Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que devemos fazer um curso de informática nos dias atuais?

17/08/2020 às 17:44 Novidades

Por que devemos fazer um curso de informática nos dias atuais?

Muitas vezes acreditamos que estamos antenados com as redes sociais e não vemos necessidade em realizar um curso de informática.

Mas esse é um engano que não deve ser cometido, porque a informatização vai muito além daquilo que vemos no dia a dia dentro das redes sociais e sites da internet.

Um exemplo disso é que a tecnologia está presente em quase todos os lugares que frequentamos. Desde as lotéricas até os caixas eletrônicos das redes bancárias. Portanto, podemos dizer que a informática é a área que mais cresce e precisa frequentemente de atualizações e melhorias em todos os setores que está disponível.

Por isso também é uma área que possui bastante vagas no mercado de trabalho. Em busca dos melhores profissionais para suas empresas, é comum que os empregadores busquem os candidatos que realizam cursos para se atualizar.

Sendo assim um curso de informática é fundamental para quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho bem como para aqueles que procuram se atualizar.

Principais razões para fazer um curso de informática

Conforme já mencionamos existem diversas razões para que se faça um curso de informática. Abaixo vamos listar a seguir as principais delas:

● Empresas procuram por especialistas no assunto

Em diversos processos seletivos atualmente é preciso que os candidatos realizem testes de informática. Por vezes o teste será online e talvez você precise comprovar os conhecimentos na entrevista presencial.

Outra opção é que os entrevistadores peçam certificados para que você mostre que realmente realizou um curso. Ou até mesmo que você tem o nível de conhecimento conforme escrito em seu currículo.

● Atuação em diversas áreas

A informatização está presente na maioria das áreas de atuação, e possuindo um curso você poderá atuar dentro de sua própria especialidade.

Mesmo porque desde o envio de um e-mail a uma chamada pelo celular envolvem a informática. E se você ainda busca por cursos mais especializados que envolvam a tecnologia e desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, sua valorização será ainda maior.

● Salários atrativos

Um profissional com cursos na área de informática tem um salário bastante atrativo se compararmos com outras áreas ou com aqueles que não possuem um curso.

Considerando essa realidade, as vagas da área de tecnologia acabam sendo mais concorridas. E quem estiver melhor preparado vai de destacar na busca de uma oportunidade profissional.

● Promoção

Qualquer profissional em início, meio ou até mesmo fim de carreira busca por melhores oportunidades. E é isso que as empresas querem: colaboradores interessados e que buscam crescer.

Nesse sentido, a realização de cursos na área de informática fazem com que você se mantenha sempre atualizado sobre o mercado. E consequentemente, mais reconhecido com uma promoção, por exemplo.

● Atualização

Agora vamos supor que você já atue na área de informática, então mais do que ninguém sabe que a todo momento novas atualizações são feitas nos sistemas.

É essa a importância de você estar sempre atualizado, aprendendo novos conteúdos. E assim que algo novo for lançado, como um programa ou maquinário específico, você será capaz de entender e utilizar no seu dia a dia.

O que vou aprender em um curso de informática?

Agora que você já sabe a importância de realizar um curso de informática é importante também que você faça um bom curso que o ensine exatamente aquilo que precisa.

Na internet existem diversas possibilidades desde cursos básicos até os mais especializados. Dessa forma, tudo vai depender do quanto você quer aprender.

Mas de um modo geral um bom curso deve trazer ao estudante a possibilidade de aprender e sair apto para atuar na área, sendo que entre os principais conteúdos deve conter:

  • Funções de um computador;
  • Principais e como usar os dispositivos de conexão como o USB, Firewire e HDMI;
  • Configuração impressoras e redes de internet;
  • Realização de backup;
  • Resolução de problemas gerais com o computador;
  • Manutenção do computador;
  • Instalação de programas;
  • Codificação.

Esses são apenas alguns dos principais aprendizados que você terá ao fazer um bom curso de informática que pode ser básico ou ainda a nível técnico e superior.

Tenho outra profissão, por que devo fazer um curso?

Mesmo que você não trabalhe hoje na área de informática, e nem tenha esse objetivo profissional, um curso de informática é importante.

Além disso, profissionais dos mais diversos cargos devem estar sempre atualizados. Afinal, não é porque você está em uma boa colocação que pode ignorar estas necessidades do mundo globalizado e conectado.

Um exemplo pode ser observado na área da educação. De um modo geral, vemos cada vez mais o estudante fazendo uso da tecnologia nas escolas e para estudar em casa. Por isso desde um educador até um engenheiro fazem uso da informática em seu trabalho e podem se atualizar realizando um curso profissional.

Podemos dizer inclusive que a tecnologia faz parte com bastante frequência das donas de casa, pois aparelhos que usamos com frequência como a televisão e a máquina de lavar fazem uso de tecnologia.

E colocando tudo isso em um exemplo prático, é possível observar os celulares. Hoje um pequeno aparelho de celular pode auxiliar a resolver praticamente tudo através da internet e da tecnologia.

Nele podemos:

  • Pagar nossas contas;
  • Consultar o saldo da conta bancária;
  • Ver o melhor itinerário de uma viagem;
  • Chamar um táxi ou Uber;
  • Ou ainda usar o GPS para chegar em qualquer lugar.

Leia também sobre mariadb!

Conclusão

Com tudo que falamos até aqui fica claro que a realização de um curso de informática é essencial para qualquer pessoa que queira se atualizar.

E é possível comprovar isso ao pensar na sua rotina pessoal e profissional. Todos os dias estamos constantemente em contato com a tecnologia, e a falta conhecimento em informática pode ser muito prejudicial.

No âmbito da vida profissional mais especificamente, fica claro que apenas quem tem conhecimento e habilidades com a tecnologia que consegue se destacar.

Dessa forma, é possível concluir que com a atualização constante da tecnologia, é fundamental que façamos cursos para ficarmos antenados no que ela traz de melhor. Tanto para ter uma vida mais fácil e ágil, quanto para conseguir crescer na sua carreira profissional.

Gostou de nosso post? Compartilhe: