Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Quais os melhores nichos do mercado digital

19/10/2020 às 20:40 Marketing

Quais os melhores nichos do mercado digital

Se você é empreendedor e possui seu próprio negócio, e está querendo aperfeiçoar, aprender e dominar os recursos que a internet pode oferecer para impulsioná-lo ou está planejando se aventurar por este caminho e deseja entender como o mercado digital funciona antes de arriscar-se inteiramente, este texto é pra você.

Estar comprometido com um negócio próprio é desafiador, e exige muita dedicação, foco e força de vontade, para sobreviver e lucrar num espaço tão disputado e cheio de concorrência como a internet.

Por isso, ter conhecimento e certeza do que você está oferecendo, e às dinâmicas do mercado e saber encontrar o público certo para consumir seu produto ou serviço, vai fazer toda diferença, e proporcionar um relacionamento produtivo com seus clientes, onde você será capaz de identificar seus problemas e necessidade e contribuir com as melhores soluções.

Um fator determinante para garantir o seu sucesso nesta abordagem é encontrar o nicho certo no mercado online e explorar suas possibilidades. 

Tenha você um negócio com nicho definido ou não, é necessário estar consciente das mudanças e dinâmicas do mercado, preparado e seguro para descobrir novos nicho que se relacione com seu negócio ou que te ajude como criar um nicho de mercado que ainda não tenha sido explorado por pessoas que atuam no mesmo segmento que o seu.

Mas o que é esse negócio de nicho e o que ele realmente tem a ver com você?

O que é nicho

Suponhamos que você começou um negócio e o segmento ao qual você pertence é moda e beleza. Mas moda e beleza é muito amplo, e abrange áreas diferentes como roupas, design, estilismo, fotografia, cosméticos, maquiagem, etc.

Digamos que dentro deste segmento você optou por trabalhar com Bijuterias ou jóias. Imagine o cenário:

Inicialmente, você comprava e revendia peças prontas, depois passou a adquirir matérias primas, para confeccionar você mesma algumas bijuterias e à medida que você foi conhecendo e entendendo seu público, suas preferências, necessidades e desenvolvendo uma identidade pessoal e se especializando dentro da sua área, você enxergou, dentro deste segmento, um mercado muito pouco explorado: a confecção de biojóias - utilizando sementes, madeiras, conchas e búzios...

Produzir Biojoias é o seu nicho!

Portanto, um nicho de mercado é uma pequena parte de um segmento. É onde você encontra um setor inexplorado, com um pequeno grupo de consumidores que não foram atendidos pelo mercado e possuem desejos e necessidade a serem supridas.

A importância de definir seu nicho

Saber qual o seu nicho é uma das coisas mais importantes para garantir o sucesso de seu negócio. Desta forma você conseguirá atingir um grupo específico dentro de um segmento amplo, a comunicação com seu nicho será muito mais eficiente e certeira, garantindo suas vendas com mais facilidade. Observe:

1. Você consegue elaborar melhor seus planos de marketing

Com um nicho bem definido, seus planos serão melhor elaborados - qual tipo de conteúdo oferecer e qual a melhor abordagem, como montar uma identidade visual mais atrativa e convincente, qual mídia ou rede social é mais eficiente - o diálogo com seu público será, portanto, mais direto.

2. Diminui a concorrência

Quando você descobre qual seu nicho estará lidando com um grupo de pessoas carentes de determinados produtos e serviços em um mercado que não foi muito explorado. Isso garantirá mais vendas e fidelização de consumidores.

3. Uma autoridade no seu ramo

Se tornar um especialista ou autoridade no ramo é muito vantajoso, isso fará com que as pessoas considerem você uma referência. Isso se converte em mais trabalhos e parcerias.

4. Melhores preços

Obviamente se você está trabalhando num mercado pouco explorado, isso garante que você determine seus próprios preços. Você pode pensar: “Estou trabalhando com um público pequeno, isso é desvantagem”, mas acredite, você ainda pode obter lucro, mesmo com um público pequeno.

Como criar um nicho de mercado

Criar um nicho de mercado não acontece da noite para o dia. Você precisa se manter atualizado e disposto a aprender cada vez mais e descobrir coisas novas sobre o segmento ao qual pertence.

Autoconhecimento é uma ferramenta que pode contribuir quando se pretende criar ou descobrir um nicho de mercado. Não adianta você oferecer um produto que não gosta e não usaria, ou falar de um tema do qual não tem domínio. 

É necessário que você esteja comprometido com aquilo que propõe, acredite no que está oferecendo e seja capaz de convencer as pessoas sobre isso.

Trabalhar com algo que te atraia, fará com que as pessoas enxerguem verdade e sinceridade em seu negócio e, a medida que você for avançando, a experiência será um ponto chave para lhe conferir autoridade.

A segurança e a experiência que você adquire ao longo de sua trajetória será uma ferramenta indispensável para você ter uma visão mais apurada sobre o que funciona eo que não funciona, facilitando suas decisões e atuação.

Quais são os melhores nichos do mercado?

Responder esta questão provavelmente se tornou uma tarefa mais tranquila do que antes da leitura deste texto. Mas podemos dizer que, o melhor nicho de mercado é aquele que mais se adequa a sua proposta e ao seu público alvo, te traz possibilidade de crescimento, aprendizado e rendimentos satisfatórios.

É possível dizer, por exemplo, que o mercado de game é lucrativo e muito procurado, conquistando um público cada vez maior, onde muita coisa pode ser explorada, mas se você não se identifica, e não se sente à vontade para falar sobre ou desenvolver projetos a partir desse ramo, com certeza ele não será ideal e o mais rentável para você.

O mais importante é conseguir perceber o que seus serviços e produtos podem oferecer para as pessoas e o que elas podem esperar de você.

Selecionamos alguns nichos do mercado digital para que você conheça um pouco mais, caso ainda não tenha decidido sobre o seu. A internet será uma grande aliada durante suas pesquisas e estudos. Aproveite este espaço para fazer novas descobertas.

  • Saúde e bem-estar;

  • Animais de estimação;

  • Home office;

  • Finanças e investimentos;

  • Idiomas;

  • Veganismo;

  • Cosmetologia artesanal;

  • Games e tecnologia;

  • Faça você mesmo;

  • Culinária e gastronomia;

  • Educação à distância;

  • Relacionamentos;

  • Produtos para crespas e cacheadas;

  • Renda extra;

  • Maternidade e paternidade;

  • Brechós e moda sustentável.

Gostou de nosso post? Compartilhe: