Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual é a importância do Branding no mundo do Marketing?

19/09/2018 às 16:22 Marketing

Qual é a importância do Branding no mundo do Marketing?

O conceito do branding é relativamente novo no Brasil e por isso ele ainda está imergindo no mundo do marketing. Porém, afirmamos que se os empreendedores do nosso país pesquisassem mais sobre esse assunto, eles com certeza, já estariam adotando práticas de branding em seus negócios.

O empreendedor dos dias de hoje sabe que não basta apenas criar uma empresa para vender mais e mais produtos, até por que isso não se aplica mais ao público de hoje.

Atualmente, já é comprovado que os consumidores estão muito mais exigentes e se preocupam com a marca em si e não só com os produtos.

Por esse motivo, o branding defenda a criação de personalidade próprias para as marcas como forma de gestão mais eficiente e segura.

Quem trabalha na área visa transformar um negócio em algo perceptível e que seja reconhecido de “bate e pronto” pelos consumidores.

Hoje em dia, sabemos a importância de criar uma boa reputação online, afinal isso agregar valor ao negócio, o que é essencial para que as pessoas sintam segura para consumir dessa marca. E é nesse ponto que o branding atua mais firmemente.

O objetivo é buscar formatar uma ideia de marca como um ser humano, onde a marca tem seu próprio pensamento, se relaciona do seu jeito, ou seja, criar uma personalidade baseada nas necessidades de seus clientes.

Com o branding é possível criar uma linha de pensamento e oferecer produtos e ações coerentes que visem tornar sua empresa referência no mercado.

Dessa maneira, os consumidores terão cada vez mais motivos para comprar em sua loja do que em outra, entendeu?

Bom, vamos lá, é hora de aprofundar um pouco mais nos estudos, então primeiro vamos saber mais tecnicamente sobre o branding.

O que é branding?

O Branding é o conceito que visa construir e fazer uma gestão de marca mais eficiente através da implementação de valores e percepções que possam agregar valor com o público.

Por isso, todas as ações relacionadas a imagem da empresa, de seus funcionários e de outros elementos que a representem faz parte do trabalho do branding.

Por isso, o trabalho do branding vai da construção da identidade visual da empresa até a definição dos valores da empresa, passando por muitas outras etapas importantes.

A elaboração de slogans, a implementação de processos de atendimento, política de privacidade, desenvolvimento de produto, tudo isso deve passar pelo branding.

Vamos a um exemplo prático, a Coca Cola é um clássico case de sucesso de branding e vamos mostrar o porquê. Primeiro, a marca se tornou líder em seu setor de mercado e isso não tem nada a ver com o preço dos produtos, já que a marca não costuma aplicar preços baixos.

Então, o que faria as pessoas comprarem um produto mais caro em relação a um mais barato? Por que através de um excelente trabalho de branding, se criou um conceito para a Coca Cola.

Hoje, quem compra uma Coca Cola está consumindo algo muito além do que um refrigerante, ela tem certeza da procedência, da qualidade e se sente especial.

E como isso acontece? Se repararmos em comerciais da Coca Cola, podemos observar que a ideia da marca é sempre mostrar que a Coca Cola é a bebida perfeita para viver momentos felizes.

Confira também o que é e-mail marketing.

Em outras palavras, quando a marca cria a ideia de que a Coca Cola é o refrigerante ideal para os melhores momentos da sua vida, ela agrega bem mais valor do que empresas que só pensam em preço e qualidade.

É claro, se o produto fosse ruim também não adiantaria uma estratégia de branding, mas quando se cumpre as outras etapas, o branding no marketing pode ajudar a ampliar o potencial de uma marca.

Confira os principais motivos para a aplicação do branding no marketing:

Aumenta o reconhecimento e a autoridade da marca

Aplicar práticas de branding no marketing é uma forma bastante natural de imprimir mais valor em sua marca.

Como podemos ver no exemplo acima, a Coca Cola não é uma marca mundial, líder de mercado, apenas por que vende um produto bom, mas por que as pessoas se sentem especiais quando consomem um produto.

Quem foi que nunca pensou num momento pessoal como um almoço de família, que comprar uma Coca Cola deixaria o encontro muito mais agradável, não é mesmo? Isso é geração de autoridade, os consumidores entendem que a marca é referência em seu setor, então falou em refrigerante, falou em Coca Cola.

Partindo para a questão do reconhecimento, vamos citar o exemplo da Apple. O reconhecimento está ligado não só a ideia da marca como também a parte visual.

Quando você pensa em uma maçã, por exemplo, com certeza você lembra da Apple. 

Gera empatia

O branding visa a construir toda a personalidade de uma marca com o intuito que ela ganhe a empatia dos consumidores.

Isso mesmo, uma marca que se torna sinônimo de confiança, credibilidade, qualidade e segurança é mais bem vista por clientes e vira a opção principal de compra.

Além disso, gerar felicidade como faz a Coca Cola ou grande satisfação como em quem usa os produtos da Apple é essencial para que a empresa se torne uma verdadeira referência em seu mercado e alcance, inclusive, um sucesso mundial, o que é possível para qualquer marca na era digital.

Cria diferenciais competitivos

Com tantas marcas produzindo soluções semelhantes no mercado é preciso buscar maneiras de se diferenciar.

Os diferenciais competitivos são os principais argumentos de destaque de uma empresa nos dias atuais.

Além de preço e qualidade, mostrar uma marca que adote uma linguagem mais humanizada e que passe sensações boas e confiantes para o cliente é um meio de vender mais, sem se precisar diminuir o valor ou criar muitas versões de seus produtos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: