Toda troca de experiências sempre é muito válida, principalmente quando o assunto é a visibilidade do seu site pelos internautas, que é o primeiro passo para o sucesso dos seus negócios.

Gostou de nosso post? Compartilhe: