Por que usar servidor dedicado? Saiba 4 motivos!

Por que usar servidor dedicado? Saiba 4 motivos!

28/04/2017 às 15:39Hospedagem de Sites

Por que usar servidor dedicado? Saiba 4 motivos!

Uma das coisas mais importantes e fundamental para o funcionamento de um negócio online é conhecer os tipos de servidores. Leia mais aqui sobre o que é um servidor dedicado e para quem ele é indicado. Quando estamos começando um novo negócio nem sempre é fácil lidarmos com todos os aspectos que envolvem a construção de um site ou de uma loja virtual. São tantas coisas que precisam de uma atenção grande e de muito cuidado para que não ocorra nenhum erro técnico que é difícil abraçar tudo de uma vez só.  Você não precisa ser um expert em tecnologia da informação para criar um negócio próprio na internet, mas precisa saber pelo menos o básico de cada parte para que tudo tenha um funcionamento bom e para que, quando houver algum erro, você saiba quem precisa acionar para resolvê-lo. 

Uma das coisas mais importantes e fundamental para o funcionamento de um negócio online é conhecer os tipos de servidores e qual é o apropriado para o seu negócio. Nós separamos uma lista de motivos para você usar um servidor dedicado e mostrar para quem ele é indicado. Assim, você conseguirá perceber se esse tipo de servidor é o mais apropriado para o seu negócio ou não.

O que é um servidor dedicado?

Antes de falarmos porque usar um servidor dedicado, precisamos falar um pouco sobre o que ele realmente é. Basicamente, ele é um tipo de servidor que não compartilha nada com os outros. Os servidores dedicados são exclusivos, portanto somente você é quem tem acesso a todos os serviços que ele oferece sem compartilhar com mais ninguém. Quando se fala em hospedagem na web, um servidor dedicado é normalmente um serviço alugado. O usuário aluga o servidor, o software e uma conexão com a Internet de uma determinada empresa provedora de hospedagem. Esse tipo de servidor é indicado para qualquer tipo de uso, seja para fornecer serviços de hospedagem como compartilhado, ou para ser usado exclusivamente por um único usuário, uma empresa, por exemplo.

Agora que já sabemos o que é, vamos os motivos para você ter um servidor dedicado e descobrir se ele é ou não indicado para você.

  1. Você quer ter um negócio de revenda de hospedagens

Se isso é o seu negócio, um servidor dedicado com certeza é o que você precisa para começar. Existem várias razões para eu listar aqui, mas a principal delas é que você tem o controle total sobre todos os arquivos em um único servidor e depende só de si. Isso é importante porque é a partir desse único servidor que outros sites irão se hospedar. Um negócio de revenda de hospedagens não funciona sem um servidor dedicado, ou funciona muito mal, então se esse é o seu objetivo, um servidor dedicado é o mais indicado para você.

  1. O seu site armazena dados de clientes

Por mais que as tecnologias antivírus feitas para garantir a sua proteção na internet estejam sempre aumentando e mudando para que você esteja mais seguro, os hackers também fazem isso em igual velocidade. E ter um servidor compartilhado pode ser perigoso para o seu site, dependendo dos dados que você carrega lá dentro.

Se o seu site está ganhando dinheiro, ele vai provavelmente atrair a atenção das pessoas. Especialmente se você estiver armazenando números de cartão de crédito, seu site poderia ser atacado por hackers. Hospedagem compartilhada não é o lugar para este tipo de site. Você precisa de um servidor seguro dedicado, independentemente do custo. Além disso, você precisa sempre ter um backup do banco de dados que seu site armazena. Cuidado nunca é demais, não é mesmo?

  1. A velocidade do seu site é prioridade

Um site hospedado em um servidor dedicado tem menos chances de ter problemas como lentidão e se torna mais rápido pois, se ocorrer um problema, o seu site é o único prejudicado ali e o conserto será quase imediato. Os servidores compartilhados podem demorar mais tempo para carregar as páginas porque você precisa contar com recursos compartilhados com outros sites. Nem sempre isso é um problema muito grande, existem sites que não se importam de demorar um pouco para carregar suas páginas, apostando alto em seu conteúdo. Você precisa saber quais são as prioridades do seu negócio, se você precisa garantir a velocidade mais rápidas em todos os momentos, um servidor dedicado de hospedagem tem as ferramentas que você deseja.

A navegação de outros usuários de outros sites pode afetar negativamente o seu se você estiver hospedado em um servidor compartilhado. Algo tão simples como um erro de script em apenas um website da rede compartilhada pode perturbar todos os outros. Quando você usa um servidor dedicado, você tem controle total do que está acontecendo por lá, então você tem controle total sobre o que faz o seu site ficar mais rápido ou que está o deixando lento.

  1. Você tem contas de usuários dentro do seu site

O primeiro motivo para ter um servidor dedicado quando você tem um site que guarda informações de terceiros é mais ou menos o mesmo do que quando falamos sobre os dados de cartão de crédito que uma possível loja online tem dos clientes. Dados de usuários são informações de extrema importância e precisam estar seguras, mesmo que não sejam dados de compra. Além disso, os provedores de hospedagem normalmente colocam menos termos e controles em servidores dedicados porque um único cliente utiliza todos os recursos. Na prática, isso significa que você tem maior controle sobre tudo o que acontece naquele servidor e, obviamente, mais espaço para armazenar os dados dos usuários.

Em resumo, um servidor dedicado é indicado para pessoas que desejam ter um controle total do seu negócio online e que precisam de exclusividade para ter um funcionamento total. Ele pode ser até mais caro do que um servidor compartilhado, mas traz vantagens necessárias para quem quer ter esse tipo de negócio.

E aí, descobriu se esse é mesmo é o indicado para o seu site ou loja online? Seu negócio se encaixa dentro dos motivos para se ter um servidor dedicado citados aqui? Se sim, é bom começar a pensar nessa possibilidade não só para otimizar o seu negócio, mas também para possibilitar a expansão dele e, é claro, facilitar a sua vida como empreendedor. Veja também a diferença entre VPS e servidor dedicado para ajudar na escolha da melhor hospedagem para seu negócio.  

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: