Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Práticas do e-commerce: você sabe o que é fulfillment?

19/03/2020 às 11:06 Loja Virtual

Práticas do e-commerce: você sabe o que é fulfillment?

O mercado de e-commerce tem crescido cada vez mais nos últimos anos, o que significa não apenas uma mudança na maneira como o consumidor encara os produtos, mas também uma transformação no mercado de maneira geral.

Todas as grandes empresas já atuam dentro da internet há vários anos e quem não consegue acompanhar esse movimento, infelizmente acaba ficando para trás.

E para que você possa, de fato, estar antenado, é importante conhecer alguns conceitos. Você sabe o que é fulfillment? Se não sabe, esse é o assunto do texto de hoje. Para aprender mais sobre essa prática do e-commerce, leia até o fim!

Como funciona a logística em um e-commerce?

Antes de falarmos do assunto do texto propriamente dito, é importante darmos um panorama geral sobre como funciona a logística em um e-commerce.

Dessa maneira, fica muito mais fácil entendermos certos conceitos como o fulfillment, por exemplo.

A logística de um e-commerce funciona basicamente em 4 passos, que são:

  1. Notificação
  2. Coleta
  3. Roteirização
  4. Entrega

Vamos falar um pouco mais sobre como cada um deles pode ajudar.

Notificação

Esse é o momento em que a loja virtual recebe a notificação que um pedido foi confirmado, ou seja, de que uma venda foi realizada.

Essa venda é computada no sistema e, a partir disso, todos os dados do comprador como endereço, nome completo e documentos, são analisados para que o pedido possa chegar na data estipulada.

Você também pode gostar: Como atrair clientes para sua loja virtual

Coleta

A coleta é o momento em que os pedidos saem da empresa e começam o seu caminho até o cliente que o comprou.

É importante que a empresa tenha não só um estoque bem organizado, mas que também saiba colocar os produtos dentro das embalagens corretas para que ele não sofra nenhum tipo de dano durante o percurso.

Essa é a parte fundamental para que você possa reter e fidelizar clientes, portanto, dedique-se a sempre aperfeiçoar a coleta do seu e-commerce.

Roteirização

Essa é a fase em que todos os pedidos são classificados de acordo com a sua localização para que a empresa possa economizar o máximo possível no frete, com produtos em regiões mais próximas sendo enviados em uma mesma remessa.

Boa parte do lucro de uma loja virtual está no cálculo correto do frete, por isso, a roteirização é uma das partes mais importantes de todo o processo de logística de um e-commerce.

E uma vez que ela estiver finalizada, o principal trabalho já está terminado. Pelo menos o da sua parte.

Entrega

A última fase de todo esse processo é a entrega. Os pedidos dos clientes podem ser enviados tanto para transportadoras particulares quanto pelos correios e tudo isso pode também alterar o valor do frete.

Portanto, antes de despachar os pedidos, é interessante calcular isso também. Agora é só esperar o produto ser entregue a seu cliente e, se possível, pedir feedbacks sobre como foi a experiência com a sua loja.

Esses retornos são sempre importantes para que você possa melhorar certos pontos e para que você possa saber o que tem feito de melhor.

Você já conhece nosso serviço de Loja Vritual? O Serviço de Loja Virtual é apartir de R$39,00 mensal com 40 produtos (cada plano tem sua quantidade de produto limite)

Afinal, o que é fulfillment?

Agora que você já aprendeu melhor como funciona a logística em um e-commerce, podemos finalmente falar sobre o que é fulfillment e por que essa prática é tão importante para lojas virtuais.

Podemos resumir o conceito de fulfillment como sendo o que define todos os processos para que um cliente possa receber sua mercadoria em casa da melhor forma possível.

Em outras palavras, fulfillment significa um processo em que a loja toma medidas para entregar um pedido ao comprador.

É certo que ninguém quer ver seus negócios chegarem ao fundo do poço. Para evitar críticas negativas dos clientes (lembra-se da questão do feedback que falamos há pouco?) é prudente jogar junto com empresas respeitáveis ​​de atendimento de pedidos.

Como você pôde perceber ao mostrarmos todo o processo de logística de um e-commerce, a loja virtual precisa lidar com toda a atividade de processamento de pedidos, o que é bastante trabalhoso e precisa de vários recursos.

Uma plataforma de fulfillment tem que entrar em ação 

Em essência, uma empresa de fulfillment oferece serviços que giram em torno de preparar seus produtos para que sejam entregues rapidamente e de uma forma que você pode economizar.

Esse pode ser o caminho certo a seguir para quem possui uma loja virtual e quer melhorar o processo de entrega de seus produtos.

Para resumir, o fulfillment pode ser encarado como um serviço de terceirização de toda essa parte logística de um e-commerce.

Como todas as coisas no mundo dos negócios, trabalhar dessa maneira possui suas vantagens e suas desvantagens, mas ainda assim é algo que tem sido utilizado por muitas plataformas grandes de e-commerce, pois tem se mostrado cada vez mais vantajoso.

É claro que para dar certo ou não isso vai depender de vários fatores, inclusive o tamanho do seu negócio e as demandas que você possui. Porém, se você busca crescer com sua loja virtual, por que não experimentar?

Leia também: O que é preciso para montar uma loja virtual?

Conclusão

Conseguiu entender o que é fulfillment? Muitas pessoas acabam se confundindo de início sobre o que determinados conceitos significam ou como aplica-los, mas é tudo uma questão de prática para que você possa se acostumar com essas práticas do e-commerce.

Como dissemos no início do texto, quem não consegue acompanhar os movimentos que o mercado da internet faz, acaba ficando para trás.

E esses movimentos são cada vez mais rápidos. Por isso, é importante sempre ficar atento e aprender não apenas o que é fulfillment, mas tudo o que envolve essa área, para manter o seu negócio ativo e lucrando cada vez mais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: