Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Porque minha loja virtual não vende?

03/08/2017 às 10:37 Loja Virtual

Porque minha loja virtual não vende?

Saiba porque você não está conseguindo um retorno financeiro satisfatório com seu negócio virtual e como fazer para aumentar as vendas de sua loja.

Se os negócios em sua loja online andam meio devagar, é natural vir algumas dúvidas em mente. Onde está o retorno financeiro do meu investimento? Porque o concorrente vende mais do que eu? Porque minha loja virtual não está vendendo? O que fazer para vender mais? Em grande parte dos casos, o erro está em algumas ações cometidas, mas que podem ser solucionadas de maneira bastante simples. A maioria das pessoas que tem empresa física ou virtual já passaram por isso em algum momento. Através desse artigo, você vai saber os reais motivos que sua loja virtual não está vendendo e como fazer para que suas vendam aumentem consideravelmente, aumentando o retorno financeiro de todo investimento.

Utilizar uma estratégia de vendas errada

Se você possui uma loja virtual recém inaugurada, a sua estratégia de vendas não pode ser a mesma do que das grandes lojas de comércio eletrônico que estão há vários anos no mercado, certo? Essas lojas fizeram um investimento financeiro muito maior do que o seu e tem anos de experiência em vendas de eletrônicos. Geralmente, seus sócios tem um alto poder aquisitivo e podem vender determinado produto com um bom preço e que pode ser parcelado em várias vezes, além de ter frete grátis para todo o Brasil. Já uma loja virtual que está começando agora, não se pode dar ao luxo de custear o frete e muito menos parcelar o valor do produto. Uma boa dica é mirar sua estratégia de vendas em uma loja virtual que esteja há mais tempo no mercado e que tenha um bom volume de vendas.

Aprenda sobre mariadb no nosso blog!

Não ter um nicho específico de atuação

Sem essa de querer vender tudo para todo mundo. A maioria dos microempreendedores cometem esse grave erro e não focam em um determinado nicho de mercado. É preferível ser referência de mercado na venda de um único produto do que vender vários produtos online sem nenhuma especialização. A regra é simples: para você que tem uma loja virtual é quase obrigatória a escolha de um nicho específico de mercado, se tornando especialista no segmento que está trabalhando. Isso faz com que o atendimento ao cliente seja mais eficaz na resolução de um determinado problema e seja até um grande diferencial perante os concorrentes.

Leia também nosso post sobre Passo a Passo para criar um blog

Não ter informações para contato no site da loja

Esse é um dos principais motivos que sua loja virtual não vende. Muitas vezes, o cliente acessa o site da loja, tem alguma determinada dúvida e quando precisa entrar em contato com o atendimento antes de fechar negócio, não encontra nenhuma forma de contato. Quando encontra um telefone, é um número de celular ou um e-mail que pode demorar dias para ser respondido. Tudo isso pode não dar muita credibilidade para o cliente, que vai optar por uma loja que tem um telefone fixo ou, pelo menos, um atendimento online via chat. Quanto mais informações para contato o site de sua loja tiver, melhor para seus negócios.

Não utilizar vídeos no site de sua loja virtual

Imagina um usuário que entra no site de sua loja querendo comprar um determinado produto e dá de cara com um vídeo auto explicativo do mesmo. Quais as chances dele fechar negócio? As maiores possíveis, pois, além de ter as dúvidas sanadas, vai passar uma enorme credibilidade da sua empresa para ele. Postar vídeos explicativos dos produtos, além de proporcionar uma maior interatividade com o cliente, pode ser um grande diferencial perante os seus concorrentes, sem mencionar que seu poder de convencimento será muito maior do que só postar as fotos dos produtos.

Não ter informações completas sobre os produtos

Mais um motivo porque sua loja virtual não vende. A primeira coisa que o cliente deseja saber sobre determinado produto são as informações completas e precisas sobre o mesmo, certo? Nem sempre isso acontece. Se quer alavancar suas vendas, coloque o máximo de informações possíveis de seus produtos. Quanto mais detalhadas forem as informações, maiores as chances do cliente bater o martelo com sua loja. Se ponha sempre no lugar do cliente e veja como é chato acessar uma página de uma loja virtual e não conseguir sanar alguma dúvida ou procurar alguma informação mais específica e não encontrar.

Não usar uma boa plataforma de e-commerce

Quanto mais interativa e de fácil navegação for sua plataforma de e-commerce, melhor para seus negócios. Lembre-se que o cliente quer agilidade na hora da compra e quanto mais fácil for o processo, mais tempo o cliente ganha e maiores são as chances dele comprar novamente. Não existe nada mais chato do que acessar uma site de uma loja e se deparar com aquele layout que deixa você perdido, sem saber onde clicar para comprar algo. Quando finalmente encontra o que deseja, tem que fazer um imenso cadastro. Isso irrita qualquer pessoa, concorda? No processo de compra, menos cliques significa mais vendas. Saiba mais sobre Estratégias para vender mais com a Loja

Não ter uma grade completa dos produtos oferecidos

Outro erro recorrente de quem possui uma loja virtual. Você deve sempre focar em ter uma quantidade suficiente de um determinado produto para atender a sua demanda ao invés de ter um mix de vários produtos. Caso você tenha um alto número de pedidos, você dará conta do recado. Não existe coisa mais irritante do que clicar em um determinado produto e ler a mensagem que o mesmo está em falta. Nesse caso, quantidade é mais importante que variedade.

Ainda tem dúvidas sobre os motivos que sua loja virtual não vende? Sem problemas. Você pode ficar por dentro de outras dicas bacanas em Conheça os principais mitos sobre o Google Adwords Queremos saber se você está satisfeito com as vendas de seu negócio online e se o retorno financeiro está satisfatório. Toda troca de experiências sempre é muito válida, principalmente quando se trata de um assunto tão importante, em que a concorrência está cada vez mais acirrada, pois vivemos em mundo capitalista em que o lucro lidera absoluto.

Gostou de nosso post? Compartilhe: