Servidor lento? O que fazer?

Servidor lento? O que fazer?

01/08/2017 às 09:00Hospedagem de Sites

Ter um negócio online significa que você deve estar atento a todo momento em todos os aspectos para que ele tenha uma funcionalidade perfeita. Mas é claro que muitas vezes isso não é possível e problemas aparecem o tempo todo, a grande questão é como lidar com esses problemas. Alguns desses problemas vão aparecendo aos poucos e nos incomodando cada vez mais, o que sem dúvidas é o caso da lentidão nos servidores. Um servidor lento pode te render diversos problemas. O principal e mais preocupante é com certeza o reflexo que essa lentidão terá no resultado final do seu negócio online, seja ele um site, um blog ou uma loja virtual. Vivemos em tempos onde as pessoas já não tem mais paciência para ficar esperando páginas serem carregadas, isso significa que, quanto mais rápido for um site, mais chances ele tem de manter o público ativo.

Outro problema diz respeito ao seu relacionamento com seu site. A lentidão nos servidores pode causar problemas para postar arquivos ou guardar informações importantes, o que acaba prejudicando os acessos em seu negócio online. É claro que o problema de lentidão pode afetar o seu site de diversas maneiras, porém, também existem diversas soluções e truques que você pode aprender para que a lentidão não atrapalhe os resultados do seu negócio online. Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem não sabe o que fazer quando o servidor está lento.

Veja também nosso post: Diferença de VPS e servidor dedicado

Causas da lentidão

Antes de falarmos das possíveis soluções para os problemas de lentidão, precisamos falar sobre o que pode causar esse problema. O primeiro aspecto a se pensar é um número de acessos muito maior do que você costuma receber e do que seu servidor dedicado costuma suportar. Isso pode acontecer devido a uma campanha de marketing muito bem-sucedida ou a exposição de seu negócio online em algum veículo de comunicação.
A segunda coisa a se pensar é sobre os aplicativos que você tem instalado em seu servidor. Talvez você tenha instalado algum que acabou prejudicando o sistema e causando a lentidão. Investigar a fundo quais são as causas de um servidor lento para saber exatamente o que fazer é muito importante e o primeiro passo para a resolução dos seus problemas.

O problema é com a sua conexão?

Às vezes, um site carrega lentamente, não porque o servidor esteja lento, mas porque sua conexão de rede ao servidor está lenta ou intermitente em um dos pulsos da rede entre sua localização e o servidor. O problema pode até mesmo não ser com seu provedor de internet diretamente, já que, geralmente, existem entre 5 e 20 provedores diferentes de serviços de internet entre o seu computador local e o servidor.
Uma das maneiras mais eficientes de testar problemas com a rede é executar um “traceroute” do seu computador para o servidor. Esse comando irá mostrar tudo o que há na rede entre você e o servidor, além de também mostrar quanto tempo sua conexão demorou para passar por cada estágio.

Programação Otimizada

Como cada site possui uma plataforma e configuração exclusiva, a solução para esses problemas pode variar. Um site pode resolver o problema de lentidão com uma programação otimizada, mas outro talvez apenas precise de um servidor mais poderoso. As restrições de orçamento também podem entrar em jogo, pois otimizar o código de programação para ganhar de velocidade pode ser mais acessível do que atualizar os servidores. Se você entende de programação e acha que pode melhorar sozinho a velocidade do seu site, a grande dica aqui é eliminar todos os cálculos que não forem tão importantes para o funcionamento do seu negócio online, dessa forma você vai conseguir diminuir o número de processos do servidor e, consequentemente, aumentar a velocidade. Mas atenção, se você não entende de programação não se arrisque. Contrate alguém que possa fazer esse serviço por você.

Confira o peso de seus arquivos

Muitas vezes quando o servidor está lento e você não sabe o que fazer, é importante checar os arquivos que lá estão hospedados e verificar quanto espaço estão ocupando. Muitas vezes nos esquecemos que o peso de arquivos, mesmo os pequenos como imagens, acaba influenciando no desempenho final dos nossos negócios online.
Pode ser que alguns arquivos pesados, ou até mesmo muitos arquivos de tamanho pequeno, estejam deixando o seu servidor com problemas para processar tantas coisas. Uma das soluções mais óbvias para esse problema é a exclusão de alguns desses arquivos, mas nós sabemos que nem sempre isso é possível.  Por isso, outra coisa que você pode fazer é tentar diminuir o tamanho deles, os comprimindo quando possível, ou, por exemplo, diminuindo o peso das imagens que você tem e as repostando. É claro que isso não é um trabalho fácil e nem rápido, mas com certeza te ajudará com seu problema de lentidão do servidor.

Trocar de servidor

Algumas vezes essa é a única alternativa que te resta, principalmente se você perceber que o problema da lentidão é resultado do crescimento do seu site. Um site com muitas visitas vai necessitar de um servidor mais potente e que comporte toda a demanda. É importante perceber quando o seu site está crescendo e entende qual é a hora certa para mudar de servidor. É importante saber que, antes de tomar qualquer decisão, você deve ter certeza se essa medida é realmente necessária.
A lentidão do servidor é algo que pode te causar muita dor de cabeça, mas que, como você pôde ver, também é algo que tem diversas soluções possíveis. Lembre-se sempre de investigar a funda as causas da lentidão, o problema pode ser muito mais simples do que você imagina. Quando falamos de negócios online, é quase certo que certos problemas irão aparecer, mas a grande questão é o modo que nós iremos resolver cada um deles. Se o seu servidor está lento e você não sabe o que fazer, não precisa se desesperar. Utilize as dicas dadas aqui para resolver o seu problema e conseguir prosperar cada vez mais com o seu negócio online.

Gostou de nosso post? Compartilhe: