Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual o retorno que o investimento em ads no Instagram pode te proporcionar?

24/01/2023 às 12:50 Ajuda

Qual o retorno que o investimento em ads no Instagram pode te proporcionar?

O Instagram é uma rede social que ajuda a fortalecer as estratégias de marketing das empresas, mas nem todos os negócios sabem aproveitar as oportunidades que a plataforma traz.

É fundamental investir em tempo e recursos para as estratégias de marketing nas redes sociais, independentemente se a marca estiver lançando sua primeira estratégia ou ajustando uma ação.

As ferramentas para o Instagram são uma parte muito importante do planejamento de marketing e isso acontece porque a plataforma possui 1 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Também existem cerca de 100 milhões de fotos e vídeos compartilhados diariamente e um público global com cerca de 80% de usuários localizados fora dos Estados Unidos.

O Brasil é uma prova disso porque é um dos países que mais utilizam o Instagram no mundo, portanto, ele representa uma oportunidade de divulgar a marca, seus produtos e serviços, e obter excelentes retornos.

Só que para aproveitar todo o potencial da ferramenta, é fundamental entender um pouco mais sobre o assunto.

Este artigo vai dar algumas dicas para fazer esse investimento, motivos para trabalhar com o ads no Instagram, vantagens desse processo e como anunciar dessa forma.

Dicas para investir no Instagram

Para investir no Instagram, a primeira coisa é criar uma conta profissional para o negócio. Depois de fazer essa conversão, no perfil entre as fotos e informações da conta, existe um botão com a opção “promoções”.

Ao acessar essa opção, o usuário é redirecionado para a página com campanhas de impulsionamento já criadas e é ali que a marca vai ver anúncios ativos e inativos.

Feito isso, um fabricante de ralo linear externo deve tocar na opção “criar promoção” e escolher a publicação que deseja promover. É possível selecionar conteúdos já publicados ou fazer um novo post.

Para que a estratégia realmente funcione, é fundamental estar atento ao tamanho da imagem e à legenda que será usada.

A empresa precisa saber qual é o objetivo da campanha, que pode ser conseguir novos seguidores, receber mais mensagens, levar as pessoas para o site institucional e por aí vai.

É com base nesse propósito que vai definir o destino dos usuários no Instagram que vão interagir com o anúncio. Depois é o momento de escolher o público-alvo, uma decisão muito importante para fazer o anúncio.

A empresa deve selecionar o perfil de usuários que deseja impactar e que realmente têm características para se interessar pelo conteúdo. A plataforma distribui as publicações de acordo com características com:

  • Localizações;

  • Interesses;

  • Idade;

  • Gênero.

Ao selecionar a opção “automático”, a distribuição é feita de acordo com as características do público que interage com a página do negócio. Essa opção só é indicada quando o perfil já possui um resultado satisfatório.

Por fim, uma clínica especializada em prótese capilar micropele deve escolher o valor e a duração de seus anúncios, de acordo com o objetivo que pretende alcançar.

Motivos para trabalhar com o Instagram

Existem muitos motivos para uma marca trabalhar com o Instagram, e uma das principais é o fato de que o público está presente nesta plataforma.

O Brasil é o segundo país com mais usuários ativos no mundo, chegando à marca de 50 milhões de contas. Dificilmente uma empresa não possui um possível cliente cadastrado.

Bem é este fato de que a plataforma trabalha com segmentação precisa, permitindo que a companhia atinja as pessoas certas. Essa funcionalidade é indispensável para se comunicar com usuários que realmente possam se interessar pelas soluções.

As publicações orgânicas das empresas perdem muita visibilidade nas redes sociais porque essas plataformas priorizam publicações de amigos e isso também justifica a importância de investir no Instagram Ads.

Os anúncios desta ferramenta conseguem alcançar um número maior de usuários e conseguem chegar até mesmo em pessoas que ainda não conhecem a marca.

Os custos são totalmente adaptáveis, isso significa que, mesmo com um baixo orçamento, é possível alcançar excelentes resultados.

Para uma empresa que realiza o laudo de caracterização ambiental uma dessas possibilidades é aumentar o tráfego no site institucional, por conta de pessoas que viram os anúncios na rede social.

Vantagens do Instagram Ads

O Instagram Ads é uma modalidade que se encaixa no tráfego pago, e de modo geral, investir nessa solução traz muitas vantagens para as empresas.

Uma delas é a possibilidade de gerar vendas recorrentes e altamente escaláveis e isso acontece porque as campanhas são extremamente segmentadas e direcionadas para as pessoas certas.

São resultados provenientes do aumento da visibilidade da empresa em detrimento de seus concorrentes. A marca se torna muito mais conhecida no mercado e esse alcance faz com que ela se destaque.

Consequentemente, mais orçamentos são gerados, o que aumenta o número de conversões e as vendas da companhia.

Para uma empresa de reparação de riscos em carros, as estratégias pagas também são uma forma de aumentar o tráfego do site institucional, do perfil no Google Meu Negócio e nas redes sociais.

Quanto mais tráfego a empresa tiver, mais conhecida será em seu segmento de atuação, o que melhora muito seu posicionamento de mercado e a autoridade de marca.

Também não se pode esquecer a segmentação avançada, que melhora o desempenho das campanhas, considerando diversos aspectos do público, como localização, interesses e faixa etária.

Tudo isso faz com que as campanhas pagas no Instagram obtenham excelentes resultados e sejam capazes de gerar vendas para a companhia.

Como anunciar no Instagram Ads

Para anunciar no Instagram e obter excelentes resultados, é necessário investir em algumas práticas importantes. São elas:

Segmentar o público

Independentemente do tipo de estratégia que uma empresa de moldagem por injeção de plástico pretende investir, é fundamental segmentar o público.

A segmentação serve para que as estratégias alcancem as pessoas certas e que realmente possam se interessar pelos produtos e serviços. São indivíduos que se identificam com os valores da empresa, sua identidade e suas mensagens.

Se o negócio não segmentar o público antes de começar uma campanha, pode perder muito tempo e dinheiro com ações que não trazem os resultados esperados.

Aproveitar o feed e os stories

A criação de anúncios no Instagram não deve se concentrar apenas no feed de notícias. Os stories são excelentes recursos que geram impacto visual e possuem um grande potencial de engajamento.

O ideal é investir em campanhas que possam aproveitar as duas opções e acompanhar os resultados e indicadores de cada uma.

Depois de um tempo, um fabricante de saquinhos para colocar talheres consegue identificar os resultados que foram mais efetivos e tomar algumas decisões sobre realocação de investimentos, o que melhora o retorno.

Investir em boas imagens

O Instagram é uma rede social visual, por isso quanto mais atrativa for a imagem destinada à exibição do anúncio, mais ela poderá chamar a atenção dos usuários.

Não se pode esquecer que existem muitas empresas competindo para conquistar um bom lugar por meio dessas ações, assim sendo é necessário desenvolver estratégias com diferencial para atrair o usuário e fazê-lo clicar no anúncio.

A melhor forma de fazer isso é por meio de imagens profissionais, com poucos ou nenhum escrito e que dizem muito sobre a proposta de valor da oferta.

Usar um bom CTA

CTA é uma sigla para Call To Action (chamada para ação) e serve para induzir a ação do público em relação ao anúncio.

Uma empresa de locação de sala comercial com ar condicionado precisa usar um bom CTA para ampliar a taxa de cliques dos usuários.

Ele vai depender do propósito da campanha, por isso, pode levar o usuário para o perfil da empresa ou encaminhá-lo para o site da companhia.

Criar anúncios com vídeos

Usar os vídeos para criar anúncios no Instagram é uma ótima opção porque os usuários da plataforma gostam muito desse formato.

É um tipo de anúncio que conquista excelentes taxas de engajamento porque não faz uso de imagens estáticas.

Um vídeo de uma autoescola sobre cnh tipo b pode ter até 60 segundos, mas o ideal é criar vídeos mais curtos que ajudem a prender a atenção do usuário.

Lembrando que esses materiais precisam ser estéticamente atraentes, despertar a curiosidade e entregar uma proposta de valor.

Considerações finais

O Instagram é uma das plataformas mais promissoras quando se trata de marketing digital, afinal é uma das redes sociais que mais cresce no mundo todo, principalmente no Brasil.

Empresas dos mais variados tipos de segmentos investem no Instagram Ads por conta dos resultados que essa ferramenta pode trazer para os negócios.

Basta seguir as dicas deste conteúdo para criar um anúncio inteligente e que vai chegar ao público certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: