Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Quando eu preciso ter um servidor dedicado?

29/08/2017 às 09:00 Hospedagem de Sites

Quando eu preciso ter um servidor dedicado?

Existem muitas tarefas para alguém que possui um negócio online. Saber como e por quê o seu site está crescendo é sempre importante para entender em que pontos melhorar e onde estão os pontos fortes de seu negócio. E muitas vezes esse crescimento acaba exigindo certas mudanças dentro da sua gestão. Não é raro vermos casos de sites crescendo em velocidades surpreendentes e fazendo com que os seus donos tenham que repensar um questão: Será que eu preciso ter um servidor dedicado? Para entender melhor e te ajudar a perceber se essa é ou não a hora de ter um servidor dedicado, listamos alguns pontos importantes que vão te fazer entender não só a necessidade de se ter um servidor desse tipo, mas também quais são as vantagens e devatagens que um site pode ter ao trocar de servidor dessa maneira.

Conheça o seu site

Você precisa conhecer muito bem o negócio que tem. Esse é o primeiro passo para entender como e se realmente precisa fazer essa migração. Saber quais são os seus pontos fortes, ou seja, o que mais atrai público para sua loja ou converte vendas para o seu negócio, mas também entender onde pode melhorar para que os pontos fracos se tornem também fortes. Dessa maneira, você terá uma visão de como é o funcionamento de seu negócio online, seja ele um site, um blog ou uma loja virtual. A única forma de ter certeza de que você precisa de um servidor dedicado é conhecendo bem o seu site para saber como anda o seu crescimento e quais são as probabilidades para o futuro.

Veja nosso post: Como funciona a hospedagem de sites?

Além de conhecer o seu site, você também precisa ter conhecimentos sobre os tipos de servidores e como eles podem te ajudar a crescer. Você não precisa ser um expert em todas as áreas do conhecimento do mundo online, mas ter uma visão geral sobre tudo certamente irá te ajudar a pensar melhor e decidir qual é o momento certo para ter um servidor dedicado. Por isso, não perca tempo e também estude o máximo que conseguir sobre esses assuntos.

_BANNERREVENDAAQUI

Vantagens de ter um servidor dedicado

É possível listar diversas vantagens de ter um servidor dedicado, mas como principais podemos listar a velocidade, segurança e flexibilidade para o seu negócio. A escolha de um servidor dedicado garante o tempo de atividade máximo para o seu site. A hospedagem compartilhada é muitas vezes melhor para sites com baixo e médio tráfego. Se o seu site receber muito tráfego, os servidores dedicados oferecem mais estabilidade e confiabilidade do que hospedagem compartilhada. Tal estabilidade pode ser o ponto chave para que o seu negócio continue crescendo.

Outro ponto importante a ser lembrado, é que um servidor dedicado permite que você possa ter a flexibilidade de personalizar o servidor de acordo as suas necessidades. Com uma hospedagem compartilhada, você está limitado às aplicativos, ao software e ao ambiente operacional já existentes naquele servidor. Esses softwares podem ser perfeitos para alguns e nem tanto para outros. Mas com certeza ter essa liberdade e flexibilidade para usar o seu site da maneira que quiser, faz com que você consiga melhorar significativamente o desempenho do seu site.

É claro que todas essas vantagens trazem um custo. Hospedagem compartilhada é a maneira mais barata para alguém poder ter um negócio online e a hospedagem dedicada é muito mais cara. Então, para saber se você realmente precisa de um servidor dedicado, precisamos agora falar sobre as desvantagens, ou melhor, a desvantagem.

Desvantagens de ter um servidor dedicado

No geral, não existem muitas desvantagens, mas a principal pode ser o gasto. Como dissemos no início do texto, você precisa conhecer muito bem o seu site para entender quais são as suas reais necessidades e, caso o seu negócio online ainda não necessite de um servidor dedicado, seja por conta número de visitas ou porque você ainda não tem muitas páginas pesadas, os gastos com esse tipo de servidor podem ser um ponto negativo. O fato de a maior desvantagem de ter um servidor dedicado ser justamente a questão do gasto, faz com que você consiga pensar melhor antes de tomar alguma decisão precipitada que possa acabar afetando negativamente o seu site, blog ou loja virtual.

O que você quer para o futuro de seu negócio?

Outro ponto importante e quase nunca comentado é que o seu objetivo como empreendedor é um fator importante para decidir se você precisa de um servidor dedicado. Muitas vezes, donos de negócios online desejam ter lojas que possam cuidar como um todo, sem ter que se preocupar com diversos funcionários e questões paralelas ao seu negócio, pois isso poderia prejudicar. Ou então, o grande objetivo do site não é converter vendas, mas conseguir redirecionar clientes para vendas em sites parceiros por exemplo. Existem diversos objetivos que se pode ter e você precisa saber exatamente o que você quer para ter certeza de que precisa ter um servidor dedicado. Isso conta muito na hora de saber ou de decidir se essa migração vale a pena ou não para o seu negócio online. Então pense bem antes de tomar qualquer atitude.

Concluindo

Ter um negócio online exige muitos desafios e um dos maiores deles sem dúvida é saber como utilizar o seu servidor da melhor maneira possível, fazendo com que o quanto você gasta valha a pena de acordo com os retornos que o seu site te dá. Para que isso aconteça, muitas vezes você precisa cogitar a ideia de finalmente ter um servidor dedicado. Muitos empreendedores virtuais tentam adiar ou segurar o seu site para que não precise gastar mais com um servidor dedicado, mas quem quer que seu negócio realmente cresça, precisa necessariamente entender que, em algum momento, os gastos vão ter que aumentar para que os ganhos também aumentem. Por isso, quando pensar em quando precisa ter um servidor dedicado, leve em conta todos os fatores, os seus gastos, os seus ganhos, os seus acessos e tudo que possa ajudar o seu negócio online a crescer cada vez mais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: