Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Porque investir em um cloud server?

21/09/2020 às 08:46 Hospedagem de Sites

Porque investir em um cloud server?

Os serviços em nuvem surgiram nas últimas décadas e tiveram uma rápida adesão e crescimento. Se incialmente este modelo de serviços se baseava em salvar arquivos como fotos e vídeos, não demorou para que evoluções naturais acontecessem no decorrer no tempo, chegando até mesmo à possibilidade de possuir um servidor completo funcionando em nuvem.

Com a tecnologia do servidor em nuvem, ou cloud server, é possível não apenas hospedar um site em servidor deste modelo, como também digitalizar toda a infraestrutura do seu site sem depender de um servidor físico.

Obviamente, tudo que está na nuvem também existe em servidores físicos. Mas a grande jogada de um cloud server é a possibilidade de descentralizar o uso de um servidor e distribuí-lo entre vários.

Complicado? Vamos simplificar ao máximo aqui no inicio então: um cloud server distribui as funções de processamento e armazenagem de dados em diversos servidores físicos. Estes, são os que forma a nuvem.

Quer entender melhor como isso funciona e quais as vantagens de se investir em um clou gerenciado? Então, continue a leitura! Mas antes, já aproveita e compartilha esse artigo nas suas redes sociais!

O que é um cloud server

Embora seja uma tecnologia recente, o cloud server já se popularizou entre muitas empresas que buscam uma forma de possuir um servidor poderoso e com um investimento relativamente baixo.

Ao invés da construção de toda estrutura que um servidor demanda, com máquinas potentes operando vinte e quatro horas por dia, ao investir em um cloud gerenciado você pode obter o mesmo rendimento distribuindo todas as funcionalidades do servidor em diversas máquinas.

Essa é a principal característica de um cloud server: todos os seus serviços são descentralizados. Basta a contratação com uma empresa de confiança, e ela irá cuidar do gerenciamento do cloud server, distribuindo as funções entre seus servidores.

Além do alivio gerado ao distribuir o trabalho desta maneira, podemos citar também a possibilidade de criar máquinas extremamente poderosas.

Tais máquinas, teriam um custo imenso se fossem preparadas fisicamente, mas ao distribuir o processamento entre vários servidores é possível alcançar um nível que muitas vezes ultrapassa p que é possível nos servidores dedicados mais poderosos do mercado.

Pelo serviço funcionar de forma descentralizada, também é interessante citar a segurança na informação. No caso de um dos diversos servidores físicos operarem com algum tipo de inconsistência, seus processos são devidamente redirecionados para outro servidor sem prejudicar o desempenho das funções.

Aprenda sobre mariadb no nosso blog!

Funcionamento de um cloud server

Os diversos servidores dentro dos quais o cloud server irá operar podem ficar localizados em diversas partes do país ou mesmo do mundo. E cada um desses servidores pode realizar as funções de vários clouds, sem que um interfira no outro.

Com um cloud gerenciado, você poderá realizar todas as funções que um servidor permite como: hospedar um site, sistemas empresariais, etc. Embora trabalhe utilizando vários servidores físicos, todos os seus processos são concentrados em um único local da nuvem. O seu cloud server.

Entende-se dessa forma que o cloud server é absolutamente virtual. Como tal, é extremante escalável, uma vez que todo aumento ou diminuição no processamento pode ser feito de forma rápida e prática. Por exemplo, para aumentar o processamento de um servidor físico, é preciso todo o processo de trocar as peças de forma manual.

Enquanto em um cloud gerenciado você apenas precisa solicitar a sua empresa contratada as alterações necessárias e ela irá facilmente realocar os processos, de modo que seu cloud server utilize mais ou menos poder dos servidores físicos.

Ou seja, nada do seu servidor ficar inoperante durante o upgrade!

Vantagens de investir em um cloud server

Uma vez que entendemos o funcionamento do cloud server, é quase intuitivo vermos algumas de suas vantagens. Inclusive, apenas para explicar o que é um cloud server muitas delas acabam sendo citadas, como foi visto acima.

A simplificação no gerenciamento do T.I é uma das primeiras vantagens notadas quando falamos de contratar um cloud gerenciado. Afinal, com toda a estrutura organizada de forma virtual, o suporte pode ter uma visão em tempo real do desempenho do cloud gerenciado e aplicar as alterações necessárias imediatamente.

Mais espaço para suas informações

Acompanhamos ao longo de décadas uma revolução na forma de armazenar informações. No início haviam planilhas, documentos e armários abarrotados de papéis dos mais diversos.

Posteriormente, tudo isso passou a ser transferido para HDs de forma digital e em pouco tempo vimos isso ser armazenado na nuvem para poder ser acessado de qualquer lugar por meio de vários dispositivos.

Mas, além da mobilidade a nuvem trás consigo outra vantagem que não existe com os servidores dedicados: a possibilidade de aumento flexível no armazenamento. Não é preciso todo o trabalho de troca de HDs que um servidor necessita. Apenas é realocado mais espaço para seu cloud server, um processo que dura alguns minutos (ou menos).

Produtividade impulsionada

O aumento da produtividade com o cloud server é totalmente natural e está ligado diretamente ao que foi citado no início do tópico anterior, a possibilidade de acessar a nuvem a partir de qualquer dispositivo com internet.

Empresas que investem em um cloud server, tem a possibilidade de acessar seu sistema profissional de qualquer lugar. Isso é excelente em negociações por exemplo, permitindo uma resposta mais ágil.

Podemos citar ainda a facilidade em adotar o regime de home office, que se tornou quase obrigatório durante a pandemia.

Para quem é indicado o cloud server

No entanto, devemos ser sinceros aqui. O cloud server não é uma opção democrática. Isto é, não é recomendado a todos e sim aqueles que já possuem um negócio que exija maior processamento e flexibilidade.

Em outras palavras, se você está iniciando o seu site, investir em uma hospedagem de sites tradicional pode ser mais adequado.

Entretanto, se você já possui um site em funcionamento com acessos regulares e precisa de flexibilidade para expandi-lo, recomendamos fortemente investir em um cloud gerenciado.

O cloud gerenciado, oferece ainda uma vantagem em relação ao cloud server tradicional, que é o fato de que todo o gerenciamento será feito por uma equipe especializada.

Gostou? O cloud gerenciado é para você? Então dê uma olhada nas opções de cloud gerenciado da ISBrasil! E acompanhe o blog diariamente para ver mais sobre desenvolvimento web, marketing digital e tecnologia!

Gostou de nosso post? Compartilhe: