Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

SSL é critério para SEO?

22/07/2016 às 11:21 SEO

SSL é critério para SEO?

No ano de 2014, diversas mídias divulgaram que o certificado SSL (Secure Socket Layer) passaria a ser um dos critérios SEO – ou seja, um dos elementos considerados pelo Google na hora de ranquear as páginas que aparecerão em primeiro lugar em seu buscador.

Você pode ler o comunicado oficial da empresa em um post nomeado “HTTPS as a ranking signal” (“HTTPS como um fator de ranqueamento”, em tradução livre), publicado em um blog oficial que o Google mantém sobre segurança online.

Para quem entende de tecnologia, não é nenhuma surpresa que uma empresa preocupada com a experiência do seu usuário empenhe-se para tornar o ambiente virtual cada vez mais seguro.

Mas o que é certificado SSL

Já que o tema é novidade e muita gente ainda está sem informações sobre o assunto, a equipe da ISBrasil resolveu preparar um conteúdo especial explicando o que muda com o SSL sendo um novo critério para o Search Engine Optimization (SEO). Confira! 

ilustração https e certificado SSL

O que é SSL?

O Secure Socket Layer é um elemento básico de segurança requisitado para qualquer site que deseje solicitar dados a seus clientes ou usuários.

Seja um simples número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou o código de segurança do cartão de crédito, as informações solicitadas por websites são, segundo o que diz a lei, de inteira responsabilidade de quem as solicitou.

Para que o tema fique mais claro e prático em sua cabeça, devemos salientar que SSL está presente nas páginas onde é possível encontrar aquele cadeado desenhado na barra de navegação.

Também é possível detectar um site assegurado pelo elemento SSL através do termo “HTTPS”, que também fica na barra de endereço e mostra que aquela conexão é confiável.

Sinais como estes indicam que determinado site é criptografado e, dessa forma, possuem um “ambiente” mais seguro que a média.

Se um website ou blog apresenta certificado SSL, isso indica que todos os dados trocados entre usuário e servidor só poderão ser acessados através de uma chave de segurança. Em outros endereços da web, essas informações costumam transitar livremente, o que facilita muito a ação de pessoas mal-intencionadas.

A falta de elementos básicos de segurança como o certificado SSL, não raro provoca também grandes vazamentos involuntários de informação, o que, obviamente, acaba em multas salgadas para as empresas que foram negligentes com informações sigilosas dos seus usuários. 

SSL: Por que o Google se importa?

Agora você deve estar pensando: “tudo bem, é legal que os sites sejam mais seguros para os usuários, mas por que o Google se importa a ponto de mudar a sua política de ranqueamento? ”. Bem, a resposta é bastante simples.

Tudo o que importa para o Google é a experiência do usuário que utiliza o seu buscador.

Por exemplo, você já se perguntou por que não existem publicidades na página inicial do Google? Com os bilhões de pesquisas feitas todos os dias por lá, certamente isso renderia boas cifras.

Por outro lado, os usuários teriam sua experiência prejudicada, já que ninguém gosta muito de navegar em sites cheios de anúncios inconvenientes.

Utilizando essa mesma lógica, o buscador prioriza tudo aquilo que levará relevância para a pesquisa do usuário.

Qualidade do conteúdo, velocidade no carregamento da página, imagens de qualidade, são diversos os fatores que contribuem para o melhor ranqueamento SEO de um site.

Dentre os principais aspectos que contribuem para uma internet mais “saudável” está a segurança, e é justamente por isso que o Google agora considera um certificado de segurança (o SSL) como critério direto para um melhor ranqueamento.

Com isso, o Google motiva uma reforma geral de websites que agora precisarão correr contra o tempo para tornarem-se mais seguros e, consequentemente, alcançarem melhores pontuações com o algoritmo do buscador.

A empresa simplesmente não quer que, depois de seu serviço ter apontado para um site, ele solicite informações que serão fraudadas ao final do processo. 

arte notebook em site com certificado SSL

Sua empresa precisa de SSL?

Bem, será que sua empresa precisa de um certificado SSL? Para responder a esta pergunta, é preciso levar alguns pontos em consideração.

Se dentro do seu website existe qualquer tipo de solicitação de dados ao usuário, a resposta é “sim”, você precisará do certificado de segurança.

Caso seja uma loja virtual, a necessidade fica ainda mais evidente. Além da grande necessidade de proteger todas as informações do seu cliente, lojas com certificados de segurança vendem muito mais em relação às outras.

É sempre bom lembrar que no contexto da internet ainda existe muita desconfiança em relação ao e-commerce, principalmente se sua loja ainda não é muito conhecida.

Uma pesquisa do Ibope/Conecta mostrou que, antes de efetuar uma compra, mais de 55% dos clientes procuram saber se uma loja virtual possui certificado SSL.

A não utilização desse atestado de segurança fará com que o cliente visualize uma mensagem dizendo que o seu site não é seguro, o que certamente impactará negativamente em suas vendas.

Para websites institucionais, o SSL é pedido nos casos em que o site:

  • Exibe formulários de contato solicitando informações do usuário;
  • Permite o acesso a conteúdo por meio de login e senha;
  • Visa proteger conteúdo publicados por colaboradores;
  • Pretende melhorar seu ranqueamento em buscadores. 

Já para lojas virtuais, o certificado SSL é necessário quando o site:

  • Solicita informações do cliente;
  • Se integra com diferentes meios de pagamento;
  • Pretende evitar a queda de vendas por conta da insegurança do cliente;
  • Pretende posicionar-se melhor em buscadores da internet. 

Quais são os tipos de certificados SSL e onde encontrá-los?

Agora que você já sabe quase tudo sobre o certificado SSL, vamos finalizar falando sobre as diferenças entre SSL Simples e SSL EV.

O primeiro, como o próprio nome diz, é mais simples. Ele atende à maioria das empresas e cumpre sua função sem maiores complicações.

Já o SSL EV é indicado para grandes e-commerces ou instituições financeiras que precisem de maior nível de segurança e confiabilidade por parte de seus clientes.

Para ter acesso a um certificado SSL, basta acessar o site da ISBrasil e navegar até os serviços de Certificado SSL.

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: