Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual a relação do programador com a orquestração de marketing?

23/05/2018 às 07:59 Ajuda

Qual a relação do programador com a orquestração de marketing?

O surgimento de novas mídias vem aumentando o desafio das empresas em fazer a gestão integrada de todas as ações de marketing. As pessoas passam mais tempo conectadas e interagindo em diferentes canais, o que demanda uma mudança na postura das empresas.

Quanto mais conectados, maior é a variedade de meios de interação dos consumidores com as empresas. As mudanças no comportamento dos consumidores elevam suas expectativas e as empresas que conseguirem oferecer mensagens mais direcionadas e relevantes tendem a prosperar no mercado.

Você já ouviu falar em orquestração de marketing e da sua relação com o programador? Leia todo esse artigo e saiba mais um pouco sobre esse assunto. 

O QUE É ORQUESTRAÇÃO DE MARKETING? 

Trata-se de todo o processo suportado pela tecnologia e que permite que as empresas entreguem as mensagens corretas para toda a sua base de clientes em qualquer dispositivo que estes estejam usando a qualquer momento. A orquestração de marketing está baseada na ideia de que iniciativas stand-alone já não são suficientes para gerar vendas ou fidelização de clientes a longo prazo.  

É preciso que as empresas ofereçam aos clientes uma experiência consistente considerando todas as mudanças constantes no cenário digital. 

Até alguns anos atrás, mesmo as organizações mais avançadas utilizavam apenas algumas ferramentas de marketing. Atualmente, esse cenário é bem mais complexo e demanda um compromisso mais profundo para entender como as peças se comunicam e contribuem para uma experiência positiva do consumidor. Leia nosso posto sobre vantagens de Criar um Blog  

Para desenvolver ações de marketing digital eficazes, é preciso testá-las e ajustá-las e não é possível fazer isso com agilidade sem conhecer a fundo todos os processos, canais ou campanhas.

Em suma, é preciso praticar a orquestração de marketing, ou seja, o profissional de marketing deve agir como um maestro que rege os músicos de uma orquestra e esforços individuais devem ser coordenados com total precisão. 

RELAÇÃO COM O PROGRAMADOR

Para manter a competitividade e o ritmo de crescimento, as empresas estão diversificando os investimentos em marketing de conteúdo, marketing de busca, displays, automação, entre outros. Esses esforços estão multiplicando o número de fontes de informações que precisam ser monitoradas e analisadas de acordo com tendências de mercado. 

Quanto maior a diversidade de dados, maior deve ser o cuidado para não cometer erros de análise que podem levar à comunicação de forma inadequada com clientes. Perante esse cenário é que entra a função do programador.

Esse profissional precisa ter a experiência de desenvolver softwares que sejam capazes de atender toda essa demanda de trabalho para proporcionar uma experiência única ao usuário. Aprimore seus conhecimentos em Como criar um blog

Aprender a programar dá mais flexibilidade aos profissionais de marketing para tomar ações avançadas em seus objetivos, além de que quem já trabalha com marketing tem uma tendência a apresentar facilidade com a lógica de programação.

Com um pouco de determinação, aprender a programar é dar um grande passo para alavancar sua carreira profissional. 

Relação marketing e programação 

Todo profissional de marketing digital, já desenvolve um conforto maior em torno das tecnologias que está em contato todos os dias. A lógica da programação não é muito diferente da lógica na área do marketing.

Uma lista de ações que envolvem linguagem técnica e dependem de variáveis, condições e repetições para chegar a um determinado resultado.No mercado existem diversos softwares de marketing e um contato direto entre profissionais dessa área e técnicos de programação para solucionar problemas ou facilitar tarefas.

Aprender a programar é uma forma de facilitar a comunicação com esses profissionais e entregar soluções de marketing mais condizentes com o que precisará ser executado em termos de programação. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Relação programação e marketing

O marketing está diretamente ligado com a experiência do usuário, além de análises, pesquisas e testes. Os profissionais de marketing costumam utilizar uma infinidade de ferramentas caras que espalham os dados por diversas planilhas ou relatórios, dificultando toda a gestão.
 
Com um conhecimento básico de programação já é possível diminuir consideravelmente o uso de ferramentas e ainda ter mais capacidade de ação dentro do trabalho. Você pode criar sua própria forma de medir a eficiência de suas estratégias, fazer alterações e testes de layout, landing pages ou campanhas no marketing digital.
 
As linguagens de programação HTML, CSS e Javascript vão ser seus parceiros na hora de colocar a mão na massa e te ajudar a entender que a web e seu trabalho não precisa se limitar somente a textos, imagens ou dados.

Ela também envolve a execução de tarefas de forma automatizada e inteligente. Por exemplo, ter um pequeno conhecimento básico de JavaScript já pode te ajudar a programar as instruções das atividades, trabalhar as variáveis, utilizar funções condicionais e de repetição.
 
Com isso, você já pode fazer relatórios inteligentes no Google Drive, web scrapping para extrair informações de sites existentes e realizar testes A/B a partir de experimentos no Task Manager, por exemplo.

Conclusão 

A orquestração de marketing beneficia esses profissionais também. À medida que o número de canais de marketing começou a se multiplicar, as próprias equipes de marketing se tornaram mais especializadas. 

As áreas de marketing começaram a operar com equipes específicas se concentrando em um canal com pouca ou nenhuma integração com equipes responsáveis por outros canais.

Esta estrutura interna tornou impossível manter o foco em toda a experiência do cliente. Com a orquestração de marketing diferentes equipes trabalham juntas de forma mais inteligente.

Foi possível perceber que o consumidor moderno e conectado demanda, cada vez mais, atenção e agilidade. Dessa forma, as empresas precisam investir em tecnologias que possam gerenciar a jornada do cliente de ponta a ponta. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Não medimos esforços para atender bem nossos clientes. Entre e navegue à vontade!
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: