Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Recrutamento pelo LinkedIn: como encontrar candidatos qualificados

24/04/2021 às 08:52 Redes Sociais

Recrutamento pelo LinkedIn: como encontrar candidatos qualificados

 

Qualquer empresa, independentemente do segmento em que atua, deseja contratar profissionais talentosos e especializados para compor a sua equipe. Para ajudar nesse processo, uma ação cada vez mais comum é o recrutamento pelo LinkedIn.

As redes sociais já fazem parte da vida de uma grande quantidade de pessoas, justamente porque apresentam uma série de funcionalidades interessantes para o dia a dia. A comunicação com amigos, a leitura de notícias e de conteúdos são exemplos disso. 

No entanto, em 2003, surgiu uma plataforma interessante no mercado, com o intuito de se tornar uma referência em relacionamentos empresariais: o LinkedIn. 

A sua estrutura foi desenvolvida para permitir que profissionais de diferentes áreas e vários tipos de estabelecimentos, sejam eles uma empresa de motoboy ou um escritório de contabilidade, pudessem interagir em um espaço virtual próprio para isso. 

Não à toa, a rede social cresceu no mundo todo, e se tornou indispensável para quem está em busca de um emprego, do mesmo modo que é importante para auxiliar companhias que estão procurando profissionais qualificados para o seu time de colaboradores. 

A inscrição na plataforma é bastante simples, e o perfil precisa ser preenchido com uma série de dados profissionais, e não apenas de cunho pessoal como é comum em outras redes sociais. 

Se você tem dificuldades em encontrar perfis corporativos adequados para a sua empresa, e quer encontrar meios de melhorar esse processo, saiba neste artigo como o LinkedIn pode te ajudar com isso. 

O que é o LinkedIn e o que ele oferece?

As redes sociais se mostram como ferramentas úteis para o dia a dia. Quando isso se estende para a vida profissional, essa passou a ser também uma realidade graças ao surgimento do LinkedIn. 

Ele é fundamental para quem está em busca de boas oportunidades no mercado e quer otimizar os meios de ter acesso a isso. Para tanto, após a criação do perfil, é preciso alimentá-lo com informações sobre experiências profissionais e formações gerais. 

O LinkedIn já conta com mais de 575 milhões de usuários, sendo que desse total, 34 milhões são brasileiros. Isso torna possível estabelecer uma série de relações e parcerias comerciais, trazendo benefícios em vários sentidos. 

Não à toa, um nutricionista esportivo que deseja encontrar um colega da profissão para dar início a uma nova clínica, por exemplo, pode encontrar na plataforma pessoas com o mesmo interesse que ele. 

Entre as principais funcionalidades do LinkedIn, é possível mencionar:

  • A Company Page;

  • O InMail;

  • O Talent Finder;

  • Os Empregos Patrocinados;

  • O Branded Index;

  • O Recruiter Corporate.

A Company Page se trata da criação de um perfil empresarial, no qual seja possível atrair profissionais diferenciados e que podem ter sinergia com o seu negócio. 

O InMail é o recurso que permite o envio de e-mails para qualquer usuário que tenha uma conta no LinkedIn, seja para tratar de um assunto sobre relógio ponto digital ou para marcar uma reunião virtual. 

O Talent Finder é uma ferramenta elaborada com o intuito de facilitar o recrutamento de candidatos, trazendo também a funcionalidade do InMail, ao mesmo tempo em que permite conferir perfis de forma completa. 

O recurso de Empregos Patrocinados permite que qualquer empresa possa criar anúncios para divulgar as suas vagas de forma paga, o que ajuda com que ela seja exibida para mais usuários na plataforma.

Já o Branded Index oferece a possibilidade de verificar a popularidade do estabelecimento na rede. Assim, uma empresa que atua com a venda de catálogo de empresas e investe em um bom trabalho na rede pode verificar se está conseguindo um bom destaque. 

Por fim, o Recruiter Corporate se trata de um recurso de assinatura, no qual é possível ter acesso a diferentes perfis de candidatos que estão na rede e que possuem relevância para ocupar uma vaga de acordo com o que a sua empresa procura. 

Ao conhecer ferramentas como essas, é possível perceber com facilidade os motivos pelos quais o LinkedIn é uma rede social de grande importância para o mercado, tornando-se também indispensável para pessoas e empresas em busca de conexões comerciais. 

Como recrutar novos colaboradores pelo LinkedIn

Se você está procurando por profissionais na internet, com o intuito de tornar a sua pesquisa mais assertiva, a utilização do LinkedIn nesse processo pode ser bastante positiva. 

Para tanto, é preciso entender como é possível encontrar essas pessoas na plataforma, de maneira que o trabalho realizado ali traga os resultados desejados. Confira algumas formas de fazer isso a seguir. 

1. Conheça melhor a rede social

Assim como quem aplica um exame toxicológico admissional precisa ter conhecimentos técnicos para poder realizá-lo, para usar o LinkedIn como uma ferramenta de recrutamento é fundamental conhecê-la melhor. 

O primeiro passo é abrir uma conta e uma página da empresa na plataforma, assim como pedir para que os seus atuais colaboradores, e em especial os que estão no departamento de recursos humanos, estejam conectados com a página da companhia.

Assim, ao postar uma vaga em aberto no seu estabelecimento, os seus colaboradores podem ajudar no compartilhamento e divulgação, fazendo com que mais pessoas saibam sobre ela. 

2. Pesquise pelas habilidades que você procura

Uma empresa especializada em locação de sala comercial compartilhada precisará de corretores comunicativos e engajados, que já tenham experiência no ramo e que possam oferecer as suas capacidades técnicas para fechar novos negócios. 

Além disso, alguns tipos de cursos de formação no setor devem fazer parte do currículo do profissional, para que ele possa estar habilitado para exercer a sua função. 

O LinkedIn oferece um campo de pesquisa na sua plataforma, que permite que pesquisas mais específicas sejam feitas, de modo que os resultados ofereçam corretores com as habilidades que você procura. 

Dessa forma, ele se torna um meio eficaz de recrutar profissionais qualificados, ajudando em uma busca muito mais efetiva e promissora. 

3. Analise conexões e indicações

Se uma empresa precisa solicitar a impressão de flyer digital para uma ação de marketing, certamente ela vai pedir a indicação de algum conhecido, para que possa encontrar um fornecedor que ofereça um bom custo-benefício nesse serviço. 

No LinkedIn, é possível encontrar um perfil interessante para preencher uma vaga no seu estabelecimento e verificar se algum dos seus contatos possui conexão com essa pessoa, o que torna o processo mais fácil e simples de validar. 

Por isso, não deixe de recorrer a esse recurso nas etapas de recrutamento, aproveitando essa ligação para solicitar também indicações dos seus contatos profissionais, aumentando assim as chances de contratar um profissional qualificado para o seu negócio. 

4. Anuncie as vagas de emprego na rede

Justamente por que o LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo corporativo, quem a acessa sabe o que esperar dela, e aproveita das suas ferramentas para encontrar boas oportunidades no mercado. 

Nesse sentido, um usuário que está procurando um emprego pode facilmente navegar na plataforma para fazer pesquisas de vagas disponíveis, de maneira que consiga se candidatar. 

Ao mesmo tempo, as próprias empresas que já estão na rede podem utilizar a ferramenta de anúncio de empregos para disponibilizar na plataforma as oportunidades disponíveis no seu negócio. 

Sendo assim, é fundamental criar um anúncio, seja ele orgânico ou pago, para que os usuários da rede social possam tomar conhecimento sobre ela, bem como se candidatarem para a vaga e obterem um retorno do seu estabelecimento. 

Por isso, se você está em busca de um profissional que saiba confeccionar crachá de identificação, por exemplo, não deixe de apostar na ferramenta do LinkedIn para ofertar esse emprego para os usuários. 

As vantagens de utilizar o LinkedIn no recrutamento 

Como não poderia deixar de ser, utilizar as redes sociais traz várias vantagens para os usuários, uma vez que elas oferecem recursos cada vez mais interessantes para tornar a experiência na plataforma mais completa e agradável. 

Nesse caso, o LinkedIn está sempre em busca de oferecer ferramentas de grande utilidade para os seus inscritos, tornando algumas ações mais simples e vantajosas. 

No caso do recrutamento de candidatos, é possível encontrar perfis compatíveis com a sua proposta de emprego, o que diminui de forma produtiva a seleção de pessoas para uma primeira entrevista. 

Além disso, é possível anunciar uma vaga de forma natural na rede, ou em caso de urgência, apostar em anúncios patrocinados para alcançar pessoas mais rapidamente. 

Por fim, encontrar conexões profissionais na rede também ajuda no recrutamento de candidatos mais qualificados e que tenham recebido boas indicações, tornando a contratação mais assertiva para a empresa. 

O LinkedIn é uma plataforma que só cresce no mercado, e por isso se tornou indispensável para profissionais e companhias de diferentes segmentos. 

Sendo assim, se você ainda não está na rede, não deixe de se inscrever o quanto antes e utilize as principais ferramentas da plataforma para ter maior sucesso no seu recrutamento de colaboradores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: